quinta-feira, 30 de junho de 2011

O barco






(by:recantodalidia)



"Todos os grandes homens tiveram de passar por grandes dificuldades, lutas e sofrimentos - sem dúvida o melhor estímulo e a melhor disciplina para o caráter.
O sofrimento faz muitas vezes desabrochar faculdades de ação, que sem ele,teriam permanecidos passivas . Assim como a tempestade faz surgir arco-íris, assim também uma calamidade faz surgir heróis."


(desconheço a autoria)

domingo, 26 de junho de 2011

E. M.Joaquim Tiburcio Junqueira

Pátio do Colégio Ruy Barbosa ,homenagem ao professor Tibúrcio.



Historiografia da Escola Municipal Joaquim Tibúrcio Junqueira

A Escola Municipal Joaquim Tibúrcio Junqueira foi criada pelo Decreto Lei número 240, aprovado pela Câmara dos Vereadores do município de Três Rios em 20/06/1969. Esta escola antigamente era chamada de Escola dos Pilões (por situar-se no bairro homônimo) e funcionava em uma pequena casa localizada na Estrada dos Pilões número 1.561, cujo terreno alugado pela prefeitura pertencia à antiga merendeira da escola - Dona Ginete - que atualmente mora em frente à escola.

Homenageado com o nome da escola, esta unidade de ensino tem no renomado professor Joaquim Tibúrcio Junqueira, personagem ilustre da educação e cultura trirriense, seu Patrono.

Nascido no município de Além Paraíba, Minas Gerais, no dia 31 de outubro de 1923, Joaquim Tibúrcio Junqueira era filho de Theophilo dos Reis Junqueira e de Maria de Lourdes. Cursou o primeiro e o segundo graus no Colégio Além Paraíba, de propriedade de seu pai. Em 1943, formou-se em Educação Física pela atual Universidade Federal do Rio de Janeiro. Casou-se em 5 de julho de 1947 com a Srª Rachel Monteiro Junqueira, com quem teve seis filhos: Luiz Eduardo, Paulo Sérgio, Álvaro Augusto, Heloísa Helena, Carlos Roberto e Norma Suely. Em 1950, habilitou-se em História pela Universidade Federal de Juiz de Fora. Mudou-se em 1957 para a cidade de Caldas, no estado de Minas Gerais, onde foi dirigir um colégio estadual e permaneceu por quatro anos. Em 1961, novamente residindo em Três Rios, em sociedade com o professor Anacleto Lopes da Silva adquiriu o então chamado Educandário Ruy Barbosa, atual Colégio Ruy Barbosa. Faleceu neste município, aos 55 anos de idade, em 21 de agosto de 1979.

No início, a escola possuía poucas salas, divididas em turmas multiseriadas. Com a melhoria da qualidade da educação oferecida pela escola e com o aumento do contingente populacional do bairro, o número de alunos da escola foi aumentando gradativamente e começou-se a pensar na necessidade de uma escola maior para atender à demanda do bairro.

Assim, na gestão governamental do saudoso prefeito Alberto Lavinas, no dia 26 de janeiro de 1990, foi lançada a pedra fundamental da construção da nova escola. Com esta obra, a escola foi construída no terreno localizado em frente à antiga escola e passou a localizar-se no endereço atual: Estrada dos Pilões, número 1518. Esta obra foi concluída no governo do então prefeito José Francisco Sobrinho, em dezembro de 1992. Atualmente, a escola conta com praticamente 500 alunos, de acordo com o último censo. Atendendo alunos da Educação Infantil, do Ensino Fundamental e da Educação de Jovens e Adultos.

sábado, 25 de junho de 2011

Meus Anos