sexta-feira, 5 de setembro de 2008

Do Amor ao Proximo




"Vós outros andais muito solícitos em redor do próximo,e o manifestais com belas palavras . Mas eu vos digo: o vosso amor ao próximo é vosso amor a vós mesmos.
Fugis de vós em busca do próximo,e quereis converter isso numa virtude; mas eu compreendo o vosso "desinteresse".
O Tu é o mais velho do que o Eu; o Tu acha-se santificado,mas o Eu ainda não. Por isso o homem anda diligente atrás do próximo.
Acaso vos aconselho o amor ao próximo? Antes vos aconselho a fuga do "próximo" e o amor ao remoto!
Mais elevado que o amor ao próximo é o amor ao lonlínquo, ao que está por vir, mais alto ainda que o maor ao homem coloco o amor ás coisas e aos fantasmas.
Esse fantasma que corre diante de vós ,meus irmãos, é mais belo que vós.Por que não dás a vossa carne e os vossos ossos? Mas tende-lhes medo e fugis á procura do vosso próximo.
Não vos suportais a vós mesmos e não vos queréis o bastante; desejareis seduzir o próximo por vosso amor e dourar-vos com a vossa ilusão.
Quisera que todos esses próximos e seus vizinhos se vos tornassem insuportáveis; assim teriéis que criar para vós mesmos o vosso amigo e o seu coração fervoroso.
Chamais uma testemunha quando quereis falar bem de vós, e logo que a haveis induzido a pensar bem da vossa pessoa, vos mesmos pensais bem da vossa pessoa.
Não só mente o que fala contra a vossa consciência ,mas sobretudo o que fala com a sua inconsciência. E assim falais de vós no trato social, enganando o vizinho.
Fala o louco:"O trato com os homens exaspera o caráter, principalmente quando o não temos."
Um vai após o próximo, porque se procura ; o outro porque se quisera esquecer.
A nossa malquerença com respeito a vós mesmos converte a vossa soledade num cativeiro.
Os mais afastados são os que pagam o nosso amor ao próximo, e quando vós juntais cinco, deve morrer um sexto.
Também me não agradam as vossas festas ;encontrei nelas demasiados cômicos e os mesmos espectadores se conduzem freqüentemente como cômicos.
Não falo do próximo ; falo só do amigo. Seja o amigo para vós a festa da terra e um pressentimento do Super-Homem.
Falo-vos do amigo que leva em si um mundo disponivel,um invólucro do bem - do amigo criador que tem sempre um mundo disponível para dar.
E como se desnvolveu o mundo para ele,assim se envolve de novo :tal o advento do bem pelo mal,do desígnio pelo acaso.
Sejam o porvir e o mais remoto a causa do vosso hoje;no vosso amigo deveis amar o Super-Homem, como razão de ser.
Meus irmãos, eu não vos aconselho a amar ao próximo; aconselho-vos o amor ao mais afastado."

Assim falava 'Zaratustra.'

(Nietzsche)

Nenhum comentário: