quinta-feira, 21 de abril de 2011

Museu Historico de Tiradentes

Igreja do Municipio de Sebollas




Distrito de Sebollas - Paraiba do Sul/RJ
Inaugurado em 01 de abril de 1972, instalado em uma pequena casa de partido arquitetônico colonial rural, abriga seu acervo e biblioteca.
A criação do museu está intimamente ligada a história do distrito de Sebollas e a de Joaquim José da Silva Xavier também conhecido como "Tiradentes".
Seu acervo museográfico é composto de imagens sacras século XVIII, do antigo altar pertencente a primeira capela local, alfaias religiosas, documentos, farda de alferes, objetos de época e os restos mortais atribuídos a Tiradentes, que no final do século XVIII
foi um dos Alferes do Império responsavél pela guarda do "Caminho Novo". Adepto aos ideais da Inconfidência Mineira passa a pregá-las pelas estradas e aldeias, e entre elas , Sebollas em Paraíba do Sul.
Fato este que, com sua condenação e sentença de morte em 1792, o povoado de Sebollas recebeu parte dos seus despojos mortais. Fato este que, com sua condenação e sentença de morte em 1792, o povoado de Sebollas recebeu parte dos despojos mortais de Tiradentes, enterrados no antigo altar da Igreja de Sant'Anna de Sebollas.
No Sesquicentenário da Independência em 1792, a Secretária de Cultura do Estado e a Prefeitura Municipal de Paraíba do Sul - incorporaram o "Monumento a Tiradentes", o "Museu Sacro Histórico de Tiradentes" ; e a "Igreja Matriz de Sant'Anna como monumentos oficiais representativos da história local e da Independência do Brasil".






Nenhum comentário: