quinta-feira, 4 de outubro de 2007

Os Mormons

Written by M. Vinicius Ferreira Santos

Wednesday, 05 July 2006

A Igreja de Jesus Cristo dos Santos dos Últimos Dias, ou Os Mórmons, tem crescido bastante no Brasil. É fácil reconhecer alguns de seus líderes, pois eles sempre andam em duplas, com calças escuras, camisas brancas com gravata e um crachá onde se lê:Elder do inglês, Ancião.

Os membros desta igreja são também conhecidos como Mórmons, fundada por um americano chamado Joseph Smith.

Assim como a maioria dos fundadores de seitas, Smith diz que desde a adolescência recebia revelações celestes. No livro "Nosso Legado", que conta a história de como surgiu a "igreja", os editores relatam como formam as visões iniciais.

Smith achava que todas as igrejas evangélicas estavam erradas. Não aceitava o fato da diversidade de denominações e, lendo Tiago 1.5 "Ora, se algum de vós tem falta de sabedoria, peça-a a Deus, que a todos dá liberalmente e não censura, e ser-lhe-á dada", começou a buscar sozinho a sabedoria que julgava necessária .

Numa manhã de 1820, sozinho no bosque, Smith testemunhou: "fui subitamente subjugado por uma força que me dominou inteiramente(..). Intensa escuridão envolveu-me". (Nosso Legado, pg3).

Para quem conhece a história do Islamismo percebe a semelhança com Mohamed (Maomé) que também diz ter recebido de um "anjo" as revelações que nenhum outro homem jamais teve. Interessante que Maomé testemunha de que uma certa vez, quando recebia uma mensagem de Alá, ele estava em cima de um camelo. Maomé ficou tão pesado que o camelo não agüentou seu peso e caiu.

Além disto, outra forte semelhança é o fato de nas duas religiões os seus fundadores se auto-intitularam o último e grande profeta de Deus, e que as revelações que receberam são tão especial que sobrepujam a própria Bíblia

Smith afirma que Deus e Jesus falaram-lhe que todas as Igrejas estavam ensinando doutrinas humanas, e que ele, Smith, seria o portador de um "evangelho" novo que restauraria a Verdadeira Igreja.

Na segunda revelação, 3 anos após, em 1923, um certo "anjo" Moroni, mostrou-lhe o lugar onde havia sido enterrado um livro sagrado de ouro, contendo as verdades de Deus. Este livro, após ser traduzido do idioma "egípcio Reformado" , ficou conhecido como o Livro de Mórmom. Os Mórmons norte-americanos expressam o típico espírito patriota, e até certo ponto, arrogante do povo americano. A começar pela segunda revelação a Smith, que, segundo ele, o tal Moroni era nascido na América; o livro de ouro estava enterrado em terras americanas; a Nova Jerusalém (do Apocalipse) será na América . Até alguns anos atrás chegaram a ser acusados de discriminação racial. Lembro de uma matéria no jornal O Globo, do Rio de Janeiro, que falava sobre racismo envolvendo os mórmons. Dizia a matéria que os "missionários" ao perceberem pelos álbuns da família que havia negros entre os antepassados, não mais visitavam esta casa.

O Livro de Mórmom é tido por superior à Bíblia. Tem 15 livros, subdividido em capítulos e versículos, sendo que vários deles são cópias de textos bíblicos. Mesmo assim, o Livro de Mórmom chega a dizer que ela está deturpada.

"Joseph Smith traduziu o Livro de Mórmon para o inglês pelo dom e poder de Deus. Ele disse que o livro 'é o mais correto que existe sobre a face da Terra e a pedra angular de nossa religião e [que] um homem pode se aproximar mais de Deus observando os seus preceitos do que pelos de qualquer outro livro.' (Hystory of the Church, 4:461)"

Além deste, eles têm também mais dois livros importantes: Doutrinas e Convênios e A pérola de grande Valor.

Alguns ensinos dos Mórmons que são contrários à Bíblia:

1- Batismo de mortos
2- Poligamia ( Chegam a afirmar que Jesus era marido das irmãs Marta e Maria e de Maria Madalena)
3- Que a Bíblia esta corrompida.
4- São os únicos detentores das verdades eternas.
5- Eva era apenas uma das esposas de Deus.
6- Deus e o arcanjo Miguel são a mesma pessoa.
7- Jesus não foi concebido pelo Espírito Santo.
8- A Igreja se corrompeu de tal forma que só a IJCSUD é santa e o grande profeta desta restauração é J. Smith.
9- A mensagem que pregam resume-se em alcançar a divindade em cumprindo-se as ordenanças do evangelho mórmom.
10- Crêem que Jesus não é Deus e que é irmão de Lúcifer.
11- A salvação é obtida através das boas obras da igreja mórmom.

No Brasil, atualmente os Mórmons são 800 mil membros (175 mil em SP).



Fonte Internet

Nenhum comentário: