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segunda-feira, 26 de novembro de 2007

Pneus Reciclados

Avenida Alberto da Silva Lavinas - Tres Rios

(foto meramente ilustrativa)

O surgimento dos pneus de borracha fez com que fossem substituídas as rodas de madeira e ferro, usadas
em carroças e carruagens desde os primórdios da História.
Esse grande avanço foi possível quando o
norte-americano Charles Goodyear inventou o pneu ao
descobrir, o processo de vulcanização da borracha quando
deixou o produto, misturado com enxofre, cair no fogão.
Mal sabia ele que sua invenção revolucionaria o mundo.
Entre as suas potencialidades industriais, além de ser mais
resistente e durável, a borracha absorve melhor o
impacto das rodas com o solo, o que tornou o transporte muito
mais prático e confortável.
Porém , juntamente com a revolução no setor dos transportes, a utilização dos pneus de borracha trouxe consigo a problemática do impacto ambiental, uma vez que a maior parte dos pneus descartados está abandonado em locais inadequados, causando grandes transtornos para a saúde e a qualidade de vida.
Segundo organizações internacionais, a produção de pneus novos está estimada em cerca de 2 milhões por dia em todo o mundo.
Já o descarte de pneus velhos chega a atingir, anualmente, a marca de quase 800 milhões de unidades. Só no Brasil são produzidos cerca de 40 milhões de pneus por ano e quase metade dessa produção é descartada nesse período.

Impacto Ambiental

Uma forma encontrada para amenizar esse impacto foi a utilização das metodologias de reciclagem e reaproveitamento. Entre elas, a "recauchutagem" que tem sido um mecanismo bastante utilizado para conter o descarte de pneus usados.
Esta técnica permite que o recauchutador, seguindo as recomendações das normas para atividade, adicione novas camadas de borracha nos pneus velhos, aumentando, desta forma, a vida útil do pneu em até 90% e proporcionando uma economia de cerca de 80% de energia e matéria-prima em relação à produção de pneus novos.

"O objetivo principal da recauchutagem, sem dúvida, é proteger o meio ambiente. Portanto, necessita-se de mais incentivos, tanto por parte do governo, através de legislações competentes e linhas de créditos específicas, quanto por parte da sociedade em geral, que ainda não está conscientizada sobre a importância deste trabalho que desenvolvemos", esse ramo brasileiro é o segundo maior no mundo e só perde para os Estados Unidos.
No entanto, falta ainda um maior esclarecimento por parte do setor para que o mercado reaproveite esse material,a exemplo do que já acontece com a reciclagem de papel e de alumínio" "Compra-se resíduos de borracha provenientes dos pneus e sucata de câmara de ar de pneus usados e envia-se para uma empresa com a qual temos parceria, na Holanda, que transforma e revende para fábricas de artefatos de borracha, para empresas que aplicam asfalto e para fábricas de pneus que os utilizarão como parte no composto de novos pneus.", explica Jacinto Padilla, ( sócio-diretor da Ecija e representante brasileiro da ITRA - Associação Americana dos Recauchutadores e Recicladores de Borracha.)

Segundo Padilla, existem dois tipos de pneus: os radiais e os diagonais. O pneu radial tem uma estrutura interna de aço, o que dificulta um pouco mais o processo de reciclagem, assim como exige máquinas mais sofisticadas para fazer a separação do aço, incorrendo num custo mais alto para a trituração. Já o pneu do tipo diagonal, que tem uma estrutura interna à base de tecidos, é bem mais fácil de reciclar. Porém, a tendência é que tenhamos um crescimento na utilização de pneus do tipo radial, cujos investimentos para reciclagem são maiores.O material proveniente da reciclagem dos pneus existe em abundância, assim com há também um grande mercado consumidor para esses produtos. No entanto, é um processo pouco conhecido e divulgado. Essa é uma das razões que o leva a exportar sua produção.
Em termos internacionais, a reciclagem do pneu tem um potencial impressionante. É uma questão levada muito a sério pelos empresários estrangeiros. E o nosso produto desperta interesse porque, além de possuir uma caracetrística técnica específica, a tecnologia utilizada para a reciclagem é bastante moderna.
Para viabilizar o aumento dessa atividade seria interessante que houvesse incentivo econômico e uma legislação que estimulasse a aplicação desses resíduos reciclados nos compostos de outros produtos, exigindo, inclusive, que os fabricantes utilizassem uma porcentagem de borracha reciclada em seus produtos.
As entidades que congregam as empresas de recauchutagem e reciclagem de pneus no Brasil têm empreendido várias ações para promover a importância desta atividade.

Como é o processo de reciclagem de pneus

O processo de recuperação e regeneração dos pneus exige a separação da borracha vulcanizada de outros componentes (como metais e tecidos, por exemplo). Os pneus são cortados em lascas e purificados por um sistema de peneiras. As lascas são moídas e depois submetidas à digestão em vapor d'água e produtos químicos, como álcalis e óleos minerais, para desvulcanizá-las.
O produto obtido pode ser então refinado em moinhos até a obtenção de uma manta uniforme ou extrudado para a obtenção de grânulos de borracha. Este material tem várias utilidades: cobrir áreas de lazer e quadras esportivas, fabricar tapetes para automóveis; passadeiras; saltos e solados de sapatos; colas e adesivos; câmaras de ar; rodos domésticos; tiras para indústrias de estofados; buchas para eixos de caminhões e ônibus, entre outros produtos.

Eis alguns endereços eletrônicos relacionados ao post.

http://www.reciclagemlixo.com/

http://www.reciclagemlixo.com/pneus/reciclar-pneu-velho.html

É um site bem interessante, sobre o que fazer com os pneus velhos.

http://www.setorreciclagem.com.br

www.ambientebrasil.com.br /

www.reciclagem.pccLink.usp.br




Um comentário:

acr-abatia disse...

nos somos da ACR Associação dos catadores de reciclagem da cidade de ABATIA-PR,ficamos muito interessados sobre pneu reciclado pois temos muitos pneus aqui no barracão e nao sabemos o que fazer com eles,gostariamos de saber se tem alguma empresa que compra esses pneus,se souberem nos passe o endereço ou telefone
gratos pela atenção
ACR.....