O sofrimento faz muitas vezes desabrochar faculdades de ação, que sem ele,teriam permanecidos passivas . Assim como a tempestade faz surgir arco-íris, assim também uma calamidade faz surgir heróis."
(desconheço a autoria)
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Historiografia da Escola Municipal Joaquim Tibúrcio Junqueira
A Escola Municipal Joaquim Tibúrcio Junqueira foi criada pelo Decreto Lei número 240, aprovado pela Câmara dos Vereadores do município de Três Rios em 20/06/1969. Esta escola antigamente era chamada de Escola dos Pilões (por situar-se no bairro homônimo) e funcionava em uma pequena casa localizada na Estrada dos Pilões número 1.561, cujo terreno alugado pela prefeitura pertencia à antiga merendeira da escola - Dona Ginete - que atualmente mora em frente à escola.
Homenageado com o nome da escola, esta unidade de ensino tem no renomado professor Joaquim Tibúrcio Junqueira, personagem ilustre da educação e cultura trirriense, seu Patrono.
Nascido no município de Além Paraíba, Minas Gerais, no dia 31 de outubro de 1923, Joaquim Tibúrcio Junqueira era filho de Theophilo dos Reis Junqueira e de Maria de Lourdes. Cursou o primeiro e o segundo graus no Colégio Além Paraíba, de propriedade de seu pai. Em 1943, formou-se em Educação Física pela atual Universidade Federal do Rio de Janeiro. Casou-se em 5 de julho de 1947 com a Srª Rachel Monteiro Junqueira, com quem teve seis filhos: Luiz Eduardo, Paulo Sérgio, Álvaro Augusto, Heloísa Helena, Carlos Roberto e Norma Suely. Em 1950, habilitou-se em História pela Universidade Federal de Juiz de Fora. Mudou-se em 1957 para a cidade de Caldas, no estado de Minas Gerais, onde foi dirigir um colégio estadual e permaneceu por quatro anos. Em 1961, novamente residindo em Três Rios, em sociedade com o professor Anacleto Lopes da Silva adquiriu o então chamado Educandário Ruy Barbosa, atual Colégio Ruy Barbosa. Faleceu neste município, aos 55 anos de idade, em 21 de agosto de 1979.
No início, a escola possuía poucas salas, divididas em turmas multiseriadas. Com a melhoria da qualidade da educação oferecida pela escola e com o aumento do contingente populacional do bairro, o número de alunos da escola foi aumentando gradativamente e começou-se a pensar na necessidade de uma escola maior para atender à demanda do bairro.