sábado, 3 de novembro de 2007

Propriedades da semente da linhaça

Cientistas canadenses e norte-americanos têm enfocado um rol de propriedades medicinais da semente da linhaça moída que auxiliam na prevenção e cura de numerosas doenças degenerativas:

O câncer de mama, de próstata, de cólon, de pulmão, pois a semente contém 27 componentes anticancerígenos, entre eles a LIGNINA, evitando assim a formação de tumores;

- a diabete, porque o seu consumo regular favorece o controle dos níveis de açúcar no sangue;

- previnem os divertículos nas paredes do intestino, a prisão de ventre e a acidez estomacal, porque lubrifica e regenera a flora intestinal, eliminando toxinas e gases gástricos. É um laxante por excelência, pois contém mais fibras dietéticas solúveis e insolúveis que a maioria dos grãos;

- diminui as condições inflamatórias de doenças, tais como a artrite, colite, amidalite, gastrite e hepatite;

- combate o LUPUS, a anemia e alivia alergias, tendo em vista que a semente contém os azeites essenciais Omega 3, 6 e 9, além de um grande conteúdo de nutrientes necessários para que o organismo fique sadio e resistente; e

- a diminuição da tensão nervosa, ideal para as pessoas que trabalham sob estresse, contribuindo no tratamento da pressão nervosa, proporcionando uma sensação de calma. A linhaça também energiza o cérebro, porque contém nutrientes que estimulam neurotransmissores, melhorando as funções mentais dos idosos.

- Auxilia no tratamento do sistema cardiovascular, pois combate a arteriosclerose, eliminando o colesterol aderido nas artérias, a esclerose múltipla, a trombose coronária, a alta pressão arterial, a arritmia cardíaca, e incrementa as plaquetas na prevenção da formação de coágulos sanguíneos.
Observa-se, assim, que a linhaça moída regula o colesterol ruim, diminuindo o risco de padecer de doenças cardiovasculares.

- O consumo regular de linhaça moída, ajuda a função renal, atuando contra a retenção de água (EDEMA) que provoca a inflamação dos tornozelos, algumas formas de obesidade, a síndrome pré-menstrual, todas as etapas do câncer e as doenças cardiovasculares.

- Ao consumir regularmente as sementes moídas de linhaça você notará como sua pele ficará mais suave. É útil para a pele seca e pele sensível aos raios do sol. Ajuda no tratamento de problemas de pele, tais como: psoriase e eczema. Recomenda-se, também, como máscara facial para limpeza profunda da pele e auxilia na eliminação do pano branco, manchas, acne, espinhas, etc. Também é útil no tratamento da caspa e perda de cabelo.
Use-a, ainda, como geléia para fixar e NUTRIR teu cabelo.
Não utilize vaselinas, pois pode danificar o coro cabeludo e o cabelo.

- proporciona incremento progressivo na vitalidade e na energia, pois a linhaça aumenta o coeficiente metabólico e a eficácia na produção de energia celular, ajudando os músculos a se recuperarem da fadiga do exercício.

- A linhaça pode ser consumida da seguinte forma:

* duas colheres de sopa por dia, batidas no liquidificador, se mistura em um copo de suco de fruta, ou sobre a fruta, ou com aveia, ou iorgute no café da manhã ou almoço.

*Pessoas de todas as idades podem consumir, inclusive mulheres grávidas.

* Se você deseja perder peso, tome uma colher a mais à tarde.

É IMPORTANTE LEMBRAR QUE VOCÊ DEVE SEMPRE ACOMPANHAR AS ORIENTAÇÕES DE SEU MÉDICO.

Nenhum comentário: