domingo, 5 de outubro de 2008

De onde eu vim



Meu pai , faleceu no dia 12 de abril . Passados algumas semanas (eu acho) eu , Geisa e Rose fomos até a sua casa em Três Rios. Estranho! Chegar lá e não ver o pai. Lá , estava a sua ex-companheira Tininha. Não nos convidou a entrar, pelo contrário - recebeu-nos ali mesmo no quintal . A finalidade da visita , selecionar alguma coisa para ficarmos de lembrança ( é normal quando morre alguém querido). Todos os seus documentos , seus papéis , suas recordações , estavam no chão...já havia virado 'lixo'.
Consegui pegar o meu álbum de casamento . Um ficava comigo, o outro com o meu pai. Nós gostavámos de rever os álbuns de fotografias quando a família estava reunida. Foi aí , que peguei a certidão de segundas núpcias do vovô Pedro , foi assim fiquei conhecendo os meus bisavós. Mas... não liguei muito para o documento, queria apenas ficar com algo. Algum tempo se passou ,um dia me vi com o documento nas mãos , só então percebi o que era . Pena que o pai não falava muito de seu passado.
Esta e a certidão de casamento do meu avô Pedro nas suas segundas núpcias . O fato importante ... e que por meio da certidão eu fiquei sabendo dos seus pais. Foi assim que eu cheguei aos meus bisavos.





Conheça alguns dos descendentes do casal , Eudinea PIMENTA BRASIEL e Militão DELPHINO PEREIRA.

Natal de 2008 (casa da Rosi - Três Rios)






Cristiane



Retocando a maquiagem

Cristiane e seu noivo leleu, Lídia,Gabi e o seu irmão Vitor (por parte de pai)



Gerei três meninas,legitimas representantes do clã



Gabrielle



Cristiane ,Francine e Gabrielle



Francine

Recuando um pouco no tempo cheguei aos bisavós paternos , não os conheci - sei que cedo faleceram ,reparei na data do casamento do meu avô Pedro, (cedo também enviuvou-se ) notei que : quando contraiu as suas segundas núpcias, os seus pais (meus bisavós )já eram falecidos , isto aconteceu em 27 de setembro de 1939.

Meu bisavô - chamava-se: Militão DELPHINO PEREIRA
Minha bisá - chamava-se: Euridea PIMENTA BRASIEL

Geraram o meu avô - Pedro DELPHINO PEREIRA , nascido em 09 de dezembro de 1898

Meus avós paternos:

Pedro DELPHINO PEREIRA
Lydia PEREIRA da SILVA
O casal gerou meu pai

- Manoel DELPHINO PEREIRA, nascido em 25 de setembro de 1931

Os meus avós - tiveram outros filhos ,conheci e convivi com os meus tios na minha meninice. Hoje, só restou o meu tio Walter,professor aposentado. Mantemos correspondência pelo Orkut.(minha avó -Lydia faleceu muito cedo, não há conheci, dela herdei o meu nome)

Meus tios:

tia Ita - Eurídice
tio Moa - Moacir
tio Walter - meu tio e padrinho
tio Dim - o caçula dos tios , chamava-se Pedro , como seu pai (o meu avô). O casal
gerou cinco filhos.

Conhecendo os tios:

Tia Eurídice - Ita
Meu pai dizia que ela ajudou a criar os irmãos, era a única menina e naquela época era natural, que quando a mãe faltasse os irmãos mais velhos também assumissem a criação do menores, a minha avó Lydia, faleceu devido a uma pneumonia ,meu pai dizia que ela estava torrando café , começou a chover e num instinto ela correu para pegar as roupas no varal, pegou uma gripe que evoluiu para uma pneumonia .
A morte dela, aos 33 anos - deixou um vazio na vida dos filhos.
A mãe da minha avó Lydia,chamava-se Claudina era parteira, residia na Rua XV de novembro em Três Rios e nos fundos da casa da vovó Claudina a tia Ita construiu , a casa dela.
Tinha um fogão a lenha nos fundos , ela fazia uma galinha no seu fogão que era de-li-ci-o-sa.

A tia Ita, foi mãe de 04 filhos.

Lidia com a prima Jureméia (Jurema) filha da tia Ita.



Jureméia , Benitez, José Carlos e o Irineu (diquinho)

Tio Moacir - Moa
A minha memória sobre o tio Moa começa no Triângulo - (nós residimos também neste bairro) na cidade de Três Rios ,algumas vezes - ele aparecia aos domingos para ouvir músicas com meu pai e a minha mãe. Lá em casa tinha uma 'eletrola' ou 'vitrola' e o disco era pesado ...78 rotações , se não tivesse cuidado ao limpar, ou para transportar o disco podia quebrava-se.
Já viu, né? Criança, nem em sonho podia botar as mãos num disco.
Meu pai, dizia que o Moa batia um bolão , jogava no Entrerriense Futebol Clube.(Três Rios)
Sei que ficou noivo - da madrinha Ceci, o noivado foi rompido e jamais e casou, morreu solteiro, não deixou filhos.

Tio Walter -
Quando mudamos para o centro de Três Rios, fomos morar numa casa que ficava perto daquela que viria a ser a AV. Beira-rio. È claro, que ninguém ainda sonhava com a construção da Av. Alberto da Silva Lavinas (beira-rio).
O tio Walter e a tia Nair eram quase os nossos vizinhos. Chegamos a ter uma boa convivência, ás vezes eles iam lá em casa jogar Bingo, (era um jogo em que se marcava as cartelas), ou canastra, (buraco).
Foi aí que aprendemos a jogar, ficávamos em pé olhando eu e a minha irmã Geisa, quando faltava parceiro , podíamos jogar com os adultos.
Aprendemos a jogar e , modéstia a parte jogávamos bem. Nunca se jogava a dinheiro , era apenas para passar o tempo.
Nos aniversários, nos encontrávamos. (não teve filhos)

Tio Pedro - Dim
Também jogou bola no Entrerriense Futebol Clube (futebol amador) exercia a profissão de serralheiro. Casou-se com a Juanita.
Quase não tenho lembranças dele. Ou melhor tenho - mas convivemos pouco lembro-me que foi noivo da Esperança, morávamos perto da família da antiga noiva (Bairro Triângulo)a família era de professoras a irmã que se chamava Jóa ,e a mãe dela ,Dona Gerarda - que foi minha professora .
Ela, lecionava em casa e tinha uma palmatória dependurada na parede da sala de aula.
O casal teve filhos ,chama-se Evandro

Meus pais:

Manoel DELPHINO PEREIRA
Jacira MACHADO PEREIRA
geraram a mim - Lidia MACHADO PEREIRA

Meus irmãos :

Geisa
Almir
Rosemare
Lilian



Antes de mim , meus pais tiveram um filho que muito cedo retornou a espiritualidade ,tinha apenas alguns meses - chamava-se Walter, como o meu tio.

Nasci no dia de São João - na cidade de Três Rios. Vim ao mundo pelas maõs de uma parteira . Meus pais moravam do Portão Vermelho nessa época , alguns meses mais tarde mudaram-se para uma casa de parede-meia que dividiam com os meus avós.(avós maternos)
Esta casa ficava atrás do armazem de café (este armazem era enorme ,provavelmente construído na época em que o Brasil dominava o cultivo do café, infelizmente foi demolido.)
A diferença de idade entre nós(meus pais) e eu, era de apenas duas décadas.
Namorei , estudei - conclui o curso de Técnico de Contabilidade no Colégio Ruy Barbosa no ano de 1970.
Entre namoro e noivado foram 6 anos. No dia 25 de maio de 1975 o matrimônio aconteceu na Igreja de São José Operário - o meu noivo estava concluindo o curso de Direito, na cidade de Niterói onde passei a residir.

Lídia MACHADO PEREIRA
Plínio FONTAINHA DE CARVALHO

E foi nesta cidade (Três Rios)que casei, posteriormente dei a luz a três meninas.

Cristiane P. F. de Carvalho
Francine P. F. de Carvalho
e Gabrielle P. F. de Carvalho

Gostaria muito ,de preencher algumas lacunas do meu passado referentes aos meus ancestrais, vou procurar o meu tio Walter, ele é o último dos moicanos.

Conforme o prometido ...estou trazendo fotos da família
A pimenta vai ser o nosso brazão.Que tal?

Nenhum comentário: