domingo, 13 de fevereiro de 2011

Igreja Nossa Senhora do Rosario




Devoções em honra de Nossa Senhora

O Santo Rosário

- A todos os fiéis que recitarem o Rosário ou um terço, são concedidas muitas indulgências, notadamente uma indulgência plenária aplicável ás almas do purgatório, todas as vezes que se rezar o terço diante do Santíssimo Sacramento ou exposto ou no Sacrário.

- Deus in adjutorium meum intende.
- Domine ,ad adjuvandum me festina.
-Gloria Patri et Filio et Spiritui Sancto.
-Sicut erat in principio et Spiritui Sancto.
-Sicut erat in principio et nunc et semper et in saecula saeculorum.

Amém

No ano da graça de Nosso Senhor Jesus Cristo - 1850 , foi criada a comunidade de Nossa Senhora do Rosário de Paraíba do Sul, por iniciariva do negro alforriado Manoel José Correa da Silva, então oficial de justiça da Comarca de Paraíba do Sul, que junto a outros adptos angariaram fundos para a construção da Igreja.
Em 1860 a obra foi concluída.
Sua estrutura é de madeira de pau-a-pique, com características coloniais e de arquitetura simples.
Mais tarde abrigou a Irmandade de São Benedito, fundada por Joaquim Ramos Pacheco Lima, "O anjo da Meia Noite", hoteleiro de grande prestigio nesta cidade, congregou grande número de devotos, que muito contribuíram para a manutenção e festejos relacionados aos santos padroeiros.
Na área externa do pátio sagrado, havia danças de caxambu e jongo, pau a pique, roletas e jogos de búzios.
Sob a orientação do Cônego Sales, as Irmandades prosperaram e em 1881 foi construída a sua torre para abrigar 4 sinos de bronze e um relógio inglês que durante muitos anos serve a população.














A Igreja de Nossa Senhora do Rosário, esta urgentemente precisando de reformas ,poderia ser uma parceria da comunidade com o clero e a Prefeitura Municipal.
Não vamos permitir que aconteça aqui em Paraíba o que acontece com as cidades vizinhas,onde já não tem prédio e obras da época colonial, onde não ligam para o passado daqueles que certamente se sacrificaram para tornar um sonho realidade.
Depois que começar a desmoronar será impossível, a reconstrução. Maõs a obra comunidade.

Nenhum comentário: