terça-feira, 23 de outubro de 2007

Casa de Caridade Paraiba do Sul






A casa de caridade de Paraíba do Sul foi fundada em 11 de agosto de 1881 - por Dona Mariana Claudina Pereira Carvalho (Condessa do Rio Novo), desempenhando importante papel na área social da região, em especial junto as comunidades de Paraíba do Sul,Areal ,Levy Gasparian e Três Rios.

Em 04/04/1883 foi fundada a Irmandade Nossa Senhora da Piedade, com finalidadede administrar todo o complexo da referida Casa de Caridade que, sem qualquer custo para as famílias, abriga, hoje, 186 meninas carentes , na faixa etária de 5 a 18 anos de idade,em regime de internato e semi-internato sob a orientação pedagógica de irmãs caridade da Congregação de Nossa Senhora de Belém, contratadas pela instituição.

As crianças são assistidas moralmente , materialmente e espiritualmente,sendo-lhes, também proprocionados estudos de pré a 8ª série , bem como atividades culturais,recreativas,iniciação profissionalizante ,com os cursos de corte costura,dança,pintura em tecidos,tricô, crochê, informática,bordado,manicure,violão,formação religiosa .

Em Paraíba do Sul, além dos serviços que presta diretamente, a instituição cede o espaço físico para o abrigo dos idosos, espaço físico ao Rotary Clube de Paraíba do Sul para atendimento de deficientes auditivos, possuindo, ainda em suas dependências escola denominada de Condessa do Rio Novo, municipalizada, com cerca de 12 salas de aula que abriga mais de 600 alunos.

Em Três Rios de onde provém a renda da irmandade, através da enfiteuse, abriga 105 crinaças de ambos os sexos, na idade de 0 a 5 anos, na Creche Condessa do Rio Novo, em Prédio da instituição,adquirido para tal finalidade,em convênio com a Creche Caminho dos Amigos de Três Rios.

A instituição é também mantenedora do Hospital Nossa Senhora da Piedade,único do município de Paraíba do Sul, atendendo a todos os usuários do SUS e a população em geral.



by lidia

2 comentários:

Anônimo disse...

Acho que tem um leve engano... quando vc diz que essa igreja é de Nossa Senhora da Conceição... eu fui criada neste educandário, tenho ate hoje em minha mente gravado cada detalhe desta capela.. toquei muito sino para chamar as pessoas para as missas, fiz minha primeira comunhão ai, vivi ai 15 anos da minha vida... e pelo que sei, esta é a igreja de Nossa Senhora das Graças... aliás na epoca chamada de capela...A paróquia de São Pedro e São Paulo fica lá em baixo perto da linha do trem..
Pesquise e veras que estou certa...
bjus Marina

Anônimo disse...

você está certa esta capela é dedicada a Nossa Senhora das Graças.