sexta-feira, 7 de dezembro de 2007

O fruto do Tomateiro


Ninguém passa sem o 'tomate' na salada,nos molhos...
todo mundo gosta!!!


Originário da região andina, do norte do Chile até o Peru.
No século 15 foi levado para o México, onde foi domesticado e daí introduzido na Europa. Para o Brasil foi trazido pelos colonizadores, mas seu cultivo só foi expandido depois do fluxo das imigrações nas Regiões Sudeste e Sul e a partir da década de 1970 o cultivo do tomateiro se espalhou por todos os estados. A planta se desenvolve bem em climas subtropical ou temperado, com temperatura diurna moderadamente alta (entre 21º e 28ºC) e temperatura noturna fresca (entre15o e 20ºC).
Quanto ao solos, são preferíveis os areno-argilosos, ricos em matéria orgânica e é importante manter o solo em umidade constante, pois a variação brusca da sua umidade pode causar rachaduras e frutos ocos e podres.
O plantio é feito direto no local definitivo em covas bem adubadas e distantes um metro entre si. A época ideal para plantar depende da variedade (maior ou menor sensibilidade às condições ambientes) e varia de uma região para outra. Já a colheita das variedades precoces tem início depois de 85 dias do plantio e dura até três meses, dependendo do estado da lavoura e apresenta uma produtividade normal de 50 a 100 toneladas por hectare.

O fruto deve ser colhido seco e maduro ou verde, de acordo com a época e a preferência do mercado.
Procure ingerir nas saladas,molhos,tem uma grande variedade...o tomate seco é divino.

2 pacotinhos de óregano
Azeite virgem ,até cobrir todo o tomate
200 gramas de azeitonas
Pegue uns 3 kilos de tomates maduros, leve bem, retire as sementes .Coloque
3 colheres de sopa de açucar
1 colher de sobremesa de sal, misture. Jogue por cima dos tomates, que já devem estar num tabuleiro.
Leve ao forno médio por cerca de 2 horas ,vire os tomates um por um. Leve novamente ao forno por mais uma hora. Deve ficar com o aspecto igual o da foto. Desligue o forno, deixe esfriar ali dentro. (geralmente eu faço a noite e deixo esfriar de um dia para o outro)
Depois de frio , vá alternando as camadas , tomates,azeitonas e um pouco de óregano.
Coloque azeite até o final.

Experimente!É uma delicia!

https://www.facebook.com/lidiaamiga


http://twitter.com/machadolidia

Nenhum comentário: