terça-feira, 13 de novembro de 2007

Dia Mundial da Diabetes

14 de novembro

Ainda são muitas as dúvidas sobre o Dia Mundial do Diabetes no Brasil. Afinal, quando se comemora a data e por quê?
A resposta correta é 14 de novembro, dia escolhido pela International Diabetes Federation para divulgar uma campanha única no mundo inteiro a respeito do diabetes, chamando a atenção, não só dos médicos e profissionais de saúde, como também de governos e da sociedade em geral, para tópicos importantes relacionados à doença. O tema deste ano será nefropatia diabética.
A campanha mundial acontece desde 1991 e o dia 14 de novembro foi escolhido por causa do aniversário de Frederick Banting, responsável, junto com Charles Best, pela descoberta da insulina em outubro de 1921.
A partir de 1997, resolveu-se estabelecer essa data, também no Brasil, através da portaria nº 391, de 4 de abril de 1997, lançada pelo Ministério da Saúde.
Antes disso, a data era comemorada em nosso País no dia 27 de junho, no chamado Dia Nacional e Internacional do Diabetes, de acordo com a portaria, já extinta, n.º 895, de 20 de junho 1991.
Além disso, ainda é comemorado no dia 14 de novembro o Dia Estadual de Prevenção ao Diabetes, de acordo com projeto de lei, do deputado Claury Alves (PTB-SP), pela Assembléia Legislativa do Estado de São Paulo.



Imagem do rio Paraiba

Acervo - Lidia Machado Pereira

Nenhum comentário: