sexta-feira, 5 de junho de 2009

Jardim de Sao Joao Marcos

Este belo Jardim, também é conhecido pelos minícipes de Paraiba do Sul como "Jardim Velho"









Praça Marques de São João Marcos

Primeiro núcleo de povoamento do município , b nas margens do rio Paraíba do Sul, terras dos índios 'Puri'. Garcia Marques Rodrigues Paes, que abrindo o "Caminho Novo" das Minas Gerais para o porto do Rio de Janeiro, fez aí o seu 'pouso'.
Em 1715, Garcia Paes edificou no local uma capela em louvor a Nossa Senhora da Conceição da Santa Virgem e dos Apóstolos São Pedro e São Paulo.
O "Coreto", tombado pelo Instituto Estadual de Patrimônio Cultural - INEPAC sob
o processo de n° E-18/300. 288/85, tomabamento provisório de 16/12/1985, localiza-se no centro da grande Praça, com paisagismo típico do segundo reinado, assinalado pelos renques de 60 palmeiras imperiais , plantadas em novembro de 1856, colocadas em fileiras em formato de cruz. O "coreto" de refinada execução foi construído por Francisco Ferreira Ribeiro , o 'Chico do Sossego' ,no início do século XX, com base de pedra sextavada e cobertura metálica com lambrequim sustentada por seis pilares que apoiam o gradil de ferro, trabalha detalhado do ferreiro "Augusto Batista Ferreira.
Era o local de antigas retretas, onde havia apresentações de bandas musicais da cidade.
A praça teve anteriormente outros nomes: Largo das Palmeiras, Jardim Municipal e finalmente Praça Marques de São João Marcos , em homenagem a família Paes Leme. O Jardim de influência do romantismo inglês proporciona a sensação de integração a natureza, com seus canteiros, espelhos d'agua, repuxos e fontes.

Fonte - Prefeitura Municipal de Paraiba do Sul

Esclarecimento da autora do Blog

Na gestão do ex-prefeito Rogério Onofre, o Jardim de São João Marcos passau por uma grande reforma , mas sem mexer na sua estrutura.
O jardim era composto de vários trailhers , que ofereciam um grande perigo a população . A fiação era toda exposta , sem conforto nenhum para os munícipes, banheiro? Não havia.
Quando veio a grande mudança na cidade , a praça teve quiosques padronizados, (com banheiros) pinturas e reposição de bancos , podas, e um calçamento ao redor do jardim. Desnecessário dizer que ficou linda . O ex-prefeito da cidade (Paraíba do Sul) Sr°Rogério Onofre de Oliveira travou grandes embates para que as mudanças acontecessem. Alguns munícipes que não desejavam o progresso da cidade tentaram de todas as formas ,embargar as obras do 'Jardim Velho'. Para a felicidade dos que amam a cidade a mudança foi feita.

Venha conhecer a cidade de Paraíba do Sul!

( acervo - Lidia Machado Pereira)









Um comentário:

Anônimo disse...

Prezada Lidia Machado.Parabens pelo blog,e as lindíssimas fotografias da cidade.Consulto se a senhora me indicaria algum livro ou biografia sobre o marquês de sao joao marcos. Estou fazendo um trabalho sobre o inicio do seculoXIX, e precisaria de mais detalhes sobre a presença do marques na corte de D. Joao VI. Muito obrigada!ana maria . sou do rio de janeiro