terça-feira, 14 de julho de 2009

Casa da Moeda

A Casa da Moeda do Brasil, conhecida pela sigla de C.M.B, localizada no Rio de Janeiro é um enorme parque gráfico protegido com um forte esquema de segurança. Equipado com impressoras capazes de confeccionar, cédulas, moedas, selos, cartões telefônicos e outros documentos que necessitam de dispositivos contra falsificação.
O conceito de casa da moeda surgiu no fim da Idade Média com a invenção da máquina tipográfica e do recibo dado para o depósito de moedas de ouro e prata aos ouríves (comerciantes de metais preciosos). Com o
tempo ,os governos se responsabilizaram pela emissão desses recibos que, rapidamente, ganharam status de dinheiro e passaram a controlar as falsificações para garantir seu poder de compra.
No Brasil a (1ª) primeira Casa da Moeda foi instalada em Salvador, em 1694, de onde saía o "Real Brasileiro", também conhecido como " pataca." A
fabricação de dinheiro começa com a compra do papel, que já vem com alguns itens de segurança que as cédulas carregam.
No segundo passo, as máquinas começam a imprimir as cores, imagens, e acrescentam outros dispositivos de defesa contra falsificação. Mas para transformar o papel em dinheiro,é necessária uma outorização do presidente do Banco Central que, orientado pelo governo, calcula a quantidade de dinheiro a ser impresso.
Apesar de ser a única instituição autorizada a fabricar dinheiro no Brasil, a Casa da Moeda do Brasil , também presta serviços a empresas privadas na impressão de documentos que precisam de itens de segurança.



Imagem do Bairro do Flamengo
Rio de Janeiro - Brasil

Nenhum comentário: