segunda-feira, 4 de maio de 2009

O Kama Sutra

O Kama Sutra , foi escrito para a nobreza da Índia por um nobre Vatsyayana, em alguma época entre 100 e 400 d.C.
Escrito originalmente em sânscrito, está inserido na concepção de mundo da religião hindu, seus ensinamentos, embora conduzam ao prazer, visam, em primeiro lugar, à elevação espiritual do homem, em sua trajetória religiosa.
Kama significa amor, prazer, satisfação. É um dos três sustentáculos da religião hindu. Os outros são Dharma e Artha. Dharma é o mérito religioso e Artha a aquisição de riquezas e bens. Os hindus acreditam que aquele que praticar Dharma, Artha e Kama, sem se tornar escravo das paixões, conseguirá êxito em todos os seus empreendimentos.
Em outras palavras, deve-se desfrutar as riquezas e os prazeres sexuais sem jamais perder a virtude religiosa. Naqueles dias, o nobre típico hindu levava uma vida de luxo ocioso e tinha bastante tempo livre para se dedicar, se assim o desejasse, ao aprendizado e ao aperfeiçoamento das habilidades sociais, sexuais e artísticas descritas em livros como o Kama Sutra. Esperava-se do cidadão ideal que dedicava sua vida à conquista de três metas:
darma - aquisição de mérito religioso;
artha - aquisição de riquezas e kama
aquisição de amor ou prazer sexual.
O Kama Sutra pretendia ajudar na terceira destas metas estas três metas possuem suas contrapartes modernas. Muitos de nós não somos tão voltados para a religião, mas buscamos desenvolvimento pessoal e realização; muitos de nós não aspiram grandes riquezas, mas sim ter o dinheiro suficiente para viver confortavelmente; e a maioria de nós quer um relacionamento sexual carinhoso.

O Kama Sutra era destinado aos homens, pois as mulheres na época eram submissas demais, mas isto não quer dizer que ele ignora as necessidades femininas.

“Em resumo, a pessoa sagaz e prudente, que leva em conta Dharma, Artha e Kama, sem se tomar escrava de suas paixões, é bem-sucedida em todos os seus empreendimentos.”

Baseado: livro "Kama Sutra - Guia de Bolso" de Anne Hooper, Editora Ediouro.

livro "Kama Sutra de Vatsyayana - versão de Sir Richard Burton - Ediouro .

Revista Big Man Internacional - Kama Sutra Número 01A - Edição 455 - Ano XVII

Nenhum comentário: