sábado, 1 de dezembro de 2007

Origem da Dentadura

A dentadura é uma prótese, ou seja, um substituto para os dentes ausentes, podendo ser retiradas e recolocadas na boca. Pode ser classificada como prótese total convencional - aquela que é colocada na boca depois que os dentes remanescentes forem extraídos e os tecidos estiverem cicatrizados.
No ano de 1927, o governo japonês mandou remover parte de um cemitério para a construção de uma via pública, numa urna de cerâmica, foi encontrada a primeira dentadura confeccionada no mundo.
(que se tem notícia)
Ela pertenceu a Hidam Nokami Yagyu,um famoso samurai e segundo estudiosos, a peça deve ter cerca de 344 anos.

A base da dentadura Yagyu era confeccionada em madeira "tsuguê", árvore nativa do Japão, de grande resistência e muito utilizada, ainda hoje, na fabricação de pentes,os dentes foram feitos de pedra-de-cera, equivalente à nossa pedra-sabão e sua coloração era marrom.

A dentadura contribui, junto com a parte clínica, para repor elementos dentais, reproduzir a anatomia estética e fonética, e proteger as estruturas remanescentes, dando assim, continuidade à função mastigatória.
Novas próteses podem parecer estranhas e desconfortáveis durante as primeiras semanas ou até meses.
Durante um período de tempo, a dentadura precisará ser reajustada, refeita ou recolocada devido ao desgaste normal. Também, com o passar do tempo,a face sofre pequenas modificações; essas pequenas mudanças fazem com que a dentadura fique frouxa, dificultando a mastigação e consequentemente causando uma irritação na gengiva , assim deve-se consultar o odontólogo ( dentista) pelo menos uma vez ao ano.



Muito interessante, você sabia?

Um comentário:

Anônimo disse...

Ta tudo certinho, mas a primeira dentadura é mais antiga, data da altura dos fnícios, a mais de 4000 anos atras.

Beijinhos