segunda-feira, 10 de agosto de 2009

Metodos anticoncepcionais



Métodos anticoncepcionais são técnicas para evitar uma gravidez. Se você é sexualmente ativo e deseja evitar uma gravidez , procure conhecer alguns métodos.

Tabela

É um método no qual se usa o calendário para marcar os períodos férteis (quando se pode engravidar) e os períodos em que a mulher não engravida. Este método só pode ser usado por quem tem os períodos regulares,quando a distância entre o 1º dia da mestruação (regra) desce e o 1° dia da mestruação seguinte é fixa e , sempre a mesma.
Ex. Quando este espaço de tempo é sempre de 28 dias ou sempre de 30 dias.
Você deverá verificar o número de dias de cada ciclo, contando desde o 1° dia da mestruação até o 1° dia da mestruação seguinte. Então anote o ciclo mestrual mais curto 26 dias e o mais longo 32 dias. Calcule a diferença entre eles. Neste exemplo 6 dias. Se tal diferença for de 10 dias ou mais, a mulher não deverá adotar este método ,pois seu ciclo mestrual é irregular.

Exemplo:
Início do período fértil= 26-18 8° dia

Fim do período fértil=
32-11=21 dia

O período fértil é calculado da seguinte maneira; ciclo mais curto menos 18 indica o 1° dia fértil - ciclo mais longo menos 11 indica último dia fértil.
Então o período fértil foi do 8° dia 21° dia do ciclo. Nos outros dias do ciclo a mulher não deve ter relações sexuais com penetração.
Este método exige bastante atenção e disciplina do casal, além disso é bom lembrar que mudanças de clima, nervosismo, ou algumas doenças podem alterar a regularidade da ovulação e, assim alterar as datas da mestruação.
Em determinadas situações é desaconselhavél o uso da tabelinha.
Ex. pós-parto, pós aborto, durante a amamentação e também na pré-menopausa.

Temperatura

A temperatura normal do corpo de qualquer pessoa varia de 36° a 36°,5 graus centígrados. Com este método é preciso que todos os dias antes de se levantar, a mulher coloque o termômetro na boca, axila (suvaco), ou na vagina.
Escolha o local que mais lhe convenha e mantenha a medição sempre no mesmo lugar . Em breve você vai notar que a temperatura diminui um pouco um dia antes da ovulação e que aumenta no dia da ovulação ( o aumento é pequeno podendo ser por exemplo de 36,5 graus para 36,9 graus centígrados.)
Este método pode ser usado junto com a tabelinha e sempre que não estiver febril.

Se você deseja engravidar:

Tenha relação sexual quando a temperatura aumentar,( é a ovulação, o período fértil)

Para quem não deseja engravidar:

Neste caso, a mulher depende de ter o ciclo mestrual regular, para poder prever o dia em que a temperatura vai aumentar e evitar a relação com penetração vaginal 04 dias antes e 04 dias depois do dia da ovulação.

Muco

Também conhecido como método billing

Este método se baseia na ovulação e exige controle diário. O muco é um tipo de gosminha que sai da vagina e que vai mudando na quantidade e consistência no período fértil.
Todos os dias assim que acordar, coloque o dedo na vagina para ver se há muco e qual a consistência dele. Você observará que alguns dias depois que acabar a mestruação, a vagina começa a ficar úmida (anúncio do período fértil)

Primeiro: o muco é grosso, pegajoso, e depois vai ficando mais ralo e transparente, parecendo clara de ovo cru, e quando se torna tão elestíco que se pode puxar um fio - é sinal que a ovulação vai acontecer ou está acontecendo, logo é o momento mais fértil.

Para quem deseja engravidar:
Ter relações sexuais nos dias com muco abundante (vagina úmida)

Para quem não deseja endravidar:

Só ter relação nos dias sem muco, (vagina seca) ou de muco grosso.

Tabelinha, Temperatura e Muco

Vantagens:

. Não custa nada (em termos financeiros)
. ajudam a conhecer o corpo
. não fazem uso de produtos químicos
. são aceitos pela Igreja

Desvantagens:

.Exigem disciplina e observação do casal
.exigem períodos de abstinência sexual, (quando não se quer engravidar)
.devido a instabilidade da ovulação os métodos descritos acima , tem uma falha elevada.(gravidez á vista)

Nenhum comentário: