terça-feira, 18 de janeiro de 2011

A origem da Roma


A origem e os benefícios da romã se perdem no tempo. Como o mundo foi dividido certa vez na cidade de Tordesilhas - Espanha (metade de Portugual e a outra metade da Espanha) os dois países eram católicos entre outras coisas herdamos a religião.
E a Bíblia era o livro que os nossos ancestrais liam e meditavam. E vem daí as passagens do Velho testamento que falam de uma fruta muito admirada e gostosa, para os hebreus. A fruta, chama-se Romã.

A origem da fruta é do Oriente médio , os hebreus a inseriram nos Livros Sagrados. Da Palestina, com a disperção do povo judaico pelo mundo através da diáspora, se estendeu aos continentes.
O velho testemento dedica-lhe várias páginas.

Em Exodo C.28,vv34 e 35

1)Farás o manto de efod inteiramente de púrpura violeta(...) .Em volta de todo orla inferior, porás romãs de purpúra, violeta e escarlate.

2)Exodo 34
Uma campanhia de ouro ,uma romã, outra companhia de ouro,outra romã , em todo o contorno da orla inferior do manto.

3) Números
12:23
Chegaram ao Vale de Escol, onde cortaram um ramo de videira com um cacho de uvas, que dois homens,levaram numa vara, tomaram também consigo romãs e figos. Chamou-se a esse lugar de Vale de Escol.

3)Números
20.5
O povo clama contra Moisés:
Por que nos fizestes sair do Egito, e nos trouxestes a este péssimo lugar, em que não se pode semear, e onde não há figueiras, nem vinha, nem romanzeiras e tampouco há água para beber?".

4)Reis 7.18.20
Dispôs em círculos ao redor de cada uma das malhas ,duas filheiras de romãs, ornar cada um dos capitéis que sobremontam as colunas no pórtico. Tinham as formas de lírios(...) os
capíteis colocados sobre as duas colunas elevavam-se acima da parte mais grossa da coluna,além da rede; em volta dois capíteis, havia duzentas remãs dispostas em círculos.

5)Samuel 14.2
Um dia Jônatas filho de Saul,disse ao seu escudeiro:"Vem passemos até o acampamento dos filisteus que está do outro lado". Mas nada disse ao seu pai.
Saul estava acampado na extremidade de Gaaba, debaixo da romanzeira de Magram.

6)Reis 7
Da coluna, além da rede em volta dos 2 capitéis havia 200 romãs dispostas em círculos.

7)Reis 52,22,23
Encimava-as um capitel de bronze de cinco côvados: uma grade de romãs, também em bronze, cercavam o alto do capitel . Era semelhante a esta a segunda coluna , com romãs em torno, em número de noventa e seis, e o total das romãs em volta da grade era de cem.

Mas agora no terceiro milênio parece que o "Romã" ganhou mais destaque que em todos os séculos.
Cientistas através de estudos recentes realizados pela Universidade da Califórnia, nos E.U.A , encontraram no suco da fruta elementos que podem reduzir a incidência das metástase (são novos focos de tumor) nos ossos de pacientes com câncer de próstatas.
Aplicando o suco da fruta em células cancerosas cultivadas em laboratórios,os cientistas observaram que o líquido conseguiu exterminar muitas dessas células, alem de diminuir as suas migrações para as células sadias.
Agora o desafio é identificar os componentes que atuaram como inibidores da doença . Os cientistas concordam que só identificando poderão modificar os componentes para melhorar suas funções a fazer com que sejam mais eficazes na prevenção das metástases. Segundo os pesquisadores o fato dos genes e proteinas envolvidos nos movimentos das células do câncer da próstata serem essencialmente os mesmos envolvidos nos movimentos de células em outros tipos da doença, é um indicativo que a substância poderá ter um papel decisivo , em outros tipos de câncer.

Curiosidade acerca da Romã

Na Grécia Antiga ,os noivos eram regados com frutos secos de romã. Durante a cerimônia de casamento , se uma fruta quebrasse e as sementes se libertassem, seria considerado um prenúncio de boa sorte, prosperidade e felicidades para o casal .
O fruto da romã chegou ao Egito há 3 mil anos A.C.

Nenhum comentário: