sábado, 29 de agosto de 2009

Palacete Barao Ribeiro de Sa
























Edifício da última metade do século XIX, eclético de influência renascentista. Casa apalacetada de uso inicialmente residencial, com esquema assobradado, sendo o primeiro nível destinado ao serviço com porão habitável pelos serviçais e o segundo nível ocupado pelos proprietários.Situado em centro de terreno, possui um jardim circundante com lagos artificiais, pontes em concreto imitando madeira bruta, viveiros, pedras e coreto. Possui quatro fachadas; o vão central é muito valorizado pela sua escadaria monumental em alvenaria de pedra e cal, piso em granito arrematado por um corrimão de ferro. A porta principal possui moldura e soleira em granito ornamentada por estuque e por dístico com data de 1886. Coroa este corpo um frontão triangular, contendo o brasão do baronato em estuque. No pavimento superior, janelas rasgadas com pequenos balcões sacados e grades em ferro fundido.
Internamente, o espaço foi bastante alterado, mas ainda percebe-se a presença de salas, saletas, alcovas e cozinha.
De uma maneira geral , o Palacete não apresenta um modelo de estilo puro, e esta situação é muito comum em outros imóveis da época da nobreza do café. Por isso, sua grande importância está justamente no que ele tem de comum com a sua época.
A antiga residência do Barão serviu posteriormente de estabelecimento educacionais e culturais. O Palacete foi tombado pelo Instituto Estadual do Patrimônio Cultural - INEPAC - Processo nº E-03-/08.055/78 , tombamento provisório: 20/03/1978 - tombamento definitivo: 14/06/1978.



Dados Cronológicos da Utilização do Prédio

1886 - Construção do Palacete

1903 - Transferência da propriedade, por herança a José Lino Ribeiro de Sá, filho único do Barão Ribeiro de Sá.

1910 - O Palacete foi alugado ao Srº Joaquim Palhares , fundador das Águas Minerais Salutaris

1925 - Negociada para o hoteleiro Manoel Ferreira (promessa de compra e venda)

1926 - Vendida a João Xavier Ribeiro e Amador Rios ( foi cancelada a promessa de compra e venda a Manoel Ferreira)

1927 - Cedida á Prefeitura para funcionar o Colégio Nacional

1930 - Vendida para a Prefeitura de Paraíba do Sul

1932 - Reaberto para funcionar a Escola Profissional

1935 - Passa a funcionar o 'Liceu Sul Fluminense, mais tarde o Ginásio e depois Colègio

1961 - O Palacete é restituído a Prefeitura

1964 - Cedido o pavimento inferior para a ACAR-RJ e Ministério da Agricultura. Cedido o pavimento superior a Srª Lucília Guimarães Villa Lobos para instalação do Orfeão de Paraíba do Sul

1965 - Cedido a CODIN para instalação da associação de artesãos

1989 - Reinício das obras de restauração

1991 - Término da 1ª etapa de restauração.
Instalada a Casa de Cultura no pavimento inferior onde passou a funcionar: Biblioteca Pública Maria da Conceição Almada Passos, Videoteca Pública, Cursos de Artes Musicais, Curso de Artes Cênicas, Conselho Municipal de Cultura, Secretária Municipal de Educação e Cultura.

1992 - Término da 2ª etapa de restauração. Complementação da Casa de Cultura no pavimento superior onde passou a funcionar: Auditório, Museu, Sala de estudos e recreação. Sala de Administração.

1997 - Instalação da sede da Prefeitura de Paraíba do Sul

Dados Cronológicos 1886 - Ano de Construção, início e término da obra.

1925 - Sofre reformas e modificações por iniciativa e responsabilidade de Manoel Ferreira

1935 - Sofre novas modificações com a instalação do Liceu Sul Fluminense. Estabelecimento de ensino que abrigou no período de 1935 a 1961, sob a responsabilidade dos Professores: Érico de Bacelar e Souza e Manoel Gonçalves d'acenção.

1978 - Levantamento de dados, pesquisa histórica e elaboração de projeto de restauração realizada pelo DPHA - INEPAC, iniciam-se as obras de restauração pelo EMOP.

Considerações

* Na gestão do ex-prefeito Ronaldo Santos o Palacete foi totalmente restaurado. O prédio funcionou como 'Casa de Cultura' do município de Paraíba do Sul.

* Na gestão do ex-prefeito Rogério Onofre de Oliveira , o Palacete abrigou a Prefeitura Municipal de Paraiba do Sul , fato este que permanece até hoje.
Trago imagens do prédio que continua em bom estado de conservação. Linda! linda a nossa prefeitura!

Um comentário:

Anônimo disse...

O PALACETE É REALMENTE LINDO. SOU PROFESSORA NO COLEGIO MONSENHOR E GOSTARIA DE VISITÁ-LO COM MEUS ALUNOS, É POSSÍVEL?