a margem do rio Paraiba do Sul
rio Paraiba do Sul
Ponte da Paraiba do Sul, a primeira ponte a cobrar pedágio no Brasil :Em 1854 a obra da construção da Ponte foi entregue ao industrial Irineu Evangelhista de Souza, o "Barão de Mauá."
Utilizando um sistema original de amortecimento, criado pelo engenheiro inglês Thomas Butler Dogson, construído de cinco pilares de alvenaria sobre o leito rochoso e um elaborado sistema de vigamento metálico treliçado.
A ferragem possui um elevado valor histórico, todas as peças foram fundidas na Fundição da Ponta da Areia empresa esta do IndustruialIrineu Evangelhista.
O suporte dos pranchões de madeira compunha o piso e a treliçado de ferro, foram progetados especialmente com peças de 2,64 metros de comprimento , peso este compatível para serem transportadas por tropas de muares, cujo trajeto era feito atrav´s da Serra do Mar até Paraíba do Sul.
Graças ao braço escravo a Ponte foi inaugurada em 13 de dezembro de 1857.
Entre 1857 á 1859 era cobrado a mando da Corte um pedágio aos seus usuários. Em 1921 os antigos pranchões de madeira do piso da ponte foram substituídos por pavimentação de cimento, sendo responsável o engenheiro Dr.Margarino Torres.
A Ponte da Paraiba foi tombada pelo Instituto Estadual do Patrimônio Cultural (INEPAC)
Diz-se que foi a 1ª Ponte a cobrar pedágio do Brasil.
Nenhum comentário:
Postar um comentário