Google+ Followers

segunda-feira, 31 de maio de 2010

O Bebe que fuma


Todos nós, ficamos estarrecidas com a notícia do bebê de apenas dois anos que fuma cerca de 40 cigarros por dia.
Segundo a notícia ,Aidi Suganda Rizal fuma esta quantidade de cigarros diariamente e recebeu o 1° maço do pai,Mahammed Rizal de 30 anos ,quando tinha apenas 18 meses.
O que mais nos choca e a naturalidade dos pais da criança. A mãe Diana de 26 anos declarou que o filho é viciado e que ao ser proibido de fumar, bate com a cabeça contra a parede, grita e fica meio tonto . O pai do menino mostra-se orgulhoso do filho, diz não estar preocupado pois a criança parece ser saudável.(hoje, mas daqui há dez ou 20 anos?)
Este caso não parece ser isolado . Na Indonésia 25% das crianças com idade de 03 a 15 anos já fumaram e algumas continuam fumando.
O tabagismo é um hábito que começa cedo, sobretudo na zona rural, e principalmente nos países subdesenvolvidos.
A criança tende a imitar os adultos .Se a criança está fumando aos 02 anos ,provavelmente os pais também fumaram nessa idade ou desconhecem os malefícios causados pelo uso do tabaco.
O tabaco segundo o Intituto Nacional do Câncer é consumido por mais de 30 milhões de brasileiros e é o responsável por mais de 90% dos casos de câncer ,no pulmão, laringe,boca, língua, traqéia.

31 de Maio Dia Mundial de Luta contra o Tabaco

Nenhum comentário: