Google+ Followers

domingo, 10 de maio de 2009

Modo simples de identificar um AVC

Se todos podem lembrar algo tão simples como o que será descrito abaixo, poderemos ajudar a salvar algumas pessoas.

Durante um piquenique, uma amiga chamada Ingrid tropeçou e teve uma pequena queda - ela assegurou a todos que estava bem (eles ofereceram-se para chamar uma ambulância) ela disse que apenas tinha tropeçado por causa dos sapatos novos.

Os amigos limparam-na e arranjaram-lhe um novo prato de comida. Enquanto ela parecia um pouco abalada, Ingrid continuou a divertir-se o resto da tarde.

O marido da Ingrid chamou mais tarde para dizer a todos que a sua mulher estava no hospital (as 6:00h da manhã a Ingrid faleceu). Ela havia sofrido um AVC (Stroke) durante o piquenique.

Se eles tivessem sabido identificar os sinais do AVC, talvez a Ingrid ainda estivesse viva. Algumas pessoas não morrem, ficam incapacitadas e com graves sequelas.

Os neurologistas dizem que se conseguirem chegar até uma vitima de AVC dentro de 3 horas, ele pode reverter totalmente os efeitos do AVC.
Totalmente .

O profissional de saúde - médico ,diz que o truque está em reconhecer os sinais de AVC, diagnosticar, e obter assistência médica no prazo de 3 horas, o que não é fácil.

As vezes os sintomas do AVC são difíceis de identificar. A vitima pode sofrer danos mentais muito graves quando as pessoas mais próximas falham em reconhecer os sintomas básicos de um AVC.


Vejam como é fácil identificar um AVC: Lembre-se das 3 letras de STROKE: S, T e R.

S * Peça à pessoa para sorrir (Smile)
T * Peça para ela dizer (Talk) uma frase simples e coerente (ex: Está um dia lindo!!!)
R * Peça para que levante (Raise) os dois braços.

Se a pessoa apresentar problemas para fazer alguma destas três coisas chame o 112imediatamente e descreva os sintomas a quem atender.

Outro sinal de um AVC -

Colocar a língua de fora (dar a língua). Peça à pessoa para por a língua de fora. Se a mesma estiver torta ou for para um lado ou para outro, isso é indicação de AVC.

Um cardiologista disse que, se cada um de nós enviassemos este e-mail para 10 pessoas, uma vida pelo menos poderia ser salva.

Quem enviou para mim, foi a amiga Irani (costa....uol.com.br). Estou repassando!

Nenhum comentário: