domingo, 24 de maio de 2009

Hepatites relacionadas ao Alcool


(acervo: Recanto da Lidia)

Mais de 2 milhões de americanos sofrem de doenças do fígado relacionado ao álccol. Alguns desenvolvem hepatite alcoólica ou inflamação no fígado, como resultado de bebida intensa por longo prazo. Seus sintomas são febre, icterícia (amarelamento exagerado da pele, olhos e urina escura) e dor abdominal.
A hepatite alcoólica pode levar á morte se o indivíduo continuar a beber. Se pára de beber, esta situação é frequentemente reversível. Cerca de 10 a 20% de bebedores pesados desenvolvem cirrose alcoólica, ou degeneração do fígado. A cirrose alcoólica pode levar á morte se contuinuar a beber. Embora a cirrose não seja reversível, em se parando de beber, a chance de sobrevivência e a qualidade de vida da pessoa melhora consideravelmente. Os acometidos de cirrose, frequentemente, sentem-se melhor e o funcionamneto do fígado pode até melhorar caso não bebam nada. Embora o transplante seja necessário como último recurso, muitas pessoas com cirrose que param de beber talvez nunca precisem fazer transplantes . E ainda , existe o tratamento para as complicações causadas pela cirrose.

Cardiopatias

. Beber moderadamente pode trazer efeitos benéficos ao coração, especialmente entre aqueles com maior risco para ataques cardíacos, como homens acima de 45 anos e mulheres após a menopausa. Todavia, quantidades maiores que as moderadas, consumidas por anos aumenta o risco de hipertensão, cardiopatias, e alguns tipos de derrame.

. Câncer
Quantidades maiores de bebidas alcoólicas aumenta o risco do desenvolvimento de certos tipos de câncer, especialmente no esôfago, boca, garganta e cordas vocais. As mulheres têm um risco ainda maior de desenvolver câncer de mama se beberem dois ou mais drinques por dia. A bebida também pode aumentar o risco de câncer de intestino.

. Pancreatite

O pâncreas é o orgão que ajuda a regular os níveis de açucar no corpo, produzindo insulina. O pâncreas também desempenha papel importante na digestão de diversos alimentos. Bebida intensa no longo-prazo pode levar á pancreatite (ou inflamação do pâncreas). Os sintomas são dor abdominal aguda e perda de peso podendo até ser fatal.

Do livro: Álcool: O Que Você Precisa Saber

Publicação Oficial da Secretária Nacional Antidrogas - SENAD

Anexo II do Palácio do Planalto - sala,235

Brasilia - DF

Telefones(61) 411-2902/411

Fax - (61) 411-2110

0800614321 (ligação gratuíta)

Utilidade Pública do Recanto da Lidia

Nenhum comentário: