quarta-feira, 23 de janeiro de 2008

Celulas tronco

"Das células-tronco embrionárias é possível dar origem a qualquer um dos 216 tecidos , que formam o corpo humano".


- A polêmica em torno do uso de células-tronco para fins terapêuticos parece estar longe de ter um fim. Mas, no mês passado, uma notícia mobilizou grupos contrários e a favor desses estudos.

Uma equipe de cientistas japoneses e outra norte-americana anunciaram ter desenvolvido,paralelamente, uma mesma técnica, capaz de fazer células humanas adultas da pele voltarem ao estágio inicial tronco-embrionário, reprogramando-as. Dessa forma, seria possível criar, posteriormente, orgãos e tecidos sob medida, sem gerar impasses científicos e éticos a respeito do uso de óvulos e embriões humanos em experiências.
Alguns especialistas acreditam que ainda é cedo para achar que o novo método divulgado seja a solução definitiva para que essas pesquisas avancem.
O procedimento criado pelos cientistas do Japão e dos Estados Unidos consiste na transformação de células da pele em células-tronco, através da inserção de (4) quatro genes diferentes, por meio de um retrovírus.
Com o aperfeiçoamento do novo método será possível retirar células da pele (fibroblastos) de um paciente com alguma doença genetica e re- programá-las, capacitando-as a formar diferentes tecidos humanos.

*****

Bem, esse material foi lido e relido por mim, que sou leiga neste assunto , mas postei de uma maneira que qualquer mortal entenda , acho que tem site de profissionais que quem desejar um estudo técnico certamente encontrará, o importante é que não fiquemos à margem de assuntos que nos interressam,como este, espero que gostem!


Nenhum comentário: