A sua finalidade é básicamente obter a posição da embarcação de modo a permitir uma navegação segura. Outros são apenas auxiliares ou complementares desses instrumentos não sendo por isso de desprezar.
Modernamente a eletrónica, pela sua facilidade e fiabilidade, impôs-se e quase nos faz esquecer o difícil percurso da descoberta e aperfeiçoamento dos instrumentos usados pelos pioneiros da arte de navegar dos quais os portugueses se podem orgulhar de também terem contribuído. Os problemas que se puseram sobre a latitude e longitude deram um grande impulso ao aperfeiçoamento e descoberta de novos intrumentos.
Ainda hoje em dia há quem tenha de recorrer a essas "relíquias", não só como distração de bordo, mas também como recurso perante as avarias e falibilidade da moderna aparelhagem.
Ampulheta:
Relógio de areia constituído por dois recipientes cónicos de vidro unidos pelo vértice de modo a deixarem correr a areia de um recipiente para o outro num determinado periodo de tempo.
Anemómetro
ou Anemógrafo é um aparelho que serve para medir a intensidade do vento.Astrolábio
O astrolábio marítimo era usado para determinação da altura dos astros sobretudo a do Sol. Feito em ferro, a rodela graduada era suspensa por um anel e apontado pela alidade de modo a poder-se tomar a altura deste.Balestilha
Usado para medir a altura dos astros era composto por uma vara de seção quadrada onde deslizava uma outra na perpendicular. Entre nós só as estrelas eram medidas com este instrumento sendo o Sol tomado com o astrolábio.Barquinha
Aparelho destinado a medir a velocidade de um barco. Um sector de madeira preso por um cabo que, marcado com nós espaçadamente, deixava-se correr por um determinado periodo de tempo. Daí o name de nó atribuído à unidade de velocidade de uma embarcação.Binóculo
No século XVII o padre Reitha, um investigador alemão, uniu duas lunetas a que chamou binóculo. Hoje em dia são acrescentados prismas e azoto de modo a melhorar-se a qualidade da luz que atravessam as lentes, havendo mesmo tipos de binóculos onde não é preciso fazer sequer a focagem do objeto.Bússola
Não se sabe bem a origem mas pensa-se que a sua utilização na Europa veio através dos Árabes que tiveram conhecimento dela a partir dos Chineses.Bússola Solar
Usada pelos Vikinges para se orientarem , este disco em madeira tinha pequenas incisões nos bordos e uma haste vertical ao centro.Compasso, Esquadro, Réguas, Paralelas
Desde os Portulanos até às modernas cartas digitais o objetivo é o mesmo,Conhecer as áreas de navegação, costas, portos de abrigo e distâncias entre pontos. Usando alguns instrumentos associados traçam-se os rumos, calculam-se distâncias e marca-se o ponto.
Cronómetro Marítimo
Íntimamente ligado ao problema da longitude o cronómetro, foi apresentado por John Harrison em 1735 e permitiu finalmente meios para a obtensão da longitude no mar.Decca
Sistema hiperbólico de radiolocalização constituído por um grupo de estações que emitem com rigoroso sincronismo de fases, na mesma frequência.Diário de Bordo
Não será própriamente um instrumento mas um precioso e indispensável auxiliar de navegação onde os registos aí anotados permitem não só refazer um rumo ou uma posição como também a história da viagem e da vida a bordo.Giroscópio
Aparelho que contém um sólido ao qual se imprime uma grande velocidade em torno de um eixo suspenso num sistema do tipo Cardan permitindo conservar invariável a direcção desse eixo em movimento. Foi, entre outros instrumentos, usado na bússola-giroscópia.Goniómetro
É todo o instrumento que mede distâncias ângulares (bússolas, sextantes, taxímetros, etc.). No entanto queremos referir aqui o Rádiogoniómetro que é um receptor de sinais emitidos com o fim de se determinar azimutes.GPS
O mais avançado e moderno sistema de posicionamento. A partir de sinais enviados pelos vários satélites do sistema, este aparelho pode determinar com grande precisão um ponto. Os russos têm o GLONASS enquanto o GALILEU será em 2008 o sistema europeu.Inclinómetro
O nome diz quase tudo. Com este instrumento verificamos a inclinação lateral de um barco.Kamal
Instrumento composto por uma tábua e um fio com vários nós usado pelos pilotos árabes do Índico para medir a altura dos astros.Loran
Abreviatura de Long Range Navigation, que é um sistema de localização do tipo hiperbólico que tem por base a medida do intervalo de tempo com que são recebidos sinais sincronizados por estações terrestes.Meteorológicos (Barómetro, Catavento, Higrómetro, Termómetro)
Em navegação a previsão das condições do tempo é de extrema importância. Nos barcos à vela a direcção e intensidade do vento são primordiais para se poder tirar o maior rendimento possível. Estes instrumentos ajudam não só durante a navegação mas também na previsão.Nocturlábio
Instrumento que se destinava a ler a hora recorrendo ao movimento das estrelas.Octante
Foi o primeiro instrumento de dupla reflexão. A partir de uma ideia de Robert Hooke, em 1731 John Hadley apresentou este instrumento capaz de ler ângulos até 90º.Óculo ou Luneta
Foi Galileu que no séc. XVII aperfeiçou a luneta e mostrou a sua utilidade. Se bem que usado primeiramente para observações astronómicas foi rápidamente adoptado noutras áreas e claro na navegação. Parece que a primeira foi fabricada em Itália em 1590 por um fabricante de lentes.Odómetro
Aparelho que permite medir a velocidade do barco sobre a água.Prumo
Serve para medir a altura da maré e para saber o tipo de fundo.Quadrante
Mais antigo que o astrolábio o quandrante náutico também servia para tomar alturas do astros.Radar
É um aparelho que emite ondas que são depois reflectidas num objecto e detectadas por um receptor. Este mede o intervalo de tempo entre a emissão e recepção do sinal calculando assim a distância até ao objecto.Roteiro
É também um auxiliar à navegação e contém informação sobre um zona, tal como ventos, correntes, marés, perigos variados, etc.Sextante
Aperfeiçoamento do octante, este aparelho, ao contrário daquele, consegue ler ângulos até 120º.Sonda
As sondas electrónicas além da altura da maré já permitem também obter uma visão tridimensinal do fundo.«Star Finder» ou Identificador de Estrelas
Composto por um ou vários discos para uma gama de latitudes, a norte e sul, mostra-nos as posições das estrelas no céu para qualquer hora do dia e periodo do ano.Tabela de Marés
Pode-se considerar uma ajuda à navegação e permite prever e calcular as alturas da maré para uma determinada hora e local. Lembremo-nos que as amplitudes, dependendo do local, podem variar até cerca de 15 metros.Tabelas Náuticas ou Almanaque
Estas tabelas são editadas anualmente e têm informação sobre alguns astros (Sol e estrelas mais importantes, Lua e planetas) para todos os dias e horas do ano, informação essa essêncial para o cálculo do ponto a partir da hora e altura do astro medido.Tábuas de levar as estrelas
Antigo instrumento que os chineses usaram em navegação para se orientarem pelas estrelas.Taxímetro
Este aparelho permite tirar azimutes relativamente à direcção do navio. Normalmente está graduada de 0º a 180º alinhando o 0 com a proa do navio.Telémetro
Instrumento óptico que serve para medir distâncias. Conhecendo a distância entre dois pontos os ângulos formados para o terceiro permitem geométricamente obter a distância a este último.
http://www.ancruzeiros.pt/anci-tchinesas.html
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