sexta-feira, 23 de novembro de 2007

A Televisao

Não se pode dizer precisamente quem inventou a televisão. Os cientistas, desde o início do século XIX, vinham buscando transmitir imagens a distância e, apenas em 1842, com o invento de Alexander Bain, obteve-se a primeira transmissão telegráfica de uma imagem sem movimento (fac-símile), atualmente conhecido como fax.

Antes, em 1817, o químico sueco Jakob Berzelius descobriu o selênio, mas só 56 anos depois, o inglês Willoughby Smith chegou a conclusão de que o selênio podia transformar energia luminosa em energia elétrica. Através desta descoberta, pôde-se transmitir imagens por meio de corrente elétrica.

Um passo importante para a criação da TV foi a descoberta do francês, Maurice Le Blanc. Em 1880, ele percebeu que imagens sucessivas apresentadas numa certa velocidade davam a impressão de velocidade. Então, Julius Elster e Hans Getiel inventaram a célula fotoelétrica (1892). Arbwehnelt criou um sistema de televisão por raios catódicos em 1906, sendo que o mesmo ocorreria na Rússia por Boris Rosing. O sistema usava espelhos junto ao tubo de raios catódicos.

Em 1920, realizaram-se as verdadeiras transmissões, graças ao inglês John Logie Baird, através do sistema mecânico baseado no invento de Paul Nipkow – um disco de ferro com furos eqüidistantes, dispostos em espiral. Ao girá-lo, se podia dividir um objeto em pequenos pontos e que em alta velocidade voltava a forma novamente a imagem do objeto.

Quatro anos depois, o inglês Jonh Lodgie Baird transmitiu contornos de objetos a distância e, no ano seguinte, fisionomias de pessoas. Já em 1926, Baird fez a primeira demonstração no Royal Institution em Londres para a comunidade científica e assinou depois contrato com a BBC para transmissões experimentais. O padrão de definição possuía 30 linhas e era mecânico.

Nesse período, em 1923, o russo naturalizado americano Wladimir Zworykin patenteou o iconoscópio, um tubo a vácuo com uma tela de células foto elétricas que permitia a análise eletrônica da imagem: o olho da TV. Usando o iconoscópio, ele transmitiu imagens numa distância de 45 quilômetros. Logo a RCA (Radio Corporation of America) convidou Zworykin para conduzir a equipe que produziria o primeiro tubo de televisão.

Em 31, a RCA já tinha antena no último andar do Empire State Building em Nova Iorque. Os estúdios NBC (National Broadcasting Corporation), embora sua primeira transmissão tenha sido apenas em 1939 com inauguração da Feira Mundial de Nova Iorque. Em março de 1935, emite-se oficialmente a televisão na Alemanha e em novembro, na França, sendo a Torre Eiffel o posto emissor.

No ano seguinte, três câmeras eletrônicas transmitem para a TV londrina a cerimônia de Coroação de Jorge VI, com cerca de cinqüenta mil telespectadores. Na Rússia, a televisão começa a funcionar em 1938.

A televisão era então uma realidade, Zworykin inventou, uma válvula de raios catódicos muito sensível, chamada orticon, que adaptada a câmera equilibrava a luz e dava uma qualidade técnica melhor a imagem. O orticon passou a ser produzido em escala industrial a partir de 1945. O sistema passou a ser, depois, totalmente eletrônico.

A tecnologia da TV ficou parada durante a Segunda Guerra Mundial. A Alemanha foi o único país da Europa a manter a televisão no ar. Paris voltou as transmissões em outubro de 1944, Moscou em dezembro de 1945 e a BBC em junho de 1946, com a transmissão do desfile da vitória. Somente no início de 50 a telinha passou a fazer parte da realidade de todos os países e se firmou como meio de comunicação de massa.

Em 1950, foi inaugurada a TV Tupi de São Paulo – chamada PRF-3, canal 3 (depois 4), pioneira na América Latina, em 18 de setembro de 1950 trazida pelo jornalista Assis Chateaubriand, dono dos Diários Associados, com sistema trazido dos EUA.

Em 1951, começam a ser fabricados os primeiros receptores de televisão no Brasil, por Bernardo Kocubej, com a marca Invictus. 18 de Setembro de 1955 - é realizada a primeira transmissão externa direta pela (Record - SP), com a transmissão do jogo entre Santos e Palmeiras, na Vila Belmiro.


Nenhum comentário: