quarta-feira, 1 de julho de 2009

Alcachofra

Planta vivaz, provavelmente originária da região do Mediterrâneo, considerada durante muito tempo como uma hortaliça rara, é hoje abundantemente cultivada nas regiões atlânticas com invernos suaves.
A Alcachofra não é só uma planta alimentícia ,indicada para os diabéticos, mas também uma importante erva medicinal que recebeu dos médicos árabes
medievais o nome de 'al-kharsaf'.
O nome genérico 'Cynara' vem do latim canina, que se refere a semelhança dos espinhos que envolve com os dentes de um cachorro.
Para finalidades terapêuticas, as folhas devem ser comidas antes da floração. A alcachofra também é indicado para o combate nas afecções hepatobiliares e na diminuição da uréia e colesterol; alivia os males gástricos e renais; coadjuvante nos regimes de emagrecimento, empregado também na hipertenssão e hidropisia.
A alcachofra no entanto não é indicada para mulheres em períodos de amamentação . Segundo pesquisas ela diminue a secreção do leite, além da propriedade da cisnarina, um dos elementos desta planta coagular o leite materno.

Almanaque Renascim
1998 53ª Edição

Nenhum comentário: