domingo, 17 de julho de 2011

01 de Julho de 2011



No dia primeiro de Julho de 2011, ocorreu a festa Junina da Escola Municipal Joaquim Tibúrcio Junqueira, localizada no Bairro - Pilões - Três Rios/RJ.
A comunidade compareceu ,com os filhos,sobrinhos, netos , abrilhantando a festa. Nas cidades do interior ainda gostamos muito deste tipo de festa. Começa com Santo Antônio ,comemorado no dia 13 de Junho, depois vem a de São João ,24 de Junho , e por último São Pedro comemorado no dia 29 de Junho.
Nas Igrejas onde estes santos são cultuados tem missas,novenas,dezenas e trezenas em homenagem aos padroeiros.
Tem barraquinhas,com comidas típicas, que a criançada adora. Tem vários tipos de cocadas ,maça do amor,milho verde,pastel,e uma infinidade de doces. A quadrilha continua em alta.
Antigamente ,quando existia a monarquia no Brasil , os nobres dançavam as danças importadas da Europa. O povo tentando imitar a corte dançava a quadrilha. A roupa das moças era de um tecido chamado chita ou chitão  ,  os rapazes usavam a calça remendada, uma camisa xadrez e um lenço amarrrado no pescoço - imitando o matuto(roceiro). Atualmente acharam que era pejorativo mostrar o matuto com os trajes rotos . Hoje não se usa mais colocar o remendo nas roupas (mas a dança ainda resiste).
No Blog que eu fiz para a Escola Joaquim T. Junqueira tem mais fotos!Confira



























01 de Julho de 2011

Nenhum comentário: