quarta-feira, 14 de novembro de 2007

O Mel e as Abelhas


(a abelha sugando o néctar da flor - recantodalidia)


As abelhas surgiram há cerca de cem milhões de anos e seu surgir coincide com o desenvolvimento das flores. Desde então, a abelha encontra nas flores o néctar e o pólen indispensáveis à sua sobrevivência; por sua vez, uma parte do pólen adere ao seu corpo e é transportado para longe, onde irá fecundar outra flor. A criação de abelhas, ou apicultura, é uma atividade muito antiga, mergulhando suas origens na pré-história. Existem desenhos descobertos em cavernas na Espanha, mostrando o homem primitivo colhendo o mel de um enxame com o auxílio de uma escada de cordas, presa no topo de um barranco. Antigos registros do Egito, Mesopotâmia e Grécia descrevem fatos sobre a criação de abelhas. A Bíblia faz inúmeras referências ao mel e a enxames de abelhas. Portanto, o homem e as abelhas já se conhecem há muitos séculos.
Uma família de abelhas é chamada de “enxame”, que forma uma sociedade muito organizada, com cada indivíduo tendo responsabilidades de acordo com a natureza e idade.
A abelha Rainha A abelha rainha é a maior das abelhas. Seus movimentos são lentos e solenes, e ela está sempre circundada por uma corte de operárias que a servem, alimentando-a com geléia real. Sendo a única abelha fêmea fecundada, põe todos os ovos necessários à continuidade da família, mantendo a organização e a coesão do enxame. Uma abelha rainha põe dois tipos de ovos: os fertilizados que dão origem às operárias e os não fertilizados que dão origem aos zangões. Seu tempo de vida é de três a quatro anos.
As Operárias. As operárias são abelhas fêmeas e constituem o maior número podendo estar entre 50 a 80 mil por enxame. Elas são responsáveis por todo o trabalho da colméia, obedecendo a uma rígida distribuição de serviços de acordo com as sucessivas transformações que se operam em seu organismo no decorrer do seu tempo de vida. São responsáveis pela construção, pela alimentação da rainha, pelo cuidado com os ovos e crias, coleta do pólen e néctar, água, ventilação, produção de mel, geléia real e própolis. Além disso, a operária em sua última fase de vida dedica-se a limpar a colméia, a fazer curtos vôos de treinamento nos arredores e a prestar seu “serviço militar”, permanecendo de guarda junto à entrada e ferroando os intrusos. Seu tempo de vida varia de 28 a 50 dias. As abelhas têm um curioso sistema de comunicação: ao localizar um campo de flores, elas voltam para casa para informar às outras o local exato desse campo. Elas fazem isso, executando uma dança, balançando o abdômen. Quanto mais próximo for o campo, mais rápido é o balanço. A riqueza da fonte é indicada pelo número de danças: se for pobre, os balanços serão reduzidos. As danças também variam conforme a distância em que se acha a comida. A dançarina indica o caminho até a comida a partir de um fio de prumo imaginário vertical ao solo, que representa a direção colméia-sol. O ângulo e a direção dos movimentos da dançarina em relação ao prumo é sempre igual ao ângulo da fonte de alimento em relação ao Sol.

O Zangão tem como única função fecundar a rainha, morrendo em seguida. Para a natureza, todos os seres são úteis e têm sua razão de ser. A abelha é o inseto de maior utilidade para o homem, fabricando muitos produtos, como os que veremos a seguir: é o melhor e mais antigo adoçante usado pelo homem, e o único adoçante que contém proteínas e vitaminas. É obtido através do néctar das flores. Pólen é um superalimento de alto valor nutritivo, possui alta concentração de proteínas, vitaminas, hormônios e minerais. É coletado pelas abelhas diretamente dos estames da flor, para alimentação das larvas jovens. Própolis esta palavra se origina do grego e significa “em prol da cidade”. É usada para designar uma substância que as abelhas produzem e que serve como impermeabilizante, desinfetante e também como material de construção das colméias. Para o homem é um antibiótico muito potente, cicatrizante, antiinflamatório e anestésico. Geléia Real é uma substância secretada pelas abelhas jovens e utilizada na alimentação das larvas, mas principalmente como alimento da rainha. É usada pelo homem como estimulante e para combater várias doenças, como problemas de vias respiratórias, úlceras, tumores e reumatismo. (veneno das abelhas) em grandes quantidades é letal para o homem, mas é também um medicamento muito eficaz na cura de diversos males como artrite, reumatismo e problemas circulatórios.
A cera é uma substância secretada pelas abelhas a partir do mel e pólen, serve para a construção dos favos na colméia. É utilizada na produção de velas, impermeabilizantes e cosméticos, base para remédios e outros produtos industriais.

Nenhum comentário: