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domingo, 24 de maio de 2009

Ponte de Paraiba do Sul



Paraíba do Sul , tem histórias para contar...











Ponte da Paraíba do Sul






A obra passou por diversas etapas até ser entregue, em 1854, ao grande industrial Irineu Evangelista de Souza, o "Baraão de Mauá".
Utilizava o sistema original de amortecimento , criado pelo engenheiro inglês Thomas Butler , construído de cinco pilares de alvenaria fundados sobre o leito rochoso do rio e um elaborado sistema de vigamento metálico treliçado.

A ferragem possui valos histórico , pois todas as peças foram fundidas na 'Fundição da Ponta da Areia', empresa do industrial Irineu Evangelista de Souza.
O suporte de pranchões de madeira compunha o piso e o treliçado de ferro, foram projetados especialmente com peças medindo 2,64 m de comprimento , e o peso compatível para serem transportados por tropas de muares, cujo trajeto era através da Serra do Mar até Paraíba do Sul. Foi
inaugurada em 13 de dezembro de 1857. Entre 1857 á 1859 era cobrado o pedágio aos seus usuários. Diz-se que a ponte de Paraíba do Sul foi a 1ª no Brasil a cobrar pedágio.
Em 1921 os antigos pranchões de madeira , do piso da ponte foram substituídos por pavimentação de cimento, sendo responsável pela obra o engenheiro Dr° Margarino Torres.
A ponte de Paraiba do Sul foi tombada pelo Instituto Estadual do Patrimônio Cultural.

INEPAC - Processo n° E -03/01.532/78

- tombamento provisório:06/03/1991.

Pág. 47 - Patrimônio Cultural - Guia dos Bens Tombados pelo Estado do Rio de Janeiro - 1965 - 2005

Prefeitura Municipal de Paraiba do Sul

(Obs) A Ponte Paraiba do Sul , foi construída na ápoca do II reinado. ( D. Pedro II) O Brasil, como a maioria das nações , utilizava o trabalho escravo , a abolição só chegaria em 13 de maio de 1888 - neste dia a princesa Isabel assinava a Lei Áurea .
Graças ao braço escravo , a ponte de Paraíba do Sul foi construída. Ponte essa , que até o dia de hoje faz a travessia da cidade para os bairros e distritos.











(acervo de: Lidia Machado Pereira)

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