terça-feira, 13 de novembro de 2007

Livro Eletrônico sobre Diabetes


Como projeto pioneiro de estímulo à educação médica continuada, a Sociedade Brasileira de Diabetes tem a grata satisfação de anunciar o lançamento do livro-eletrônico “Diabetes na Prática Clínica”, cujos módulos 1 e 2 estão disponíveis a partir de hoje no endereço http://www.diabetesebook.org.br.

O módulo 3 poderá ser acessado a partir do dia 15 de outubro e, o módulo 4 a partir de 31 de dezembro deste ano. Tendo como editores os Drs. Reginaldo Albuquerque e Augusto Pimazoni Netto, o E-book da SBD conta com a prestigiosa colaboração de mais de 50 diabetologistas brasileiros para o desenvolvimento de seu conteúdo editorial.

As versões eletrônicas de textos médicos apresentam várias vantagens competitivas em relação às versões impressas. Em primeiro lugar, pela possibilidade de atualização permanente de conteúdos pelos autores e pela possibilidade de participação ativa dos leitores através de opiniões e comentários, que serão anexados ao final de cada capítulo, como contribuições pessoais dos leitores.

Em outras palavras, “Diabetes na Prática Clínica” será um verdadeiro fórum de debates, que permitirá uma atualização constante e um intercâmbio de idéias e posturas profissionais entre autores e leitores. Outra vantagem adicional da versão eletrônica é a disponibilização, para “download”, de dezenas de slides didáticos que fazem parte de um rico acervo de ilustrações médicas, que complementam a qualidade didática do livro eletrônico.

O E-book da SBD compõe-se de mais de 40 capítulos distribuídos em 4 módulos, sob a coordenação editorial de destacados especialistas em cada área.

São eles:
• Módulo 1 = Diagnóstico, Epidemiologia e Fisiopatologia do Diabetes.
Coordenação editorial: Dras. Sandra Ferreira e Marília Brito Gomes.

• Módulo 2 = Complicações do Diabetes e Principais Co-morbidades.
Coordenação editorial: Drs. Bernardo L. Wajchenberg e Domingos Malerbi.

• Módulo 3 = Tratamento do Diabetes: Abordagens Educacionais e Alterações do Estilo de Vida.
Coordenação editorial: Drs. Marco Antonio Vívolo, Silmara Leite e Adriana Forti.

• Módulo 4 = Tratamento do Diabetes e Abordagens farmacológicas.
Coordenação editorial: Drs. Marcos Tambascia e Walter Minicucci.
A viabilização deste ambicioso projeto editorial só foi possível graças ao apoio educacional da Merck Sharp & Dohme, na pessoa de seu Gerente de Produtos Rubens da Silva, cujo patrocínio cobriu boa parte dos custos de desenvolvimento do E-book “Diabetes na Prática Clínica”.

Nossos sinceros agradecimentos à MSD por seu valioso investimento na educação médica continuada dos médicos brasileiros. Os editores, coordenadores editoriais e autores deste projeto expressam também seu reconhecimento à Diretoria da SBD pelo estímulo, pela confiança e pelo apoio, que vem sendo dado a este projeto histórico na diabetologia brasileira.

Dr. Augusto Pimazoni Netto -

Consultor Médico para Projetos de Educação em Diabetes

Fonte: Sociedade Brasileira de Diabetes

Nenhum comentário: