quarta-feira, 20 de maio de 2009

Buraco Negro

Os buracos negros se formam dos caroços estrelares (o que restou da morte da estrela que não se transformou em supernova) Se o caroço remanescente tiver mais que três massas solares (3x a massa do sol), ele irá formar um buraco negro.
Sua principal caracteristica é a super força gravitacional, tão forte que nem a luz escapa da sua atração (por isso um buraco negro não é visível). No entanto, podem ser percebidos se possuírem uma estrela companheira muito próxima. A gravidade do buraco negro atrai o gás da outra estrela, formando um disco visível.
Eventualmente, a matéria espirala e atravessa o horizonte de eventos (o limite do buraco negro) e, desse modo, desaparece do Universo visível.
Um grande desafio para a ciência reside no fato do total "desaparecimento" da matéria atraída pelos buracos negros. Tais corpos celestes possuem a maior atração gravitacional entre todos os corpos celestes encontrados no Universo. A atração gravitacional dos buracos negros é de tal magnitude que até os feixes luminosos incididos nas suas proximidades são obrigados à propagação curvilínea. Portanto, sabendo-se que os raios luminosos propagam-se em linha reta, os buracos negros são responsáveis pela "quebra" de uma das leis da Física que regem nosso Universo.
É importante lembrar que ainda não foi confirmada a existência de Buracos Negros.

Nenhum comentário: