sábado, 12 de julho de 2008

Cravina


Cravo de defunto

Antigamente chamavam este cravo de cravo de defunto, é óbvio que esta planta sendo campestre enfeitava o falecido(a).

- Tagetes patula, flor de coloração laranja amarelado ,de odor forte (inconfundivél) é a resposta para todas as dores e sintomas desagradáveis provocados pela dengue (dores musculares ,febre, dor de cabeça).
As propriedades medicinais da Cravina ainda são poucos conhecidas, mas sabe-se da presença de óleos essenciais nas folhas, elas determinam ação diurética e antelmíntica.
Nos casos em que havia dores musculares, generalizadas acompanhadas de febre, efetua-se o tratamento com goles de chá ainda morno.
Após as duas primeiras horas da ingestão do chá , geralmente não há mais queixas de dores de cabeça, febre ou dores por todo o corpo.

Sintomas de identificação da doença:

Aedes aegypti - é o principal transmissor da doença,o mosquito é pequeno, tem cor escura e rajadas de branco, se reproduz em água limpa e parada, durante o dia pica as suas vítimas.
A dengue é uma doença perigosa que pode inclusive , levar á morte. Seus sintomas se confundem com os da gripe: febre, dor de cabeça, dor forte nos olhos, na musculatura e nas juntas. Em alguns casos podem surgir manchas avermelhadas e erupções na pele, assim como pequenos sangramentos, na gengiva e nariz.

Tratamento:
O paciente que está com dengue , deve ficar em repouso, beber muito líquido,e não fazer uso de medicamentos, cuja fórmula contenha ácido acetil salicílico (aspirina,AAS).

Precauções:
É necessário manter, pneus ,e outros objetos que acumulem água,em local seco e protegido da chuva. As garrafas velhas devem ser mantidas sempre vazias e guardadas de cabeça para baixo.
Caixas d'agua, cisternas e tambores ,devem ser bem tampados, não deixe frestas, (senão o mosquito entra).
Os bebedouros de animais e aves, devem ser lavados e esfregados com com bucha,(pelo menos uma vez por semana.)
Muito cuidado com os pratos das plantas, (vasos e xaxins), lave-os usando uma escova , ou coloque areia grossa.

Ao sair de viagem , siga este procediemnto:
redobre a atenção - tampe o vaso sanitário, feche bem os latões de lixo.

Participe você também desta campanha, mas se por um acaso você 'pegar' dengue, este chá caseiro pode aliviar os seu sintomas, proporcionando um bem-estar.

Modo de Fazer o Chá de Cravina

Ingredientes:

10 folhas de cravo de defunto ou cravina
1 litro de água fervente.
Pegue as folhas de cravina,lave na água corrente , seque com um pano limpo,jogue a água fervente por cima e abafe.
Tomar de 3 a 4 copos por dia.

Nenhum comentário: