segunda-feira, 15 de junho de 2009

Alcoolismo

Utilidade Pública



O que é Alcoolismo?

O alcoolismo também conhecido como "sindrome de dependência do álcool", é uma doença caracterizada pelos seguintes elementos:

. Compulsão: uma necessidade forte ou desejo incontrolável de beber
. Perda de controle: a inabilidade freqüente de parar de beber uma vez que a pessoa já começou.
. Dependência física: a ocorrência de sintomas de abstinência, como naúsea, suor, tremores e ansiedade, quando se para de beber após um período bebendo muito. Tais sintomas são aliviados bebendo álcool ou tomando outra droga sedativa.
. Tolerância: a necessidade de aumentar as quantias de álcool para sentir-se "alto".

(nem todos estes problemas precisam ocorrer juntos)

O alcoolismo tem pouca a ver com que tipo de álcool uma pessoa bebe, há quanto tempo a pessoa bebe, ou até mesmo exatamente quanto álcool uma pessoa bebe. Porém, tem muito a ver com a necessidade incontrolável por álcool. Esta descrição do alcoolismo nos ajuda a entender porque a maioria dos dependentes de álcool não consegue se valer só de "força de vontade" para parar de beber. Estas pessoas estão sob forte compulsão do álcool, uma necessidade que se mostra tão forte quanto a sede ou a fome. Enquanto alguns se recuperam sem ajuda, a maioria dos dependentes de álcool precisa de ajuda de outros (médicos, terapeutas, enfermeiros.etc) para se recuperar desta doença . Com o apoio e tratamento adequados, muitos indivíduos são capazes de parar de beber e reconstruir suas vidas.
Muitos pensam : porque certas pessoas bebem sem ter problemas, enquanro outras são terminantementes incapazes de controlar sua bebida? Pesquisas recentes, apoiadas pelo NIAAA (Instituto Norte-Americano sobre Álcool e Alcoolismo) demostram que, para muitas pessoas , a vunerabilidade ao alcoolismo é herdada. Vale ressaltar que aspectos do ambiente da pessoa, como influência de colegas e a disponibilidade do álccol também são influências significativas. Influências herdadas e do ambiente são chamadas de "fatores de risco". Contudo, risco não é destino.
Só porque o alcoolismo tende a ser mais encontrado em famílias, isto não significa que um filho de um dependente de álcool, automaticamente, desenvolverá alcoolismo.


Do livro: Álcool: O Que Você Precisa Saber

Publicação Oficial da Secretária Nacional Antidrogas - SENAD

Anexo II do Palácio do Planalto - sala,235

Brasilia - DF

Telefones(61) 411-2902/411

Fax - (61) 411-2110

0800614321 (ligação gratuíta)

Nenhum comentário: