Google+ Followers

domingo, 30 de maio de 2010

FEB


Força Expedicionária Brasileira

(foto meramente ilustrativa)

Av. Koeler,255 - Centro

Cep:25685-060 - Petrópolis/RJ

Histórico:

Criado,organizado e mantido pelos veteranos da FEB membros da Seção Regional de Petrópolis.

Visitação:

De quarta é sexta,das 13:00 ás 17:00 hs.

(Excepcionalmente,quando solicitado por Escolas e Instituições, o Museu será aberto em dia e hora á combinar,para grupo de 15 á 25 participantes)

Finalidade:

Perpetuar a história da FEB e do 1° Grupo de Caça , no Teatro de Operações da Itália,na 2° Grande Guerra Mundial.

Sumário Histórico

Declaração de Guerra á Alemanha (nazista) e a Itália (facista)

No decorrer da 2ªGuerra Mundial, deflagada pela Alemanha em 1° de setembro de 1939,com posterior participação da Itália,contra as nações aliadas, o Brasil, em estado de neutralidade,sofreu a perda de vários de seus navios mercantes indefesos e com eles quase mil de seus filhos ,entre passageiros e tripulantes, pela agressão traiçoeira dos submarinos das forças nazi-facistas.
Para desagravar a nossa honra e nossa soberania ultrajadas, o Governo Brasileiro declarou guerra áqueles países em 22 de agosto de 1942.
Para combater o inimigo em terras da Europa, junto com as forças aliadas, o governo brasileiro criou,em 09 de agosto de 1943, a Força Expedicionária Brasileira,nomeando em 28 de dezembro do mesmo ano, para comandá-la, o General de Divisão João Batista Mascaranhas de Moraes, nascido em 13 de novembro de 1883, em São Gabriel,no Rio Grande do Sul.

Transporte da F.E.B

A FEB foi organizada nos moldes do governo americano. Os seus integrantes foram originários de todos os Estados do Brasil.
Na Itália a FEB incorporou-se ao IV Corpo do V Exército Americano,dando início as suas operações de combate no princípio de setembro de 1944,no setor do rio Arno, ao norte da cidade de Pisa.
Lutou contra as tropas altamente experimentadas e aguerridas e em terreno montanhoso, com ardor e patriotismo.
Suportou a inclemência do tempo, inclusive os rigores do inverno sobre os Apeninos, com temperaturas de 20° negativos. Dominando adversários,com perdas de vida e de sangue,colheu louros de glórias para o Brasil.
Nos últimos dias de sua ofensiva, cercou e aprisionou a 148° Divisão de Infantaria Alemã,comandada pelo General Otto Fretter Pico e a Divisão Itália, italiana , Comandada pelo General Mário Carloni, alcançou o Vale do rio Pó e infletindo para o noroeste da Itália, estabeleceu ligação com tropas do Exército Francês, na cidade italiana de Susa, próximo á fronteira ítalo-francesa, no dia 02 de maio de 1945, data do término da guerra na Itália.


As principais Vitórias da FEB


As principais vitórias da FEB foram assinaladas em Massarosa,Camaiore,Monte Prano, Monte Acuto, San Quirico, Gallicano, Barga,Monte Castello, La Serra, Castelnuovo, Soprassasso,Montese,Paravento,Zocca, Marano, Su panaro, Collecchio e Fornovo.

Com a rendição incondicional de todas as tropas inimigas na Itália, em 02 de maio ,a FEB em diversas cidades ao norte daquele país, com a missão de neutralizar algumas resistências isoladas, de manter a ordem e de assegurar o funcionamento dos serviços públicos locais.
Em Junho, deslocou-se para um acampamento em Francolise, próximo de Nápoles; onde
permaneceu aguardando o seu regresso ao Brasil, o que foi efetuado entre 06 de julho e 19 de setembro de i945, em 05 Escalões de Embarque.

(Associação dos Militares da Reserva de Petrópolis)

Intrega e Congrega Militares da Reserva,Pensionistas e seus Dependentes. Presta ajuda mútua nas Áreas de Assistência Social, Cultural, e Jurídica.

Rua Paulo Barbosa,147 sala 09 e 10

Centro - Petrópolis/RJ
Telefone e Fax (24) 2243-3853



Nenhum comentário: