quarta-feira, 30 de setembro de 2009

Escravidao Africana


(imagem :Recanto da Lidia)

Teria a execução do acintoso bill resolvido o difícil problema, ou, pelo menos, atenuado os efeitos do tráfico?
Segundo dados seguros, fornecidos pela estatística, impõe-se a responsabilidade negativa.
O bill naufragou de encontro á pertinácia interesseira dos traficantes, que se arriscavam a todos os perigos para auferir os grandíssimos lucros que lhe advinham do seu repulsivo comércio.
Demais, não é despropósito conceber tal ou qual espírito de resistência patriótica e de aventura guerreira, manifestado por portugueses e por brasileiros, que viam as respectivas nacionalidades sob o domínio da força, limitadas em sua soberania. Não seria a primeira vez em que o interesse mercantil se casasse com um estímulo
patriótico.
Indubitável é que, não obstante a execução vigorosa e, por vezes, exagerada, do Bill-Aberdeen,o tráfico recrudesceu...
Em cada um dos anos anteriores á decretação do famoso bill, a importação fora de 20.000 a 30.000 negros africanos. Pois bem, no ano de 1846 subiu a 50.000, no seguinte a 56.000 , e em 1848, a 60.000. Em 1849 baixou, apenas um pouco; entraram, todavia, 54.000 escravos por contrabando, zombando do cruzeiro inglês e de todo o aparelho repressivo que o bill instituíra.
Era, pois ,imprescindível, a bem da nossa dignidade nacional, cuidarmos de resolver o problema por nós mesmos. Foi a esta grande obra que se dedicou o Gabinete presidido pelo senador José da Costa Carvalho,sendo o ministro da justiça, Euzébio de Queiroz, o verdadeiro orientador do movimento.
Mostra-nos um coetâneo de quanta habilidade deu provas este notável estadista. Ele mesmo, em discurso proferido dois anos depois da lei, e já aqui citado, apresenta os fatores da momentosa reforma. Segundo Eusébio de Queiroz, a excessiva importação de africanos, nos anos que se seguiram ao vexatório Bill-Aberdeen,
começou a causar apreensões aos homens mais esclarecidos da nossa política , que notavam, dia a dia, mais acentuado o desenquilíbrio entre as duas classes - a livre e a escrava - empregadas na lavoura , e previam sérios perigos para a ordem pública.
Por outra parte os fazendeiros, que havim realizados grandes compras de escravos e para este fim hipotecado suas propriedades e assumido outras obrigações , viam-se frequentemente desiludidos com a perda de muitos africanos , que, logo nos primeiros tempos da introdução nas fazendas , morriam, em razão dos maus tratos da viagem, das diferenças de clima e alimentação , dos novos hábitos do trabalho. Daí resultava "a nossa propriedade territorial ir passando das maõs dos aglicultores para as dos especuladores e traficantes", portadores dos títulos de dívida,representativos de compras inconsiderados de escravos.
Tinha, portanto, em cinco anos , esmorecido a resistência oposta á abolição do tráfico, criando-se uma atmosfera mais favorável ás idéias civilizadoras: - o interresse ainda uma vez vinha ao encontro do humanitarismo; o egoismo fazia causa comum com o altruísmo.

Do livro: A escravidão Africana no Brasil

(pág.50)

terça-feira, 29 de setembro de 2009

Torcida para sediar a sede das Olimpiadas







O Rio de Janeiro , continua firme com a intenção de sediar as Olimpíadas de 2016. O lado positivo é a bela topografia da cidade maravilhosa. (cantada em prosa e verso).
Também pesa em nosso favor , a simpatia e a descontração do povo carioca.
Em julho, passei uns dias na casa da minha irmã (já é quase carioca) ,e trouxe as belas imagens!!!

segunda-feira, 28 de setembro de 2009

Curiosidade do dia



Você sabia?

O ofício de perseguir fantasmas vem de longa data. Teve início com os Gregos, no séc.VIII a.C. os chamados condutores de almas, ou psicopombos, espantavam os fantasmas que invadiam o comércio e os conduziam ao descanso eterno.
Sempre acompanhados de um bastão com duas serpentes, chamado 'caduceu' e que simbolizava o deus Hermes ( o mensageiro), eles guiavam as almas.
Joseph Glanvil,nos tempos modernos ,foi um doa primeiros homens a encarar a prática como profissão, que em 1600, investigou casos envolvendo fantasmas nas Ilhas Britânicas.

(Folha Universal -n° 908 pg- 23

domingo, 27 de setembro de 2009

O mito de Pandora



(Imagem do Jardim de Paraiba do Sul, acervo Recanto da Lidia)

Pandora foi a divindade criada pelos deuses do Olimpo ,sob a ordens de Zeus .
A divindade foi criada com o intuíto de se vingar de Prometeu. Os deuses gregos conceberam este plano contra a humanidade por esta ter recebido deste deus o segredo do fogo, o que dava a ela a possibilidade de dominar o mundo e seus habitantes.
Zeus tramou a sua vingança mandando que Hefestos moldasse uma estátua de uma linda donzela.
Chamou-a de "Pandora - a que possui todos os dons", e ordenou a cada um dos deuses do Olimpo desse-lhe um dom...
Vários outros encantos foram colocados na criatura, a deusa Afrodite deu-lhe a beleza,o
deus Hermes o dom da fala,
o deus Apolo, a música.
Em seguida Zeus - que era o maior deus , pediu ainda que cada imortal escolhesse um malefício para a humanidade e os depositasse em uma caixa, que a donzela levava às mãos, a "caixa de Pandora".
Então ... Pandora desceu à terra, conduzida pelo deus Hermes, e aproximou-se de Epimeteu, o irmão de Prometeu, e diante dele abriu a tampa do presente de Zeus.
Foi então que a humanidade, que até aquele momento havia habitado um mundo sem doenças ou sofrimentos, se viu assaltada por inúmeros malefícios. A dor, a fome, a peste, a miséria...
Pandora - tomada de horror fechou a caixa rapidamente, antes que o único benefício que havia na caixa escapasse: 'Esperança'.
Assim "Pandora" o novo mito , tornou-se a doadora de talentos divinos e de todos os males da humanidade.

sábado, 26 de setembro de 2009

Pentecostes a vinda do Espirito Santo


(acervo :Recanto da Lidia)

Chegando o dia de Pentecostes, estavam todos reunidos no mesmo lugar. De repente, veio do céu um ruído, como se soprasse um vento impetuoso, e encheu toda a casa onde estavam sentados . Apareceu-lhes então uma espécie de línguas de fogo, que se repartiram e repousaram sobre cada um deles. Ficaram todos cheios do Espírito Santo e começaram a falar em outras línguas, conforme o Espírito Santo lhes concedia que falassem.
Achavam-se então em Jerusalém judeus piedosos de todas as nações que há debaixo do céu. Ouvindo aquele ruído, reuniu-se muita gente e maravilhava-se de que cada um os ouvia falar na sua própria língua. Profundamente impressionados ,manifestavam a sua admiração: "Não são , porventura , galileus todos esses que falam? Como então todos nós os ouvimos falar, cada um em sua própria língua materna? Pardos, Medos, Elamitas; os que habitam a Mesopotâmia, a Judéia, a Capadócia, a Ásia, a Frígia, a Panfília, o Egito e as províncias da Libia, próximas a Cirene; peregrinos romanos, judeus ou prosélitos, cretenses e árabes; ouvimo-los publicar em nossas línguas as maravilhas de Deus. Estavam ,pois, todos atônitos e, sem saber o que pensar, perguntavam uns aos outros:

"Que significam estas coisas?" Outros , porém, escarnecendo, diziam: "Estão todos embriagados de vinho ."

Pedro então , pondo-se de pé em companhia dos Onze apóstolos lhes disse: homens da Judéia e vós todos que habitais em Jerusalém: seja-vos isto conhecido e prestai atenção ás minhas palavras. Estes homens não estão embriagados, como vós pensais , visto não ser ainda a hora terceira do dia. Mas cumpre-se o que foi dito pelo profeta Joel:
Acontecerá nos últimos dias , é Deus quem fala derramarei do meu espírito sobre todo ser vivo : profetizarão os vossos filhos e vossas filhas .
Os vossos jovens terão visão, e os vossos anciãos sonharão . Sobre os meus servos e sobre as mminhas servas derramerei naqueles dias do meu Espírito e prefetizarão. Farei aparecer prodígios em cima, no céu, e milagres embaixo, na terra: sangue, fogo e vapor de fumaça. O sol se converterá em trevas e a lua em sangue, antes que venha o grande e glorioso dia do Senhor. E, então , todo o que invocar o nome do Senhor será salvo.

Aos mestres



Poema do poeta Paulo Celso, a quem peço licença para postar.

*Menção Honrosa no I Concurso Nacional de Poesias do Instituto da Poesia Internacinal de Porto Alegre - 1989/Rio Grande do Sul

*Destaque Especial no XI Concurso Nacional de Poesias - 1990/Brasília

*Co-autor do Livro Valores Literários do Brasil , vol.IV - 1987/Brasília

* Co-autor da VI Antologia de Poetas e Escritores do Brasil,
Vol.XIII - 1991/Brasilia

Aos Mestres

Admiro-vos sobremaneira
Queridos professores,
Sois um poço donde brota
A mais pura água cristalina,
Com amor, dedicação,
Perseverança...
Deixais que seus alunos
Dela possam provar.

Nas muitas salas de aula
Tivestes tristezas e desilusões
Quizestes até desanimar,
Porém as alegrias,
As vitórias alcançadas,
Os momentos emociantes e marcantes
Falaram mais alto,
Sentistes que valia a pena continuar.

A vós, á vossa função
Quedam-se todos os tronos,
Calem-se todas as melodias,
Cessem-se todas as atividades,
E todos, num misto
De estupefação e fascínio
Hão de respeitosamente
Vos contemplar.

sexta-feira, 25 de setembro de 2009

25 de setembro

Já dizia Maquiavel:

A natureza fez os homens de tal modo que eles desejam todas as coisas, mas não as podem conseguir, de sorte que sendo sempre a ambição maior do que a capacidade de aquisição, os resultados normais são a insatisfação do homem com o que tem e o seu descontentamento consigo mesmo.







Thomas Carlyle

Todas as ações do homem revelam sua natureza. Podemos conhecer como lutaria um homem, pelo seu modo de cantar; suas decisões ou sua falta de energia estão refletidas na palavra que pronuncia, na opinião que manifesta, não menos claramente do que nos golpes que desfere.





Ibridem

Ninguém desanime, pois, já que o barco não lhe foi generoso, ninguém se creia malfadado. Em tudo isso não há surprêsa, que se não possa esperar da tenacidade e santidade do trabalho.

quarta-feira, 23 de setembro de 2009

Expressao

Sempre gostei de pensamentos,é um meio de se expressar com poucas palavras. Hoje, continuo dividindo com os amigos.
(A bela,da foto é a minha filha Cristiane)

.Há dois caminhos na vida: um é limitado e outro imenso; um morre onde outro começa; o primeiro é o da paciência e o outro o da ambição.
(Musset)

.Não cometas nenhum ato vergonhoso nem na presença de outros nem em segredo. A tua primeira lei deve ser o respeito a ti mesmo.
(Pitágotas)

. A afronta vem de quem a pode fazer e a sustenta; o agravo pode vir de qualquer parte sem que nos afronte.
(Cervantes)

.Todos nós nos inclinamos ou para o ódio ou para o amor. Não há outra escolha. Só o diabo pode ser neutro.
(Bretano)

.Devemos falar como nos testamentos: quanto menos palavra, menos questões.
(Baltazar Gracian)

.Quando a paixão entra pela porta principal, a sensatez foge pela porta dos fundos.
(Fuller)


terça-feira, 22 de setembro de 2009

segunda-feira, 21 de setembro de 2009

Tributo ao sorriso

recantodalidia

Sérgio Hinds/Jorge Amidem


Já rocei
A orla da luz
Então me transformei
A força vital
Meu desejo eu alcanço
Atrás da existência
Contemplei e bradei
De dentro,então
Glória ao sorriso
Vitória ao semblante
Que no instante sentia

domingo, 20 de setembro de 2009

Trabalho de educacao da Gabi



Trabalho de Gabrielle Fontainha


ASSUNTO:

“Este livro se divide em duas partes. A primeira, mais longa trata da pesquisa na escola em geral, e quer dar algumas sugestões pra transformar a atividade de pesquisa numa verdadeira fonte de aquisição do conhecimento. A segunda é uma tentativa de introduzir a atividade de pesquisa também naquela disciplina que, ao lado da matemática, é considerada a mais importante: língua portuguesa”.

NOTA BIBLIOGRÁFICA: BAGNO, Marcos. Pesquisa na escola – o que é , como se faz. Edições Loyola, p.7. 1998.

ASSUNTO:

“(...) As habilidades de raciocínio, de observação, de formulação e testagem de hipóteses – em uma palavra, de independência de pensamento – são um pré-requisito à formação de indivíduos capazes de aprender por si mesmos, criticar o que aprendem e criar conhecimento novo”.
“Se há algo que nossos alunos em geral não desenvolvem durante a sua vida escolar é exatamente a independência de pensamento”.
“O estudante brasileiro (e, muitas vezes, também o professor) é tipicamente dependente, submisso à autoridade acadêmica, convencido de que a verdade se encontra, pronta e acabada, nos livros e na cabeça das sumidades. Daí, a perniciosa idéia de que a educação é antes de tudo transmissão de conhecimento – quando deveria ser em primeiro lugar procura de conhecimento e desenvolvimento de habilidades”.

NOTA BIBLIOGRÁFICA: PERINI, Mário. Gramática descritiva do Português. São Paulo, Ática, p. 31.1996.

ASSUNTO: Cansei de me indignar!

“Sim, cansei-me de ver Júlia, minha filha mais velha, ficar em pânico ao chegar em casa dizendo que tem um “trabalho de pesquisa” para fazer. Geralmente, é um trabalho em grupo, e quando ela e os colegas se reúnem para fazê-lo, fico indignado com a atitude de um professor que não sente a menor piedade dos alunos e os submete a um estresse emocional injusto e desnecessário”.
“Quando pergunto à Júlia e aos colegas qual foi realmente o “comando” da professora, eles me mostram o caderno onde está anotado, laconicamente: “Trabalho de Pesquisa. Tema: X. Entregar até dia X”. E nada mais. É ou não é para a gente se indignar”?
“Quem põe seu filho na escola espera que ela cumpra com seu papel mais importante que – ao contrário do que muita gente pensa, professores inclusive - não é apenas “transmitir conteúdos”, mas sim ensinar a aprender”.
“Ensinar a aprender é criar possibilidades para que uma criança chegue sozinha às fontes de conhecimento que estão à sua disposição na sociedade. A vida de hoje é caracterizada por um verdadeiro bombardeio de informações”.
“Tudo isso cria um verdadeiro labirinto onde é muito fácil alguém se perder, a menos que tenha um bom fio de Ariadne para se orientar. E esta é mesmo a palavra-chave: orientação. Se o professor abrir mão de seu papel fundamental de orientador da aprendizagem de seus alunos estará responsabilizando pelo que vier a acontecer com eles ao tentarem atravessar esse labirinto, que na verdade é um grande campo minado”.

NOTA BIBLIOGRÁFICA: BAGNO, Marcos. Pesquisa na escola – o que é , como se faz. Edições Loyola, p.14. 1998.


“Ensinar a aprender, então, é não apenas mostrar os caminhos, mas também orientar o aluno para que desenvolva um olhar crítico que lhe permita desviar-se das “bombas” e reconhecer, em meio ao labirinto, as trilhas que conduzem às verdadeiras fontes de informação e conhecimento”.
“Infelizmente, a grande maioria de nossos professores de 1° grau não estão muito preparados para assumir essa tarefa de orientadores”.
“Nem mesmo os cursos superiores garantem uma boa visão desses problemas”.
NOTA BIBLIOGRÁFICA: BAGNO, Marcos. Pesquisa na escola – o que é , como se faz. Edições Loyola, p.15. 1998.

ASSUNTO:
“Afinal, existem muitas coisas que quando não são aprendidas bem cedo, deixam sempre “buracos” na formação de um indivíduo”.
“Quem não aprendeu a pesquisar decentemente no 1° ou no 2° grau vai penar muito quando chegar à universidade ou à vida profissional e se vir obrigado a empreender uma pesquisa! Quod in inventure non discitur, in matura aetate nescitur – “o que não se aprende na juventude na idade madura se ignora”, já dizia o sábio latino Cassiodor, no século V.
“(...) a pesquisa é uma atividade que, embora não pareça, está presente em diversos momentos do quotidiano, além de ser requisisto fundamental num sem-número de profissões”.
NOTA BIBLIOGRÁFICA: BAGNO, Marcos. Pesquisa na escola – o que é , como se faz. Edições Loyola, p.16. 1998.

ASSUNTO: A palavra pesquisa

“Pesquisa é uma palavra que nos veio do espanhol. Este por sua vez herdou-a do latim. Havia em latim o verbo perquiro, que significava “procurar, buscar com cuidado; procurar por toda parte; informar-se; inquirir; perguntar; indagar bem; aprofundar na busca”.
“Perceba que os significados desse verbo em latim insistem na idéia de uma busca feita com cuidado e profundidade. Nada a ver, portanto, com trabalhos superficiais, feitos só para “dar nota”.
NOTA BIBLIOGRÁFICA: BAGNO, Marcos. Pesquisa na escola – o que é , como se faz. Edições Loyola, p.17. 1998.


ASSUNTO: Pesquisa no dia-a-dia

“A pesquisa, como já andei insinuando, faz parte do nosso quotidiano”.
“É mesmo difícil imaginar qualquer ação humana que não seja precedida por algum tipo de investigação”.
NOTA BIBLIOGRÁFICA: BAGNO, Marcos. Pesquisa na escola – o que é , como se faz. Edições Loyola, p.17/18. 1998.

ASSUNTO: A pesquisa a sério
“A pesquisa que nos interessa é a pesquisa científica, isto é: a investigação feira com o objetivo expresso de obter conhecimento específico e estruturado sobre um assunto preciso”.
“A pesquisa é, simplesmente, o fundamento de toda e qualquer ciência digna desse nome”.
NOTA BIBLIOGRÁFICA: BAGNO, Marcos. Pesquisa na escola – o que é , como se faz. Edições Loyola, p.18. 1998.

ASSUNTO: A importância da pesquisa

“Sem pesquisa não há ciência, muito menos tecnologia. Todas as grandes empresas do mundo de hoje possuem departamentos chamados “Pesquisa e Desenvolvimento” (P & D).
“Os departamentos de P & D estão sempre tentando dar um passo à frente para a obtenção de novos produtos que respondam melhor às exigências cada vez maiores dos consumidores ou, simplesmente, que permitam vencer a concorrência das outras empresas”.
“Uma porcentagem significativa dos lucros dessas empresas é destinada à P & D”.
“Se não houvesse pesquisa, todas as grandes invenções e descobertas científicas não teriam acontecido. A velha história da maçã caindo na cabeça de Newton e fazendo-o “descobrir” a lei da gravidade não passa de conversa para boi dormir. Se a queda da maçã fez Newton pensar na gravidade, é porque ele já vinha ruminando, refletindo, pesquisando acerca do fenômeno”.
“Nas universidades, também, a pesquisa é muito importante”. “(...) a universidade não pode ser apenas um “depósito” do conhecimento acumulado ao longo dos séculos. Ela tem de ser também uma “fábrica” de conhecimento novo. E esse conhecimento novo só se consegue... pesquisando”.
“A importância da pesquisa é reconhecida também pelos órgãos governamentais. No Brasil, por exemplo, em nível nacional, existem entidades como a CAPES e o CNPq que financiam projetos de pesquisa. Em São Paulo temos a FAPESP (Fundação de Amparo à Pesquisa no Estado de São Paulo). (...) Existem também fundações privadas que apóiam pesquisadores, dando-lhes condições de levar adiante seus projetos”.
“Em resumo, podemos dizer que a pesquisa está presente: no dia-a-dia, nas ações mais corriqueiras; no desenvolvimento da ciência; no avanço tecnológico; no progresso intelectual de um indivíduo”.
“Como é fácil perceber, a pesquisa é, mesmo, uma coisa muito séria. Não podemos tratá-la com indiferença, menosprezo ou pouco caso na escola. Se quisermos que nossos alunos tenham algum sucesso na sua atividade futura – seja ela do tipo que for: científica, artística, comercial, industrial, técnica, religiosa, intelectual... -, é fundamental e indispensável que aprendam a pesquisar. E só aprenderão a pesquisar se os professores souberem ensinar”.
NOTA BIBLIOGRÁFICA: BAGNO, Marcos. Pesquisa na escola – o que é , como se faz. Edições Loyola, p.19-21.1998.

ASSUNTO: PRIMEIRO PASSO: O PROJETO

“Chegar em sala de aula, escrever na lousa: Trabalho de pesquisa. Tema: X. entregar até dia X” e depois querer receber trabalhos bem-feitos é uma atitude pedagógica completamente autoritária”.
“Para começo de conversa, antes de pedir à classe que faça uma pesquisa, o professor tem que estar plenamente consciente da seriedade que envolve este tipo de trabalho. Precisa também ter bem claro o propósito, o objetivo, a finalidade daquela pesquisa. Pesquisar só por pesquisar? Só porque a Secretaria de Ensino pede? Só porque virou modismo pedagógico? Com licença”...
NOTA BIBLIOGRÁFICA: BAGNO, Marcos. Pesquisa na escola – o que é , como se faz. Edições Loyola, p. 22.1998.

ASSUNTO: O que é um projeto?

“(...) ninguém pode iniciar uma pesquisa sem antes ter preparado um projeto”.
“Fazer um projeto é lançar idéias para a frente, é prever as etapas do trabalho, é definir aonde se quer chegar com ele – assim, durante o trabalho prático, saberemos como agir, que decisões tomar, qual o próximo passo que teremos de dar na direção do objetivo desejado”.
“Assim, como fazemos pesquisa de modo informal e rudimentar quase a todo momento, também é comum fazermos projetos simples para termos uma idéia, uma previsão do que nos espera pela frente”.
NOTA BIBLIOGRÁFICA: BAGNO, Marcos. Pesquisa na escola – o que é , como se faz. Edições Loyola, p. 23.1998.

ASSUNTO: Um projeto para ensinar a pesquisar

“É claro que para um trabalho de pesquisa na escola de 1° grau podemos fazer projetos mais simples”.
“(...) antes de pedir a eles que façam por conta própria uma pesquisa, você deve mostrar a eles como se faz este tipo de trabalho. Isso porque você só pode obter um produto depois que tiver conhecimento do processo de produção”.
“(...) o que nos interessa em primeiro lugar aqui são os procedimentos da pesquisa, muito mais do que o tema em si”.
“Aliás, vai aqui uma boa dica: procure descobrir temas que despertem o interesse dos seus alunos. (...) Estimulando a investigação sobre um tema que interesse aos alunos, estaremos contribuindo para despertar neles o gosto pela pesquisa, que deixará de ser uma obrigação aborrecida para se tornar uma atividade prazerosa. Aliás, é difícil encontrar um pesquisador que não goste do seu tema. Ninguém vai querer perder tempo e energia ( e muitas vezes até dinheiro!) pesquisando alguma coisa que não seja de seu interesse”.
“Os itens do projeto (muito simples) que poderíamos elaborar são os seguintes: Título: ...; Objetivo: ...; Justificativa: ...; Metodologia: ...; Produto final: ...; Fontes de consulta: ...; Cronograma: ...”
“Nosso próximo passo será preencher cada um desses itens de acordo com a idéia inicial, que é o tema geral da pesquisa. A montagem do projeto é uma fase importante do trabalho”.
“Está claro que tudo isso leva tempo e exige muita diplomacia e jogo de cintura da parte de todas as pessoas envolvidas. São os “males” da democracia”.
NOTA BIBLIOGRÁFICA: BAGNO, Marcos. Pesquisa na escola – o que é , como se faz. Edições Loyola, p. 23/26.1998.

ASSUNTO: Discutindo o projeto

“É bom que fique claro, desde já, que não vou apresentar aqui idéias para você cobrar dos seus alunos, mas sim sugestões de procedimentos para mostrar a eles como é que se faz uma pesquisa”.
“As atitudes dogmáticas são o antônimo perfeito de práticas pedagógicas”!
“O professor pode vir com o projeto pronto, mas tem de estar disposto a permitir que ele seja discutido em classe para eventuais modificações: desde que lhe pareçam compatíveis com o tipo de trabalho que se quer fazer”.
“É importante também que o professor explique detalhadamente cada elemento do projeto, que ressalte a importância de organizar as idéias antes de começar a pô-las em prática”.
NOTA BIBLIOGRÁFICA: BAGNO, Marcos. Pesquisa na escola – o que é , como se faz. Edições Loyola, p. 26/27.1998.

ASSUNTO: O título

“(...) Tudo o que a gente faz precisa ter um nome. Mas nem sempre é definitivo. Se você (ou a turma) não estiver muito inspirado para batizar o trabalho, dê um título provisório”.
NOTA BIBLIOGRÁFICA: BAGNO, Marcos. Pesquisa na escola – o que é , como se faz. Edições Loyola, p.27.1998.

ASSUNTO: O objetivo

“É o ponto de chegada, a meta final. É a contribuição que o projeto quer dar ao conhecimento daquele tema. Uma pesquisa sem objetivo é uma aberração científica!”
“Faça ver a seus alunos que fazer pesquisa é assumir pelo menos um compromisso: aumentar o conhecimento das pessoas acerca de um determinado assunto. E isso é uma grande responsabilidade!”
NOTA BIBLIOGRÁFICA: BAGNO, Marcos. Pesquisa na escola – o que é , como se faz. Edições Loyola, p.28.1998.

ASSUNTO: A justificativa

“É a “desculpa” que você dá para fazer aquela pesquisa. Qual a importância daquele tema escolhido? Ele temm relevância para as pessoas envolvidas? Ele pode contribuir de algum modo para o aperfeiçoamento da sociedade em que está inserido?”
“A justificativa é a defesa que você faz de seu projeto. Nela você apresenta argumentos que convençam as pessoas de que aquele trabalho é digno de interesse e de... financiamento!”
NOTA BIBLIOGRÁFICA: BAGNO, Marcos. Pesquisa na escola – o que é , como se faz. Edições Loyola, p.28-29.1998.

ASSUNTO: A metodologia

“A metodologia, como o nome indica, tem a ver com o modo de obtenção dos dados que sustetarão a pesquisa”.
“Mas nem toda pesquisa se faz com métodos tão simples. (...) É praticamente infinito o número de métodos de pesquisa que existem”.
“É preciso ter um método. Pedir ao aluno um trabalho de pesquisa sem ajudá-lo a definir os melhores métodos para fazê-lo é o mesmo que dar um prato de comida a uma pessoa e obrigá-la a comer com as mãos amarradas para trás. Bem ou mal, ela vai acabar comendo, mas só Deus sabe como! É preciso não só desamarrar as mãos dos nosso alnos, como também mostrar a eles os talheres adequados para aquele tipo de comida! Sopa com faca, nem pensar!”
NOTA BIBLIOGRÁFICA: BAGNO, Marcos. Pesquisa na escola – o que é , como se faz. Edições Loyola, p.29-30.1998.
ASSUNTO: O produto final

"É imutável que uma empresa tem de ser gerenciada para atender três mercados: o mercado de seus bens e serviços, o mercado de seus postos de trabalho e o mercado de seu dinheiro, de capitais. Ou seja, para obter sucesso, é preciso ter desempenho excelente em todas essas dimensões".

NOTA BIBLIOGRÁFICA:DRUCKER, Peter. O que diz o grande mestre: . HSM Manangement , São Paulo, v. 4, n. 45, p. 28, jul./ago. 2004


0 INTRODUÇÃO


ASSUNTO: terceirização econômica / economia narcísea/ individualismo / cultura do narcisismo / relação sujeito cosmo / tecido social atomizado

"[...] a terceirização econômica, que implica a economia narcísea do sujeito, se desdobra naquilo que se denomina hoje cultura do narcisismo. Esta representa o cume do modelo do individualismo, a sua maximização, através do qual o Ocidente construiu uma forma de ser da subjetividade, desde o século XVII. A idéia de identidade foi sustentada na concepção do individualismo, de maneira a romper as relações do sujeito como o cosmo, como ocorria na Antigüidade. Da mesma forma, as hierarquias que fundavam e delimitavam a função sujeito da Antigüidade, e que ainda o fazem nas sociedades tradicionais, são abolidas na modernidade, de maneira que o tecido social passa a ser atomizado e fragmentado num conjunto de individualidades dispersas."

NOTA BIBLIOGRÁFICA: BIRMAM, Joel. Estilo e modernidade em Psicanálise: . São Paulo: 34, 1997. p. 228.


0 INTRODUÇÃO


ASSUNTO: terceirização da economia / trabalhar sem parar / sofrimento no trabalho / amor / miséria existencial da pós-modernidade.

"[...] os efeitos inevitáveis da 'terceirização' da economia, onde as individualizadas para sobreviver precisam trabalha sem parar, de maneira ininterrupta. Não seria possível assim estar como os outros, comer e fazer amor, pois a sobrevivência da máquina orgânica e funcional seria primordial. Não posso 'perder' o meu tempo com o amor, com o desejo e com a sensoriedade, mas maximizar pragmaticamente a produtividade do trabalho para uma sobrevivência confortável, parece nos dizer essa nova modalidade de agentes sociais".

NOTA BIBLIOGRÁFICA: BIRMAM, Joel. Estilo e modernidade em Psicanálise: . São Paulo: 34, 1997. p. 226.


3 CAPITALISMO


ASSUNTO: cultura narcisista / individualismo / carreirismo / identidade profissional /.

"[...] a cultura do narcisismo estica as premissas do individualismo ao seu extremo, rompendo com valores e com noções que ainda imperavam no modelo individualista originário[...].
Neste contexto, a individualidade se contempla e quer ser contemplada o tempo todo, preocupada que está com a identidade fundada na imagem. O indivíduo passa a esculpir seu eu como ocupação fundamental de sua existência. Ou outro não importa tanto e pode mesmo não representar mais nada para o sujeito. O que passa a importa para a individualidade é a construção de sua carreira e de sua identidade profissional, os únicos valores que norteiam sua existência e sua maneira de ser. Institui-se então o carreirismo como percurso fundamental das individualidades, pois nada mais importa.
Com isso, questões como amor, o afeto e o desejo passam a ter pouca ou nenhuma relevância, na medida em que só se investe no outro se isso implicar um retorno engrandecedor para o ou do indivíduo. Pode-se então perceber que o outro não é propriamente um outro, no sentido de que isso implica numa marca de 'diferença' absoluta em relação a qualquer sujeito".

NOTA BIBLIOGRÁFICA: BIRMAM, Joel. Estilo e modernidade em Psicanálise: . São Paulo: 34, 1997. p. 228.


3 GESTÃO


ASSUNTO: Gerenciando capital intelectual

"[...] apesar da existência de alguns indicadores de produtividade associados aos investimentos nos elementos do Capital Intelectual, não existe um sistema de controle gerencial que permita a mensuração dos retornos obtidos pelos investimentos realizados em CI. Os resultados obtidos permitiram, portanto, apresentar um modelo conceitual de mensuração dos retornos dos investimentos em Capital Intelectual".

NOTA BIBLIOGRÁFICA:______. Gerenciando capital intelectual:Uma abordagem empírica baseada na controladoria de grandes empresas brasileiras . REAd , [S.1.], , n. 55, Jan./Fev. 2007. Disponível em: . Acesso em: 15 jun. 2007


3 CAPITALISMO


ASSUNTO: mudanças no capitalismo

"Os 3 bilhões de novos capitalistas no mercado a que se refere o título são a força de trabalho e a energia empreendedora que invadem o capitalismo central - 1,5 bilhões de chineses 1 bilhão de indianos e meio bilhão de egressos da cortina de ferro, todos chegando subitamente à economia global desde o fina dos anos 80. Essa multidão de trabalhadores e empreendedores está fazendo como que o centro econômico do planeta migre dos Estados Unidos e, em menor grau, da Europa para a força emergente do século 21 - a Ásia".

NOTA BIBLIOGRÁFICA:______. : . Exame , São Paulo, , n. 871, p. 78-79, jul. 2006


3 GESTÃO


ASSUNTO: Planejamento x ação nas empresas

"A maioria das administrações gasta uma quantidade enorme de tempo e trabalho realizando estudos antes de tomar uma decisão e, depois, esquece tudo."

NOTA BIBLIOGRÁFICA:DRUCKER, Peter. O que diz o grande mestre: . HSM Manangement , São Paulo, v. 4, n. 45, p. 28, jul./ago. 2004


3 DESEMPREGO


ASSUNTO: taxa de desemprego necessária para evitar pressões inflacionárias.

"O índice nacional de desemprego é o necessário para haver uma mobilidade mínima da mão-de-obra, ou seja, abaixo dessa taxa surgem pressões inflacionárias. Nos Estados Unidos, o índice está em torno de 5%. Se nosso índice de desemprego cair abaixo de 5%, dizem os economistas, surgirão pressões inflacionárias. E é verdade."

NOTA BIBLIOGRÁFICA:DRUCKER, Peter. O que diz o grande mestre: . HSM Manangement , São Paulo, v. 4, n. 45, p. 21, jul./ago. 2004


3 PSICODINÂMICA


ASSUNTO: conseqüências do narcisismo / pânico e filiação / crise na família.

"[...]Essas conseqüências se inscrevem nos registros da filiação e no pânico que passa a permear as relações humanas.
No que tange à problemática da filiação, isso se expressa na crise familiar que marca na atualidade os paises do dito Primeiro Mundo. Assim, a dada ano crescem as estatísticas que revelam a existência separada e isolada das pessoas, que não querem compartilhar nada com ninguém. Além disso, nessa existência isolada, a constituição da família deixa de ser algo importante. Conseqüentemente, a procriação e a filiação perdem os seus lugares simbólicos e se esvaziam, face à demanda de maximizar o próprio eu e o gozo que o esculpe".
"[...]o 'pânico' que se anuncia quando o outro se perfila no universo imaginário e real do indivíduo. O terror que toma conta deste se inscreve naquilo que Freud denominava fobia no final do século XIX."

NOTA BIBLIOGRÁFICA: BIRMAM, Joel. Estilo e modernidade em Psicanálise: . São Paulo: 34, 1997. p. 230.


3 PSICODINÂMICA


ASSUNTO: maquinização do homem / sofrimento / corpo como máquina homeostática.

"Os seu efeitos são trágicos, pois a existência humana seria destituída literalmente do que é fundamental pela maquinização tecnológica da vida. O sujeito esvazia assim as relações com os outros e consigo mesmo. O corpo foi transformado numa máquina homeostática e os outros perdem em contrapartida qualquer potência de expressão".

NOTA BIBLIOGRÁFICA: BIRMAM, Joel. Estilo e modernidade em Psicanálise: . São Paulo: 34, 1997. p. 226.


3 PSICODINÂMICA


ASSUNTO: seres autômatos / comunicação à distância.

"No autômato, regulado pelas forma de comunicação à distância, não existe mais qualquer relação de pulsação. Por isso mesmo, o rosto perde os seus contornos e assuas saliências. Da mesma forma, o olhar perde o brilho e fica fosco como a morte. Enfim, a expressão deixa de existir, esmigalhada pelos automatismos engendrados pela tecnologia avançada de comunicação à distância".

NOTA BIBLIOGRÁFICA: BIRMAM, Joel. Estilo e modernidade em Psicanálise: . São Paulo: 34, 1997. p. 216-217.


3 PSICODINÂMICA


ASSUNTO: relações cobol / relações sociais / comunicação a distância /.

"A comunicação à distância,sempre pelo telefone, faz perder a proximidade entre as pessoas e a responsabilidade destas. A relação 'face to face' não existe mais. As pessoa não podem mais se olhar, se tocar e se enternecer pela delicadeza brusca dos gestos. Existe apenas a voz, reduzida aos registro da informação e da mensagem 'cobol'. É a desafecção total que está em marcha e se institui como 'habitus' da existência".

NOTA BIBLIOGRÁFICA: BIRMAM, Joel. Estilo e modernidade em Psicanálise: . São Paulo: 34, 1997. p. 217.


4 CONCLUSÃO


ASSUNTO: Importância do Plano de Negócio

"Ter objetivos definidos e estratégia de ação para todas as situações evita ambigüidades e hesitações nas horas mais difíceis. Além disso, um bom plano de negócios contém uma avaliação do mercado, da concorrência, dos clientes potenciais e do capital disponível para ser investido. Enfim, é um verdadeiro mapa para guiar a ação dos empreendedores".

NOTA BIBLIOGRÁFICA: ______, . Empreendedorismo para todos: . Disponível em: . Acesso em: 15 jun. 2007


4 CONCLUSÃO


ASSUNTO: Educação permanente

"Educação permanente será o nome num mundo de 3 bilhões de novos capitalistas"

NOTA BIBLIOGRÁFICA:______. : . Exame , São Paulo, , n. 871, p. 79, jul. 2006

Close to you



(They Long To Be)

H.David/B.Bacharach

The Carpenters

Why do birds suddenly appear
Every time you are near?
Just like me
They long to be close to you

Why do stars fall down from the sky
Every time you walk by?
Just like me
They long to be close to you

On the day that you were born
The angels got together
And decided to create
a dream come true
So, they sprinkles moon dust
in your hair
of gold and starligh
in your eyes of blue

That is why
All the girls in town
follow you all around
Just like me
They long to be close to you

Just like me
they long to be close to you...
close to you

sábado, 19 de setembro de 2009

Top top

Arnolpho Lima Filho/os mutantes

recantodalidia

Eu vou sabotar
Você vai se azarar
O que eu não ganho, eu leso
Ninguém vai me gozar, não jamais
Eu vou sabotar
E vou casar com ela
Vou trepar na escada
Pra pintar seu nome no céu
Sabotagem,sabotagem,sabotagem
Eu quero que você se top,top,top,top
Ninguém vai dizer
Que eu deixei barato
Vou me ligar em outra
Te dizer bye,bye,bye, até nunca mais

sexta-feira, 18 de setembro de 2009

Espaço Escolar



Trabalho realizado pela aluna
Cristiane Pereira Fontainha de
Carvalho a ser entregue à pro-
fessora Rosângela V. J. Fer-
reira, responsável pela disciplina
Prática Escolar I, da Faculdade de Educação da Universidade Federal de Juiz de Fora

1. Apresentação


2. Conhecendo o Espaço Escolar

O Colégio Estadual .... localiza-se no município de Três Rios, no estado do Rio de Janeiro.
Situa-se numa área com prédios comerciais e residenciais de classe média alta. Por ser um colégio central, recebe alunos de muitos bairros próximos, oriundos de uma classe social mais baixa do que a que existe na vizinhança.
O colégio funciona no turno da manhã, da tarde e da noite oferecendo o Ensino Fundamental completo e o Ensino Médio na modalidade regular e supletivo. No turno da manhã, funcionam 15 turmas: uma turma de classe especial na modalidade de deficiência mental, duas turmas de sexto ano, duas de sétimo, duas de oitavo e duas de nono ano. O ensino médio possui três turmas de primeiro ano, duas de segundo e uma de terceiro. No turno da tarde, o colégio possui oito turmas em funcionamento: uma turma de primeiro ano de escolaridade, uma de segundo, uma de terceiro, uma de quarto e uma de quinto ano. Além disso, possui uma turma de sexto ano, uma de sétimo e uma de oitavo ano. Á noite, a escola possui dezesseis turmas: no ensino fundamental modalidade supletivo possui duas turmas de sexto ano, duas de sétimo, duas de oitavo e duas de nono. No ensino médio, possui duas turmas de primeiro ano, duas de segundo e uma de terceiro ano na modalidade supletivo e uma turma de primeiro, uma de segundo e uma de terceiro na modalidade regular.
O colégio possui 1.127 alunos no total. Possui dezesseis salas de aula ,dois banheiros para os alunos, um refeitório, um pátio interno ,uma quadra poliesportiva, um laboratório de informática com com quinze computadores, um auditório equipado com televisão de vinte e nove polegadas, DVD e data show à disposição dos professores, uma sala para o departamento pessoal e a orientação educacional, uma biblioteca, uma sala dos professores com dois banheiros e dois computadores à disposição para pesquisas, uma sala para a direção e uma secretaria.


3. Conhecendo as atividades da diretora

Em meu segundo dia de estágio, pude observar o horário de entrada do turno da tarde (funciona das 13h às 17h). Ao ouvirem o sinal de entrada, os alunos formam filas no pátio interno da escola de acordo com a série em que estão. Os professores costumam ficar de frente para a fila de seus alunos. A coordenadora de turno dá alguns avisos e faz uma oração com eles. Em seguida, os professores dirigem-se com sua fila
para suas salas de aula. Alguns pais que acompanham os alunos menores ficam nas laterais do pátio interno da hora dos avisos e da oração. Quando os alunos vão para as salas eles vão embora.
Após esse momento, fui para a sala da diretora. Observei-a sentada em sua mesa, de frente para um computador. Durante uma hora e meia aproximadamente, ela deu muitos telefonemas para confirmar preços, conferir prazos para chegada de merenda, fazer tomada de preços em diferentes estabelecimentos, etc. Notei que também preencheu alguns cheques para pagamento de despesas escolares e utilizou o computador.
Ás 14h 40min dirigi-me para a sala dos professores a fim de observá-los no intervalo do recreio dos alunos. Até as 15h, os professores do primeiro ao quinto ano de escolaridade permaneceram lá.
Lancharam e conversaram sobre alguns alunos. Uma professora só apareceu nos dez minutos finais. Nesse ínterim, os alunos ficam brincando no pátio interno, sendo observados pela coordenadora de turno. Das 15h às 15h 20min o intervalo é para os professores do sexto ao oitavo ano. Novamente, alguns conversaram e lancharam enquanto outros, dizendo-se extremamente cansados, lancharam e descansaram no sofá de olhos fechados.
Das 15h 30min às 17h observei a reunião da diretora com a Orientadora Educacional e a Coordenadora Pedagógica a fim de tratarem da programação de dois sábados no colégio. Estes encontros estão previstos para acontecerem no final de outubro e visam a uma maior integração da comunidade, dos pais e da escola. Ficaram acertadas, neste primeiro momento, sugestões de atividades e oficinas a serem desenvolvidas nesses encontros. A diretora disse que poderia disponibilizar uma verba para a compra do material necessário, assim não seria necessário pedir nenhum tipo de contribuição aos pais dos alunos. Foi sugerido um torneio interclasses e partidas de futebol com pais e alunos. Para as mães, foram sugeridas oficinas de arte, de bijuterias, decoupage e auto-maquiagem. Além disso, projetaram-se palestras sobre saúde da mulher, higiene e alimentação, métodos contraceptivos e violência doméstica. Sugeriu-se também um café da manhã para abrir o encontro.
Feito o esboço, a coordenadora disse que passaria para os professores numa próxima reunião, fazendo as alterações e ajustes necessários e dando abertura para novas sugestões.


4. Entrevista Semiestruturada

A professora por mim entrevistada chama-se V................, é Diretora Adjunta do Colégio Estadual ............ e, juntamente com o Diretor Geral e mais uma Diretora Adjunta, compõe a equipe de gestão escolar deste colégio.
A professora V.......... possui duas matrículas neste estabelecimento de ensino. De acordo com as normas do estado do Rio de Janeiro, os diretores com duas matrículas devem cumprir em uma matrícula uma carga horária de oito horas referentes à função de diretor adjunto (que é acrescida de uma gratificação menor do que a de Diretor Geral embora a carga horária a cumprir seja a mesma), e continuar cumprindo doze tempos de aula referentes à outra matrícula como professor regente.
V........... tem 44 anos de idade, é professora há dezesseis anos e está há onze anos nesse colégio. Começou na profissão prestando concurso para ser professora do primeiro ao quinto ano de escolaridade. Em seu primeiro ano de profissão, caiu de paraquedas em uma turma de classe especial. Sem ter nenhum curso específico na área e sem nenhuma ajuda, trabalhou intuitivamente por dois anos com essa turma. Em seguida, foi “promovida” para uma classe de alfabetização, onde trabalhou por três anos. Como havia feito curso de inglês e de estudos adicionais em educação matemática e ciências e como a carência de professores habilitados nessas disciplinas era grande nas escolas estaduais, passou a trabalhar com turmas do sexto e do sétimo ano de escolaridade. Sua carga horária diminuiu de vinte horas semanais para doze tempos de aula por semana. Com maior tempo livre, V..... começou a fazer faculdade de Matemática. Logo após formar-se, fez um concurso específico para lecionar a disciplina em que estava habilitada e escolheu a escola em que já trabalhava para assumir o cargo na segunda matrícula, em 2005.
No final de 2008 houve eleição para a escolha da próxima equipe de direção (assim como havia acontecido com o diretor que estava saindo). Formaram-se duas chapas e a chapa de V....... foi a vencedora. A nova equipe assumiu a direção em primeiro de janeiro de 2009 com um mandato de prazo indefinido, uma vez que o governador atual ainda não definiu se manterá a “política” de eleições para direção de escola ou se o estado voltará a fazer indicações baseadas em partidarismo político para a ocupação dos cargos.
Até agora, V..... disse que a atual direção basicamente mantém o trabalho que já vinha sendo feito, procurando melhorá-lo em alguns aspectos. O grêmio estudantil participa de diversas atividades e agora oferece aulas de xadrez para os alunos interessados; os intérpretes de LIBRAS para alunos com deficiência auditiva incluídos nas classes regulares que antes eram dois agora são quatro. Para 2010, a escola tem como projetos a criação de uma Sala de Recursos, visando auxiliar os alunos portadores de necessidades educativas especiais, e algumas obras de acessibilidade, visando eliminar as barreiras arquitetônicas para o deficiente físico. Quanto ao Projeto Político Pedagógico do colégio, a diretora disse-me que ele estava sendo reformulado pela nova direção para a inclusão de novos projetos e propostas pedagógicas e que está em fase de conclusão; portanto, não tive acesso a este documento.

5. Considerações Finais

Mesmo tendo uma certa experiência educacional, acredito que todos os contextos vivenciados por mim, só têm a enriquecer a minha prática pedagógica. Optei por analisar as atividades de um diretor, neste primeiro momento, por que acredito cada vez mais que é nessa função que muitos nós são desfeitos. Toda a escola reflete a postura do gestor e está impregnada de suas características.
Não percebi, neste colégio, atitudes ou sentimentos de insatisfação por parte de professores, alunos e da própria diretora. Ao contrário, em meu último dia de estágio soube que haveria um jantar no sábado para todos os funcionários em comemoração ao aniversário do colégio. Penso que essa postura agregadora traz muitos benefícios para o profissional que aí trabalha, são desses laços e desses vínculos formados também fora do contexto da sala de aula que advém o sentimento de pertencimento e de identidade do profissional em relação ao seu ambiente de trabalho.
Acredito também que o fato de essa equipe diretiva ter sido eleita pela comunidade escolar tenha fortalecido, encorajado e legitimado de forma consistente suas iniciativas e propostas uma vez que, à exceção de uma diretora adjunta, V..... e o diretor geral não tinham nenhuma experiência nessa área. É nesta direção que uma política educacional emancipatória, democrática em sua gestão e pautada pela busca e realização do aprendizado do ser humano enquanto sujeito deve caminhar.

6. Referência Bibliográfica

- BOGDAN; BIKLEN. Investigação Qualitativa em educação. Portugal: Porto, 1994.

quarta-feira, 16 de setembro de 2009

Alberto Magno

Nascido em Laningen,na Baviera por volta de 1200, de boa família, foi para a Universidade de Pádua, onde estudou ciências humanas e, contrariando o desejo dos pais tornou-se um frade dominicano.
Alberto Magno ou "Alberto o Grande ou " Doutor Universal" ensinou nos Estados Germânicos até 1241, então se mudou para a Universidade de Paris, onde dirigiu a cadeira para estrangeiros. Seis ou sete anos mais tarde, mudou-se para Colônia, estabelecendo um 'studium generale', apesar dos seus títulos em teologia, Alberto era um estudioso com grandes interesses e uma inclinação para o ensino. Embora tenha se tornado superior dos dominicanos alemães
por três anos bispo de Rebensber por mais três, passou a maior parte da sua vida pregando e ensinando.
Alberto Magno desempenhou um importante papel na introdução da ciência grega e árabe nas universidades da Europa o que fez não sem grande oposição. Em geral, essas ciências, eram selecionadas de enciclopédias e na maioria das vezes constituíam nada mais que uma estranha mistura de fatos e fábulas. Além do mais, a Igreja , em geral , se opunha ás idéias de Aristóteles e de outros filósofos gregos.
Em 1210 as autoridades eclesiásticas de Paris condenaram os trabalhos científicos de Aristótoles , assim qualquer pessoa que o ensinasse, pública ou privadamente , corria o perigo de excomunhão. Nos dias em que a maior parte dos ensinamentos era uma concessão da Igreja e quando havia uma real e terrível crença nos tormentos do inferno, essa era uma série e atemorizante ameaça e, embora o edito tenha sido revogado em 1234, continuou
inibindo a difusão real da ciência grega nas universiidades e escolas. Em 1240, enquanto estava em Paris, Alberto Magno tomou conhecimento dos trabalhos de Aristótoles, ficou tão impressionado que se deixou persuadir pelos companheiros dominicanos para parefrasear a ciência que eles continham. Isso se tornou uma tarefa monumental, pois Alberto não se limitou a ciência de Aristótoles; também parafraseou a lógica, a matemática, a ética, a metafísica e a política do sábio grego.
Foi uma realização maravilhosa e, aos olhos dos sábios, pôs Alberto Magno em pé de igualdade com os famosos comentaristas árabes e com o próprio Aristóteles , daí o título 'Doutor Universal'.


Parque das Águas Salutaris - Paraiba do Sul
(acervo:Recanto da Lidia)

segunda-feira, 14 de setembro de 2009

Cheiros e dicas



1. Para tirar o cheiro desagradável de alho das mãos, basta esfregá-las com talinhos de salsa.

2. Para tirar o odor de fritura que fica pela casa, coloque no fogo uma casca de laranja polvilhada com açúcar.

3. Você tira facilmente o cheiro de peixe das panelas esfregando na primeira lavagem um pouco de pó de café usado. Depois, lave as panelas com sabão, e o cheiro desaparecerá.

4. Esfregue as mãos com um pouco de pó de café usado para tirar o cheiro de peixe.

5. Para eliminar o cheiro de peixe dos recipientes, lave-os com água, esfregando com uma esponja embebida em vinagre.

6. Para dar um aroma agradável ao vinagre, coloque umas folhas de manjericão, sálvia ou alecrim dentro da garrafa e depois tampe bem.

7. Coloque os temperos de sua preferência, como salsinha, manjericão, etc., numa assadeira e deixe secar. Depois, guarde num vidro bem fechado, na geladeira.

8. Para tirar o cheiro de gordura que fica pela casa, esquente numa frigideira, em fogo brando, um pouco de canela em pó.

9. Para tirar com facilidade a gordura de porco das mãos, pegue um pouco de sal e esfregue uma mão na outra.

10. Enxágüe as louças com água quente e cascas de limão. O cheiro de cebola, de peixe e de queijo sairá facilmente.

11. Pedaços de carvão colocados dentro da geladeira eliminam o cheiro desagradável.

12. Para retirar com facilidade o leite de coco do vidro, basta introduzir um canudinho até o fundo, deixando entrar um pouco de ar.

13. Rale o coco, coloque num saquinho plástico e guarde no congelador. Assim, o coco ficará fresquinho por vários dias. Quando você quiser usar, basta descongelar.

14. Se você quiser ralar coco no liquidificador, ligue o aparelho e vá colocando aos poucos o coco já picado.

15. Amarre um barbante grosso em volta do coco e coloque-o sobre a chama do fogão. O barbante queimará e ficará mais fácil de quebrar o coco em duas partes iguais.

16. Para deixar mais solto o coco ralado que estava guardado na geladeira, coloque-o numa peneira sobre o vapor de água fervente, com a vasilha fora do fogo.

17. A água de coco é excelente no preparo de arroz ou de carne assada.

18. Coloque o coco inteiro dentro do forno ou sobre o fogo. Assim, sua casca sairá com facilidade.

19. Se você fizer doces com coco, que levam calda de açúcar, aproveite a própria água do fruto para fazer a calda.

Copiei do site:

http://capimcidrera.blogspot.com/

A quem agradeço!

domingo, 13 de setembro de 2009

Apresentacao do Projeto



COLÉGIO ESTADUAL CONDESSA DO RIO NOVO

Projeto apresentado pela professora

Gabrielle Pereita Fontainha de Carvalho

UMA EDUCAÇÃO ESPECIAL E INCLUSIVA

TRÊS RIOS

SETEMBRO DE 2005

FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA

Uma educação especial e inclusiva se destina a perspectivizar a interação de alunos portadores de necessidades educativas especiais com alunos do ensino regular.
Não se trata de simplesmente efetivar os alunos especiais no ensino regular, mas sim de preparar os docentes e os alunos do ensino regular para um repensar, para um novo olhar.
Ao apresentar-se, paulatinamente, a Libras – Língua Brasileira de Sinais, ao alunos e professoras do Ensino Regular, e ao realizarmos ações conjuntas, efetuamos o que o projeto se destina – o convívio de alunos, de professoras de Classes Especiais, com professoras e alunos do Ensino Regular, realizando, de fato, uma educação especial e inclusiva.
Utiliza-se, então, como norte, como lume o ideal arquitetado por Boaventura Santos –
“Temos o direito de ser iguais sempre que a diferença nos discrimina. Temos o direito de ser diferentes sempre que a igualdade nos descaracteriza”, como lume ao respeito às diferenças, seja no ensino especial, seja no ensino regular, evidenciando o quão salutar é a troca de experiências, de vivências.




OBJETIVO

Sensibilizar a comunidade escolar à respeito da necessidade de se efetivar a interação entre alunos do ensino regular e alunos da educação especial.
Evidenciar que corroborar esta parceria não só servirá como instrumento para estreitar laços interativos, inclusivos e afetivos, mas também como condição sine qua non para o exercício da cidadania, da participação, da liberdade de expressão, e do espírito crítico...


JUSTIFICATIVA

A escolha do presente tema se efetiva em função da necessidade premente de despertar o interesse, a participação escolar no processo interativo, no processo inclusivo.
Assim, além da percepção, da interação com a diversidade, com a “igualdade” e com a “diferença”, conseguir-se-à realizar o processo inclusivo de forma espontânea e cotidiana.
HIPÓTESE

Uma educação especial e inclusiva servirá como instrumento de mediação, de interação, além de efetivar dois objetivos: disponibilizar o acesso da Libras para os integrantes do ensino regular e propiciar aos mesmos a possibilidade de construir sua aprendizagem, seu convívio com alunos de uma modalidade distinta, com alunos de Classe Especial.
METODOLOGIA

Atividades conjuntas, semanais, entre alunos e professoras do ensino regular, com alunos e professora da educação especial.
Disponibilização e divulgação da Libras - Língua Brasileira de Sinais, através de dinâmicas, atividades lúdicas, como bingos específicos, mímicas, ditados...

CRONOGRAMA


A atividade, o projeto em questão será realizado durante o restante do período letivo de 2005, a saber: setembro, outubro, novembro e dezembro.
As reuniões serão semanais, com a duração de 1 hora.
Ao término de cada encontro será arquitetado um relatório com o intuito de registrar as atividades realizadas, bem como o processo interativo.
Os pontos culminates deste projeto serão a Festa da primavera, da árvore e da alfabetização, criação de um site e de um blog em setembro; Feira de Ciências e Comemoração ao Dia da Criança e do Professor, em outubro; apresentação do Hino Nacional em Libras em novembro; apresentação de uma peça teatral em dezembro.

sábado, 12 de setembro de 2009

Duvidas

Do livro "Reflexos" - Poesias de Paulo Celso S. da Silva

Ediçao do autor - 1992

Paraíba do Sul - RJ

Destaque no VII Concurso Nacional de Poesias - 1987/Brasília

Menção honrosa no X Concurso Nacional de Poesias - 1987/Brasília

A lista do poeta é extensa, e merecida . Ás vezes nos encontramos na cidade de Paraíba do Sul


(imagens:Recanto da Lidia)

Não resisti e mandei-te um recado
Eu tinha que te encontrar
Pensei que este dia
Jamais fosse chegar.

Queria falar de nós
De nossos momentos
De nossas angústias
E sofrimentos.

Em nosso encontro
Em teus olhos quero observar
Se ainda existe aquela luz
Que eu sempre via brilhar.

Talvez eu me decepcione
Mas tenho que comprovar
Saber que ainda me ama
E as dúvidas dissipar.

sexta-feira, 11 de setembro de 2009

Festa em Louvor

Sagrada Familia de Nazaré

Andrade Costa - Vassouras

Programação

.dia 10 de Outubro - Sábado

18 horas - Santa Missa

20:horas - Leilão de Prendas

Ás 22:horas Show com Domínio do Forró.

.Dia 11 de Outubro - Domingo

09:horas - Procissão e Santa Missa

12:00 horas - Será servido um saboroso almoço.

Cardápio: Arroz, feijão,carne assada, farofa e salpicão.

Valor do Convite:$4,50 (quatro reais e cinquenta centavos)

15:00 Horas - Bingo

16:00 - DJ Chacal animando a festa.

"Venha e traga a sua família e participe conosco desta confraternização".

Barracas de doces ,salgados,etc.


Visto:Frei Damasceno Bento. OFM Conv-Pároco

quarta-feira, 9 de setembro de 2009

Como o Fenix

Fitoterapia é o tratamento de doenças feito através de plantas medicinais, elas estimulam as defesas naturais do nosso corpo. Esta é uma forma de terapia ,mas não substitue o tratamento médico tradicional (embora seja um grande aliado na prevenção e cura de doenças.) O tratamento através de ervas medicinais datam de priscas eras, em todos os povos existem notícias das curas através das plantas.

Anote a receita, para o tratamento da menopausa.

*Hortelã-pimenta

2 copos de água fervendo
2 colheres de sopa de folhas fatiadas de hortelã-pimenta

Deixe as folhas fatiadas em infusão durante 20 minutos em recipiente tampado. Coar e beber 3 xícaras de chá por dia.

*Soja

2 colheres de sopa de grãos moídos de Soja
3 copos de água

Modo de fazer:

Ferva os grãos moídos durante 15 minutos em recipiente tampado. Coe e beba três xícaras de chá por dia.

* Menopausa

Fase da vida da mulher, que ela deixa definitivamente de mestruar . A menopausa é causada por uma diminuição na produção de hormônios pelos ovários. As ondas de calor podem ser amenizadas através de uma dieta ,caminhadas e também com a ajuda das ervas medicinais.


*Ah!!! Este período eu conheço bem. Já que passei (!?) por esta fase há vários anos. Tentei de tudo! Hormônios, tratamentos mais amenos, nada deu resultado. O calor é terrível. A cabeça esquenta , tanto,tanto, que se colocar os milhos de pipocas direto na cabeça ,é capaz de estourar ...Á noite quando se dorme e um 'tira e bota' cobertas, que quase sempre não se consegue dormir a gente acorda cansada. Isso ,sem falar na irritação que somos acometida. Na mudança de humor, na vontade de chorar...
Parece ,que estou pintando um quadro com tintas fortes. Mas aconteceu tudo ao mesmo tempo comigo. Já que fiz um cateterismo.
Uma angioplastia.
Fiquei diabética , dependente de insulina, hipertensa, com colesterol e triglicerídios nas alturas.Ufa!
Hoje estou melhor, após seis ou sete anos de 'lutas' comigo mesma. Como o 'Fêniz' eu consegui renascer das próprias cinzas.

segunda-feira, 7 de setembro de 2009

Meu trico





Neste inverno ,eu peguei nas lãs e agulhas e fiz arte!
Para fazer este cachecol, eu gastei 1 novelo de lã, foi todo confeccionado com o ponto tricô. Usei a agulha 8 1/2.(oito e meio)
A lã foi da Círculo, o novelo tem 100 gramas ,de 210 mmetros.

Torta de Nozes

Pecados da Gula - Torta de Nozes

A receita de Torta de Nozes rende um tabuleiro de tamanho médio, normalmente redondo. Fiz metade da receita em uma forma de pudim, então, caso queiram a receita inteira, é só dobrar os ingredientes. Bom apetite e boa sorte com a receita!!!

Esta torta requer um preparo antecipado...Embora seja um pouco demorada, é uma receita relativamente simples, então, mãos à obra!!!

Torta

250 gramas de nozes picadinhas;
6 ovos;
6 colheres de sopa de açúcar;
2 colheres de sopa de farinha de rosca.

* Bata as claras em neve firme. Junte o açúcar aos poucos e continue batendo. Acrescente as gemas e bata até ficar bem crescida. Junte as nozes e, por último, a farinha. Unte a forma e polvilhe com farinha de rosca. Asse a torta em temperatura média de 180°.




Recheio

1 lata de leite condensado;
a mesma medida de leite de coco;
essência de baunilha (uma colher);
6 gemas peneiradas;

* Misture todos os ingredientes, depois leve ao fogo até levantar fervura. Deixe esfriar antes de rechear a torta.

Marshmallow

1 xícara de chá de açúcar;
meia xícara de chá de água;
3 claras;
baunilha (1 colher de chá).

* Mistura o açúcar, a água e a baunilha e faça uma calda em ponto de fio. Bata as claras em neve firme. Quando a calda estiver em ponto de fio, acrescente a calda quente aos poucos, até que o marshmallow esfrie!

Baba de moça

meia xícara de chá de água;
1 xícaras de açúcar;
1 colher de essência de baunilha;
6 gemas peneiradas.

* Misture a água, o açúcar e a baunilha. Leve ao fogo e espere ficar em ponto de fio. Deixe esfriar. Acrescente as gemas peneiradas e misture delicadamente. Leve ao fogo novamente e, quando levantar fervura, retire do fogo. Deixe esfriar.



Esta torta fica muito gostosa. A baba de moça pode acompanhar qualquer tipo de torta, uma vez que é extremamente saborosa!

Bon apetit!!!

Simposio Espirita

Simpósio Espírita na cidade de Paraíba do Sul
06.09.2009






Algumas casas espíritas da cidade, enviaram representantes , o palestrante foi Jamiro Santos, tudo correu em clima de paz, fraternidade e muito carinho. Mais luz ,mais esclarecimentos, sobre a doutrina e as casas espíritas .
Eis algumas imagens!

sábado, 5 de setembro de 2009

Que e Paronimos

(acervo: Recanto da Lidia
campo de Santana - Rio de Janeiro)

Parônimos são palavras parecidas na grafia ou na pronúncia, cujo significado é diferente.

Vejamos:

absolver :perdoar
absorver:aspirar

cavaleiro: que cavalga
cavalheiro: homem cortês

comprimento: extensão
cumprimento: saudação

descrição: ato de descrever
discrição: reserva, prudência

discriminar: distingüir
descriminar: inocentar , tirar a culpa

despensa: onde se guarda mantimento
dispensa: ato de dispensar

emigrar: deixar um país
imigrar: entrar num país

eminente: elevado
iminente: prestes a ocorrer

esbaforido: apressado, ofegante
espavorido: apavorado

estada: permanência de pessoas
estadia: permanência de veículos

fusível: o que funde
fuzil: arma de fogo

imergir: afundar
emergir: vir á tona

inflação: alta dos preços
infração: violação

infligir: aplicar pena
infrigir: violar ,desrespeitar

mandado: ordem juducial
mandato: procuração

ratificar: confirmar
retificar: corrigir

recrear:alegrar
recriar: criar novamente

sortir: abastecer
surtir: produzir efeito

tráfego: trânsito
tráfico: comercio ilegal

vultoso: volumoso
vultuoso: atacado de congestão na face

quinta-feira, 3 de setembro de 2009

Ligadura de trompas



A ligadura de trompas é uma operação bastante simples, consiste,em cortar ou amarrar as trompas, interrompendo o caminho para os espermatozóides.
Assim o óvulo e o espermatozóides,já não se encontram mais, ficando a mulher estéril( não é mais fértil) logo após a cirurgia.

Há várias formas a ligadura de trompas:

. através da vagina, por dentro, sem qualquer corte externo.

. ou através de um pequeno corte horizontal, logo abaixo do umbigo.

. através de um pequeno corte horizontal na região dos pelos pubianos.

. em conjunto com a operação cesariana ( parto cirurgico)

É importante lembrar que a ligadura não depende da cesariana. A anestesia pode ser local, geral ou epidural. Barriga um pouco inchada, pequenas manchas roxas ou um pouco de sangue no curativo, se houver corte e também um leve sangramento pela vagina, é normal após a cirurgia.

Atenção

Dores fortes na barriga, febre, muito sangramento pela vagina ou vermelhidão, pus, inchaço e sangramento no local da cirurgia, Não São Normais. E necessário procurar ajuda médica.

Ultimo trem



(Last train to Clarksville)

(B.Hart/T.Boyce/verssão:Gilene)

Esse trem que pra minha terra agora vai partir
E o último da linha que prá lá irá seguir
E dentro dele tenho que estar, tenho que estar
Pois não posso mais ficar aqui sozinho como estou

Minha terra é pequenina, porém lá existe amor
E tenho alguém a me esperar, a me esperar
E eu morro se esse trem eu não pegar

Na cidade eu não me acostumo, faça o que fizer
Na minha terra só não é feliz quem não quiser
Se o trem partir eu vou a pé, eu vou a pé
Deixo tudo para seguir o trem
Eu vou no trem também
Vem comigo que eu vou mais além
Eu vou no trem também
Todo o tempo que eu perder faz mal
Eu vou no trem também
Já é hora de encontrar meu bem
Eu vou no trem também

terça-feira, 1 de setembro de 2009

Homonimos e Paronimos

Homônimos: são palavras que tem a mesma pronúncia, mas significados diferentes.

a)Acento (símbolo gráfico)
Assento (lugar onde se senta

b)caçar (capturar animais)
Cassar (tornar sem efeito)

c)são (sadio,adjetivo)
são(verbo ser)

Parônimos: são palavras parecidas na grafia ou na pronúncia, mas com significados diferentes.

a)eminente (elevado)
iminente (prestes a ocorrer

b)retificar (corrigir)
ratificar (confirmar)

Há/a
#####

Na indicação de tempo, emprega-se:

Ele chegou de Milão há um ano

há para indicar tempo passado(equivale a faz)

Ex. Há dois meses que ele não aparece


A para indicar tempo futuro:

Carmen voltará daqui a um ano

Daqui a dois meses ele aparecerá



* Cessão

Cessão: significa o ato de ceder, dar

Ex. Ela fez a cessão dos seus direito autorais

Ex. A cessão do terreno para a construção do estadio municipal agradou a todos os torcedores
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* Sessão: é o intervalo de tempo que dura uma reunião , uma assembléia

Ex. Assistimos a uma sessão de cinema
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* Secção ou seção

Significa parte de um todo, segmento, subdivisão

Ex. Lemos a notícia na secção ou seção de culinária

Compramos os presentes na secção ou seção de esportes

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Há palavras que podem ser grafadas de duas maneiras:

cota
ou
quota

catorze
ou
quartoze

cociente
ou
quociente

cotidiano
ou
quotidiano

contacto
ou
contato

carácter
ou
caráter

óptica
ou
ótica

secção
ou
seção

Como toda regra tem exceção... A palavra cinqüenta não possui forma variante.

Sentimento Puro

Do livro "Reflexos" - Poesias de Paulo Celso S. da Silva

Ediçao do autor - 1992

Paraíba do Sul - RJ



A prece, elo de ligação
Entre o ser humano carente
E o poderoso Criador,
Capaz de atravessar
O imenso abismo
Que os separa;
Descortina o universo,
Esvai-se espaço além;
Veículo que transporta
O mais puro sentimento a mais elevada
Esfera do invisível
Em seu caminho
Não há barreiras,
Nada a pode desviar
A tudo com magnetude sobrepuja,
Independente a raça
Ou posição social
Mesmo sendo inculto ou desajeitado,
Um minúsculo nada na multidão...
Para Ele nada disso importa,
O que conta é somente
A profundidade do sentimento
Emanado de um plácido coração,
Sem resposta
Ela jamais ficará,
Só depende de como cada pessoa
A irá interpretar!