domingo, 30 de setembro de 2007

Viva bem com seus filhos

Para educar é preciso conhecer os limites da liberdade, e ao mesmo tempo deixar que os filhos errem e aprendam sozinhos. Para isso, basta uma boa dose de paciência (porque amor você tem de sobra) e seguir algumas dicas:

Até 3 anos - É a fase de querer pegar tudo, andar sozinho e experimentar a fala. Nesse período haja resistência, pois só sossegam quando dormem! As preocupações estão voltadas para a saúde e alimentação. Mas a "fase do não" também chega a irritar. Tudo a criança responde com um não. É uma conquista de autonomia. Com essa resposta ela quer apenas testar sua tolerância e saber o quanto é amada.




De 4 a 6 anos - A figura materna já é íntima. A criança tem consciência que a mãe é dela e não vai deixá-la. Como é a mão quem tem mais contato com os filhos, é comum certos abusos. Um bom truque é usar o pai na hora de "dar uma dura" nos pequenos. Como ele fala menos, só um olhar já basta. Só não vale é transforma-lo numa espécie de bicho-papão.
Aos 6 anos, a criança será alfabetizada. Pra muitas mães esse é um momento muito angustiante, pois o maior dilema para a criança é Ter que ficar sentada para aprender. Lembre-se, cada um tem o seu ritmo de aprendizagem. Cada um tem seu ritmo de aprendizagem.

De 7 a 9 anos - Nesta fase os amigos ganham importância maior e a criança toma consciência de que a morte é um fato irreversível, verdadeiro, coisa que até então ela considerava um conto de fadas. O medo de perder os pais, principalmente a mãe, começa a aumentar. Evite frases do tipo ‘qualquer dia eu tenho um troço" ou "você acaba comigo" que só servirão para aumentar sua insegurança. Parece bobagem, mas tudo isso pode refletir no aprendizado escolar do seu filho.

Pré- Adolescência - É nesta fase (10 aos 13 anos) que a sexualidade começa a dar seus sinais. É a fase dos ídolos, de conversas com amigos, das primeiras festinhas e dos namorinhos. Você não precisa se preocupar demais: o mais importante é dialogar muito, manter-se próxima e Ter paciência, afinal, a fase da adolescência é uma das mais complexas.



Adolescência - Esta fase inicia-se por volta dos 14 anos. Nesse momento em que as emoções estão a flor da pele, o temperamento dos filhos mudam constantemente: ora ficam agressivos, ora doces e amigos, ora se fecham no quarto. Os pais por sua vez viram os "chatos". Tenha paciência e sensibilidade. A conversa é o melhor caminho.

Nenhum comentário: