segunda-feira, 22 de outubro de 2007

Titanic Navio Britanico


(Ponte Presidente Costa e Silva foto meramente ilustrativa )
O Titanic, o luxuoso navio britânico a vapor, media 269 metros e foi o maior transatlântico de seu tempo. Devido à sua robusta estrutura feita em aço, o navio era considerado “impossível de afundar”. Em sua viagem inaugural, de Southampton para New York, seu destino foi selado. Durante a noite de 14 de abril de 1912, a cerca de 153 km ao sul dos Grandes Bancos de Newfoundland, o Titanic colidiu com um enorme iceberg. O casco do navio foi tão danificado que toneladas de água afluíram para os compartimentos. Finalmente, o Titanic partiu-se ao meio e afundou. Como não havia botes salva-vidas suficientes para todos, apenas 700 dos 1311 passageiros e 897 tripulantes a bordo conseguiram se salvar. Até hoje, o dramático naufrágio do luxuoso transatlântico permanece como uma das tragédias mais terríveis da história da navegação.Titanic o navio mais luxuoso da época.
A competição pela conquista da mais rápida travessia do Atlântico começou em meados do século 19.
O detentor do recorde era premiado com um título honorário simbólico, chamado Blue Ribbon, uma fita azul concedida ao navio mais veloz.
No entanto, em 1907, a British White Star Line, que pertencia à famosa American International Mercantile Marine Company, decidiu construir três navios que fariam empalidecer todos os outros. As dimensões dos navios da nova classe “Olympic” eram quase idênticas: eram diferentes apenas no peso e nos equipamentos. A natureza grandiosa do plano refletia-se nos nomes dos futuros leviatãs do oceano.
O primeiro navio, lançado em 1911, foi batizado como Olympic. Meses mais tarde, a construção do Titanic foi concluída. O nome original do terceiro membro seria Gigantic, mas foi finalmente lançado em 1914 sob o modesto nome de Britannic. A quilha do Titanic foi instalada em março de 1909, nas docas de Harland & Wolff, em Belfast, na Irlanda, 15 semanas depois de seu navio irmão, o Olympic. Como nenhuma empresa do mundo tinha capacidade suficiente para construir um navio daquele tamanho, vários estaleiros tiveram que se unir para abrigar o Titanic.
Só o casco desse gigante do oceano ocupava o espaço de três navios convencionais. O Titanic tinha 269,04 metros de comprimento e media 28,19 metros em seu ponto mais largo. A altura da quilha ao topo das quatro chaminés media 56 metros. Essas dimensões equivalem a um prédio de 11 andares. Mas a potência máxima, nesse caso, poderia representar menos conforto: altas velocidades exigiriam menos peso e uma resistência mínima à água. Como o Titanic pretendia ser uma cidade flutuante, esse tipo de estrutura era impossível. O navio foi projetado com um enorme “ventre”, um gigante do oceano que deslocava imensas quantidades de água. O sistema de propulsão consistia em uma combinação poderosa: um motor a vapor de quatro cilindros com expansão alternada tripla e uma turbina Parsons de baixa pressão, a mais avançada tecnologia marítima da época. O imenso motor era alimentado por 20 caldeiras e 159 fornalhas. O Titanic exigia entre 620 e 640 toneladas de carvão por dia no mar. A fumaça era expelida através de enormes chaminés, apesar da quarta chaminé do Titanic ser uma imitação. Os padrões técnicos do navio eram excelentes.
O Titanic inteiro era feito de aço; mastros e o casco eram extremamente resistentes. Além disso, havia portas corrediças duplas em todo o navio, e a ligação entre o motor e as salas das caldeiras eram feitas por portas impermeáveis, que poderiam ser fechadas da ponte de comando por potentes eletroímãs.
O luxuoso navio também tinha 20 botes salva-vidas, que foram considerados suficientes pelos parâmetros britânicos de segurança da época. Alexander Carlisle, um dos diretores do estaleiro Harland & Wolff disse à Comissão Britânica de Naufrágios:

"Nós construímos o navio para fazê-lo flutuar.
Não o construímos para colidir com um iceberg ou um penhasco".

Infelizmente, foi exatamente o que aconteceu.O Titanic foi a pique em sua viagem inaugural!

(imagem:recantodalidia)

Nenhum comentário: