quinta-feira, 25 de outubro de 2007

Dia Mundial do Macarrão

Você é adepto da tradição de que quinta-feira e domingo são dias de comer uma boa massa, principalmente macarrão?
Deixe de lado essa idéia e coma seu macarrãozinho hoje mesmo, para comemorar o Dia Mundial do Macarrão.

A data é lembrada em vários países, entre eles EUA, México, Turquia, Itália, Alemanha, Venezuela e Brasil, claro. A data, 25 de outubro, foi escolhida por ser o dia da realização do 1º Congresso Mundial de Pasta, em Roma, em 1995.

O Brasil é o terceiro maior produtor de macarrão do mundo, com 1 milhão de toneladas (dados de 2001), e faturamento na ordem de R$ 2 bilhões. O consumo de macarrão no Brasil é de 5,6 kg por pessoa, a cada ano.

A Abima (Associação Brasileira de Indústrias de Massa Alimentícia) promove, desde 1998, o MGF (Macarrão Gourmet Fashion), que reúne chefs de cozinha de vários Estados, para marcar a entrega simbólica de doações das indústrias.

Neste ano, a Abima arrecadou cerca de 20 toneladas de macarrão, que serão doadas a entidades assistenciais dos governos de São Paulo, Minas Gerais, Goiás, Santa Catarina, Paraná, Rio Grande do Sul, Mato Grosso do Sul e Ceará.
O macarrão é elaborado basicamente com farinha de trigo e água. Em alguns casos, são adicionados outros ingredientes, como os ovos, o que diferencia os tipos de massa.

  • Macarrão Comum: é elaborado apenas com farinha de trigo e água
  • Macarrão de Sêmola: é elaborado com farinha de trigo especial que torna portanto o produto mais claro
  • Macarrão com Ovos: elaborado com a adição de três ovos por quilo de farinha
  • Macarrão Caseiro: é elaborado de forma artesanal, em que a massa é laminada. Devido à porosidade, absorve melhor o molho
  • Macarrão Grano Duro: assim chamado porque é elaborado a partir de um trigo especial chamado trigo durum. Fica naturalmente "al dente", ou seja, soltinho, porém consistente
  • Macarrão Integral: elaborado com farinha de trigo integral e contém mais fibra em sua composição. Ideal para pessoas que necessitam de dietas especiais e acompanhamento de nutricionistas

  • Não refresque o macarrão em água fria, somente no caso de saladas

  • Para cada pessoa, calcule de 80 a 100 g de macarrão cru.Como o seu volume triplica depois de cozido, essa quantidade passará para 240 a 300 g

  • Não quebre o espaguete para colocar na água

  • O macarrão deve ser servido, de preferência, imediatamente após o cozimento

  • Para sopas, cozinhe o macarrão até um pouco antes do ponto desejado e coloque na sopa antes de servir.

  • Espaguete com Rúcula

    (faça hoje,aproveite a data)

    Ingredientes:

    150 g de espaguete
    1 tomate picado
    2 colheres sopa de azeite
    1 colher sopa de cebola bem picada
    1 colher de chá de alho picado
    1 pires de mozarela de búfala picada
    folhas de rúcula

    Preparo:

    Cozinhe o espaguete e reserve. Em uma frigideira doure a cebola e o alho no azeite. Coloque os tomates ,refogue por dois minutos, junte a mozarela de bufala refogue até começar a derreter. coloque por cima do espaguete, enfeite com folhas de rúcula (porção bem cheia) e fios de azeite por cima da rúcula.

    Nenhum comentário: