Google+ Followers

terça-feira, 2 de outubro de 2007

Um pouco sobre a historia do Japao

O arquipélago japonês adquiriu sua ocupação atual há aproximadamente 10 mil anos, começando então a era conhecida como Era Jomon, que durou uns 8 mil anos. As pessoas desta época eram caçadores e recolectores que foram formando pequenas comunidades. Também começaram a utilizar objetos de barro.
No Japão, a história é dividida em períodos ou eras.
O arroz chegou ao Japão através do continente eurasiático por volta do ano 300 a.C. durante a Era Yayoi.
O Japão começou a se tornar uma nação na Era Yamato, que começou no final do século III d.C. Os antepassados do atual Imperador começou a governar um pequeno número de estados com as mesmas regras, hoje são as províncias de Nara e Osaka.
O príncipe Shotoku implantou a primeira Constituição do Japão no ano 604. Nesta época também houve a introdução do Budismo vindo do continente eurasiático.

A Era Nara iniciou no começo do século VIII, com o estabelecimento da primeira capital em Nara. A capital foi mudada para Kyoto, começando a Era Heian, quando a influência das famílias nobres foi predominante.
A classe militar, os samurais, governaram o Japão da Era Kamakura (final do século XII) até terminar a Era Edo, na segunda metade do século XIX.
Em meados do século XV, aconteceu uma guerra civil que durou cerca de 100 anos, lutas entre os senhores samurais de diferentes domínios. O promotor da unidade nacional e pacificador foi Toyotomi Hideyoshi.

A Era Edo iniciou no começo do século XVII, quando Tokugawa Ieyasu criou um governo em Edo, atual Tokyo, durando mais de 200 anos. Nesta época, o Japão só fazia intercâmbio com a China e os Países Baixos. O Japão começou a se abrir para os EUA e as potências européias com a chegada do comodoro estadunidense Matthew Perry em 1853.

A época dos samurais se finalizou com a Restauração Meiji de 1868, dando início a um novo sistema de governo baseado no Imperador, fomentando a modernização. Adaptou sistemas políticos, sociais e econômicos ocidentais e estimulou a atividade industrial.
O movimento democrático ganhou força em 1920. Os militares, aproveitando-se de uma crise econômica mundial, conseguiram o poder.

Com o fim da Segunda Guerra Mundial em 1945, entrou em vigor uma nova Constituição, onde o país se comprometia a regir um sistema democrático pacífico, melhorando sua economia . Em 1956 foi aprovada a entrada do Japão nas Nações Unidas. E como membro da comunidade internacional, o Japão tem contribuído, para paz e prosperidade mundial.

Nenhum comentário: