sexta-feira, 12 de novembro de 2010

Bairro Liberdade



Esta foi a redação de Patrick Ailan Florêncio Evaristo, aluno de Vanessa da Silva Sant'Anna Martins, da Escola Municipal Arcanjo Antonino Lopes, em Paraíba do Sul. Tal redação foi enviada à Olimpíada de Língua Portuguesa, 2010.

Liberdade

Sob o olhar do passado

Faz 58 anos que a moradora Margarida Júlia de Jesus Florêncio reside, nesse bairro.
Ela conta que a comunidade era muito carente, e sofria muitos preconceitos. Não havia iluminação pública, nem asfalto, nem escolas, nem creches e nem postos de saúde.
Surgiram algumas histórias de assombração, por causa da falta de iluminação. Associavam escuridão com assombração.
Há alguns anos atrás, um trem com passageiros e cargas, que vinha de Minas Gerais para o Rio de Janeiro, descarilou, justamente nesse bairro, fazendo muitas vítimas fatais. Uma cruz foi erguida para que as famílias das vítimas pudessem ver o local do acidente. Nesse local, uma missa foi celebrada em memória dessas almas. Por isso, colocaram o nome do bairro de Cruz das Almas.
Um político corajoso e sensível do sofrimento dos moradores trouxe também um novo nome para o local "Liberdade". Foi assim que Cruz das Almas passou a ser chamado, oficialmente, de Liberdade.
Segundo Dona Margarida, a decisão de morar aqui foi pelo fato de sua mãe também já fazer parte dessa comunidade.
Ela disse que vivenciou várias mudanças nesta lugar! A tranquilidade que existia no passado, não há mais. Porém, ela admite que não troca esse bairro por nenhum outro.


Obs.A referência que o aluno Patrick faz , na redação, é do ex-prefeito Rogério Onofre de Oliveira.
Foi durante o seu governo que o nome do Bairro Cruz das Almas foi trocado para Bairro Liberdade.

(digitação:Gabi)

Nenhum comentário: