Google+ Followers

sábado, 10 de março de 2012

Nossa Senhora do Pilar



A inauguração da Igreja ocorreu no ano de 1732, desde 16 anos antes já havia "uma capela com quatro celas e os escritórios para tal fundação e moravam nelas alguns religiosos Recoletos"
A história da Igreja de Nossa Senhora do Pilar de Buenos Aires, começa quando pelo Real Cédula de 1715, Felipe V concede ao capitão Bustinza a autorização para fundar uma Igreja e convento de frades franciscanos recoletos.
Morto Bustinza, Juan Narbona, no ano de 1716 financia e começa a sua construção. Inaugurada em 12 de outubro de 1732, sob as bençãos de Nossa Senhora do Pilar e como segundo patrono São Pedro de Alcântara.
Em 30 de maio de 1734 é consagrada pelo bispo franciscano de Assunsção do Paraguai, Monsenhor José Palos.
No ano da graça de Nosso Senhor Jesus Cristo em 1822 por causa da reforma eclesiástica, são desalojados os frades recoletos, permanecendo intactos o templo durante 08 anos.
No dia 18 de novembro de 1829 se cria a Paróquia do Pilar, com sede no antigo templo conventual dos recoletos.
Em 1936 é elevada á Basílica pelo Santo Papa Pio XI.
No dia 02 de maio de 1942 é declarada Monumento Histórico Nacional, todo o conjunto arquitetônico que compõe a Igreja.

Nossa Senhora do Pilar

Se diz que o dia 12 de outubro de 1492, precisamente o dia que Cristovão Colombo chegou ao continente américano, tido pelos espanhóis como o maior acontecimento do século, os monges de Saragoça fizeram tocar os sinos, cantaram canções de adoraçãoa Virgem.
Se tomou este feito como providencial , e o dia da Virgem do Pilar '12 de outubro', passou a ser considerada como a data especialmente vinculada ao descobrimento e a hispanidade.

Eu visitei este lugar,em 01 de novembro de 2011 . Conheça você também!!!

Nenhum comentário: