domingo, 3 de janeiro de 2010

Prevenir a Dengue

Conselhos Utéis para combater a 'Dengue'

A Dengue é uma doença transmitida pela picada do mosquito 'Aedesaegypti' infectado com o virus. Os mosquitos costumam picar durante o dia, principalmente, no início da manhã e no final da tarde.
O mosquito da Dengue se reproduz em recipiente com água parada exposta, e seus ovos continuam vivos por até um ano.
É importante evitar os criadouros de mosquitos, são neles que as suas larvas se desenvolvem.
Os sintomas mais comuns da Dengue são: febre, fraqueza, dor de cabeça, dores no corpo e por trás dos olhos. Em alguns casos podem aparecer dores nas juntas e manchas vermelhas na pele. A pessoa com suspeita de Dengue deve procurar o serviço de saúde, ingerir bastante líquidos e não fazer automedicação a base de ácido acetil salicílico,(aspirina,AAS, Melhoral, dentre outros).
Se além dos sintomas mais comuns da Dengue surgirem vômitos, sangramentos, dores abdominais intensas, pés e mãos frias, lábios roxos, queda de pressão, há grande possibilidade de ser Dengue Homorrágica. È necessário o atendimento hospitalar, visando evitar a síndrome do choque, que pode levar á morte.


Modo de proceder:

1.Colocar em sacos plásticos fechados os objetos sem utilidade (copos plásticos,potes...etc)

2.Colocar areia nos pratinhos dos vasos das plantas.

3.Manter os reservatórios de água(caixa d'agua, tonéis, latões,etc) vedados, sem deixar espaço para o mosquito da Dengue entrar?

4.Retirar a água acumulada na laje e nas calhas.

5.Guardar virados para baixo, garrafas de vidro ou pet, baldes e vasos de plantas sem uso.

6.Lavar com bucha as vasilhas de água para animais domésticos.

7.Dar descarga, uma vez por semana, em vasos sanitários pouco usados e manter a sua tampa fechada.

8.Manter secos e em local cobertos os pneus sem uso.

9.Limpar e tratar com cloro, uma vez por semana, a piscina. Se não estiver em uso cubra-a.

10.Lembre-se a melhor maneira de prevenir a Dengue é impedindo a reprodução do mosquito. A participação de todos é importante.

Caso haja espelhos d'agua, lagos e cascatas decorativas em seu lugar de moradia trabalho ou escola. Favor manter sempre limpos, acrescentando cloro á água . Os mesmos cuidados devem ser tomados com relação às piscinas.




No Lar:

É na residência que o mosquito da Dengue encontra maior quantidade de lugares e objetos com água para se reproduzir. Cuide para que eles não se tornem criadouros. Nas residências fechadas o cuidado deve ser redobrado pelos proprietários e administradores de imóveis.

No Trabalho:

O local de trabalho não está livre do mosquito da Dengue. Devemos estar atentos e eliminar objetos(recipientes) onde haja água parada exposta ao mosquito, evitando assim, seus criadouros.

Na Escola

Também na escola podem existir lugares onde o mosquito da Dengue pode se criar.
Direção, professores, alunos e pessoal de apoio pode e devem participar, evitando criadouros do mosquito e discutindo sobre a prevenção do mosquito da Dengue.

Espaços Públicos

Praças, Jardins, Parques. É responsabilidade de todos mantê-los limpos, e dos órgãos públicos zelar pela sua conservação e pela prevenção e eliminação de criadouros do mosquito.
Em qualquer lugar onde haja água acumulada e exposta o mosquito da Dengue pode se reproduzir. A participação de toda a população é muito importante.

Unidos no Combate ao mosquito da Dengue

Nenhum comentário: