segunda-feira, 26 de setembro de 2011

Cultivar com Alegria

quinta-feira, 22 de setembro de 2011

Violencia nao

Conselho Tutelar

Em Três Rios ligue para:(24) 2255-1190


Não seja conivente, com a voilência com crianças e adolescente ,Denuncie! Lembre-se que a omissão também é crime.
Se você sabe ou presenciou alguns maltratos, mentais. Não seja conivente com esses criminosos
ou também será um deles.

Já diz um velho ditado: "Quem cala, consente."

terça-feira, 20 de setembro de 2011

Um Sonho

Para :minha mãe Jacira!


Um dia triste!

Minha mãe deixou este nosso mundo com 58 anos, muitas lágrimas, risos,perplexidade diante da vida. Passou por tantas coisas...
Quando criança o pai a sequestrou, minha avó consegui reave-la mesmo sem recussos nenhum,era pobre, analfabeta , conseguiu que o delegado foose atrás do meu avô - Júlio Quintiliano e a resgatasse. Diante disso foi morar na casa de uns parentes na cidade do Rio de Janeiro e levou a minha mãe consigo é claro.
Foi ser empregada doméstica, era a cozinheira fazia uma boa comida, sendo que nesta época as domésticas dormiam na casa dos patrões e se alguém quizesse tomar um café fresquinho , batiam na porta e a doméstica levantava só para fazer o café dos patrões.
Era a primeira a levantar-se.
Férias? Não era regularizada esta profissão.
Folgava de 15 em 15 dias (depois de servir o almoço e de arrumar a cozinha...só então pegava o trem para o subúrbio, para estar com a filha (minha mãe). Quase sempre estava despenteada, já que criança sem a mãe por perto fica jogada - exceção se você tiver a carteira cheia .
Então, ia cuidar da minha mãe, dava-lhe banho, penteava os seus cabelos (geralmente fazia tranças e colocava um pouco de espuma - ela achava que o cabelo se conservava, sem despentear muito. Ah! também levava uma marmita com o que a patroa deixasse. As patroas gostavam de seu serviço (quem não gostaria? ) A empregada doméstica era quase uma escrava . Quando queria sair do emprego tinha que fazer uma ginástica...colocava uma roupa por cima da outra, e deixava o que não pudesse levar.
Um dia minha mãe teve o desejo de fazer a 1ª comunhão, por isso frequentava a igreja e fazia o catecismo - queria poder fazer como as outras meninas faziam. Roupa branca, véu na cabeça, um terço na mão...e as vezes sonhava parecia que o dia tão esperado já havia chegado. Finalmente foi marcado o dia da 1ª comunhão , o terço, o livrinho do catecismo,o vestido branco, o véu, mas faltava algo - minha avó não teve o dinheiro para comprar os sapatos. Ela só tinha o tamanco de andar em casa. Não tinha lazer,por isso não tinha sapatos.
Minha avó fez das tripas coração, mas infelizmente não teve o dinheiro para comprar os sapatos e ninguém, a ajudou.
Minha mãe, ficou vendo as meninas e os meninos seguirem para a Igreja, as lágrimas corriam de seus olhos ,mas ,não ocorreu o milagre tão esperado até o último momento, ela pensou que os sapatos apareceriam.
Nunca mais falou em fazer a sua 1ª comunhão, este foi mais um sonho que ela enterrou! Casou-se apenas no civil, e quando ia na Igreja dizia que tinha tonteiras.
Pobre "mãe" bastaria tão pouco para a realização de seu sonho. Tão pouco para que ela pudesse ser um pouco feliz.


sábado, 10 de setembro de 2011

Repelente Caseiro da Vovo

(imagem:recantodalidia - Cris e o rodin)



Esta receita de 'Repelente Caseiro' é do tempo ,da minha avó. Dizia ela que é muito eficaz, folheando uns pápeis antigos eu achei e dou para vocês (não tem contra indicação).

Ingredientes

1/2 litro de álcool
1 pacote de cravo da índia (10 gr)
1 vidro de óleo de nenêm (100 ml) qualquer marca serve

Modo de fazer:

Coloque os cravos da índia num litro de álcool por cerca de cinco dias agitando de manhã e a tarde. Depois acrescente o óleo corporal.
Passe 2 a 3 gotinhas nos braços e nas pernas. O mosquito foge do cômodo que você estiver.

Esta receita de repelente veio do fundo do baú!

quinta-feira, 8 de setembro de 2011

Hino da Proclamacao


(imagem:recantodalidia)




Colégio Walter Francklin - dia 7 de setembro de 2011


Música

Leopoldo Miguez (1850/1902)

Letra

Medeiros e Albuquerque (1867/1934)

Seja um pálio de luz desdobrado.
Sob a larga amplidão destes céus
Este canto rebel que o passado
Vem remir dos mais torpes labéus!
Seja um hino de glória que fale
De esperança, de um novo porvir!
Com visões de triunfos embale
Quem por ele lutando surgir!

Liberdade! Liberdade!
Abre as asas sobre nós!
Das lutas na tempestade
Dá que ouçamos tua voz!
Nós nem cremos que escravos outrora
Tenha havido em tão nobre País...
Hoje o rubro lampejo da aurora
Acha irmãos, não tiranos hostis.

Somos todos iguais! Ao futuro Saberemos, unidos, levar Nosso augusto estandarte que, puro, Brilha, avante, da Pátria no altar! Liberdade! Liberdade! Abre as asas sobre nós! Das lutas na tempestade Dá que ouçamos tua voz! Se é mister que de peitos valentes Haja sangue em nosso pendão, Sangue vivo do herói Tiradentes Batizou este audaz pavilhão! Mensageiros de paz, paz queremos, É de amor nossa força e poder Mas da guerra nos transes supremos Heis de ver-nos lutar e vencer!

Liberdade! Liberdade! Abre as asas sobre nós! Das lutas na tempestade Dá que ouçamos tua voz! Do Ipiranga é preciso que o brado Seja um grito soberbo de fé! O Brasil já surgiu libertado, Sobre as púrpuras régias de pé. Eia, pois, brasileiros avante! Verdes louros colhamos louçãos! Seja o nosso País triunfante, Livre terra de livres irmãos! Liberdade! Liberdade! Abre as asas sobre nós! Das lutas na tempestade Dá que ouçamos tua voz!

quarta-feira, 7 de setembro de 2011

Dia da patria 7 de Setembro

A diretora Deise ao lado do aluno da escola ,missão cumprida.





Jovens e crianças: esperança do nosso país





Ana ,a vice-diretora da escola

Que linda!Toda de rosa...






Os professores da Escola Joaquim Tibúrcio Junqueira: Rita, Rodrigo e a filha Cristiane



Olha que linda a boneca Emília, do sítio do pica pau amarelo!

A baliza toda de azul, cheia de charme




Colégio Joaquim Tibúrcio Junqueira - descontração antes do desfile de 7 de setembro

















A seguir os Desbravadores - Jovens da Igreja Adventista















C.I.E.P Marco Polo





Desfile do dia 7 de setembro na cidade de Tres Rios. Infelizmente o desfile não conta com a participação das escolas particulares. Todas as escolas públicas desfilaram debaixo do maior sol, se estivesse chovendo também desfilariam. Parece que as noções de patriotismo e de civismo só as escolas públicas tem o dever de comemorar.
Não nos esqueçamos que é o dia da Independência da Pátria. Em diversos países nota-se o orgulho que cada cidadão demostra ter da sua país.
Aqui, os alunos das escolas particulares, professores e diretores "Não estão nem aí!
Triste nação, só se une para o futebol e o carnaval.
Será que é por isso que estamos vivendo um caos , nos hospitais e nas escolas , onde alunos batem em professores, jogam cadeiras...
Isto sem falar na habitação, um caos! Quem sabe se houvesse uma participação da sociedade e seus segmentos não estaríamos vivendo com mais justiça, com mais progresso?
Enquanto isso não acontece, continuamos fingindo que está tudo bem!