domingo, 20 de janeiro de 2008

20 de Janeiro dia de São Sebastião


São Sebastião foi um santo guerreiro.

Nascido na Itália no século III,ele era militar e chegou a ser considerado um dos oficiais prediletos do imperador Diocleciano. Secretamente, porém, seguia a doutrina cristã e pregava a palavra de Deus para soldados e prisioneiros.Acabou sendo denunciado, e o imperador o obrigou a escolher entre continuar em suas tropas ou seguir os ensinamentos de Jesus Cristo.
São Sebastião manteve-se firma em sua fé e acabou condenado á morte por flechadas.
Amarrado seminu a uma árvore,ele foi atingido vária vezes,mas sobreviveu ao castigo.
Foi acolhido e tratado pela bondosa cristã denominada Irene, que retirou todas as flechas e cuidou de suas feridas.
Assim que se recuperou, demostrando coragem,Sebastião apresentou-se diante do imperador e exigiu que ele parasse de perseguir os cristãos. Novamente foi condenado e açoitado até a morte, no dia 20 de janeiro de 288.
O santo tornou-se padroeiro da cidade do Rio de Janeiro , conta a lenda que na batalha final que expulsou os franceses que ocupavam o Rio de Janeiro,o santo foi visto de espada nas maõs ao lado dos portugueses, lutando contra os franceses. Além disso, o confronto aconteceu no dia dedicado ao santo: (20 de janeiro).
No século XIX, pessoas marginalizadas pela sociedade passaram a buscar no santo uma identificação, inspirada em sua postura desafiadora, ainda que á custa de sofrimento.


Nenhum comentário: