sábado, 19 de dezembro de 2009

Opcao

Qual será a nossa 'opção'? Que mundo deixaremos para os nossos filhos e netos?









(imagens:recanto da lidia)

Em Copenhague terminou a reunião dos países ricos e em desenvolvimento. Uma lástima!
A preocupação com o mundo, e os efeitos do aquecimento global, ficaram apenas no discurso (mais uma vez).
Quando será que iremos nos conscientizar que estamos destruindo o planeta de forma irreversível? Antes , existiam dezenas de córregos nesta região onde habito(Vale do Paraíba)nós brincavamos com peixinhos que lá existiam ... hoje, pertence ao passado.
Acreditava-se que os recursos naturais seriam infinitos, as árvores sempre lá estariam, (ledo engano) as casas com quintais,cochoeiras, lagos. A depredação foi muita em apenas 50 anos.
Eis ,as imagens do rio Paraíba do Sul ,eu as trouxe para que possamos ver que ainda é possível. Temos que ajudar a natureza a se recuperar. O céu cheio de nuvens ainda reflete n'agua .
A vegetação da mata nativa ainda está presente (pelo menos por aqui), só nos falta coragem!
Coragem de não mais desperdiçar ,destruir,poluir.
Água elemento vital da sobrevivência humana ,da fauna, flora . Os animais cada vez se tornam presas mais fáceis dos meliantes . Com a destruição de seu habitat, vêem-se obrigados a procurar alimentos cada vez mais nas cidades ,e aí são presas fáceis, são enjaulados , engaiolados , transportados nas piores condições.( também para o exterior)
Em outros países - França e Inglaterra(só por exemplo) ,conseguiram despoluir os seus rios(Tâmisa e Senna), no Brasil o rio Tietê ainda é uma vergonha nacional.
A propósito , o presidente do Brasil ,Luiz Ignácio da Silva (Lula)surpreedeu o mundo ao anunciar que daria dinheiro aos paises pobres para enfrentar as mudanças climáticas. Louvável !
Quem sabe se este dinheiro não daria para despoluir o Tietê?
Fazemos dos córregos e rios verdadeiras lixeiras pluviais. Pode-se encontrar de tudo, os objetos dos mais inusitados, lá estão.
Nos meses do verão (dezembro a março) são meses de chuvas e temporais, os bueiros e bocas de lobos estão constantemente entupidos , são as causas principais das grandes enchentes urbanas. Aqui, a lixeira do povo e nas ruas.
A natureza nos devolve tudo que não foi 'digerido'.
E o que é pior, nada ficou decidido na Conferência do Clima da ONU . Esperava-se muito do Presidente dos EE.UU - Barack Obama .Pura decepção!
Ficou adiado para 2010 na cidade do México. (alguém acredita !?)

Abraços!

Nenhum comentário: