segunda-feira, 21 de julho de 2008

A Saga

Helen Keller, nasceu no Alabama em 27 de junho de 1880, vítima de escarlatina com apenas um ano de idade, que a deixou cega e surda.
Helen Keller vivia num universo escuro e sem som, mas em 1887, sua vida mudou radicalmente , foi quando recebeu os cuidados ,o carinho, o respeito, o amor e a dedicação de uma professora chamada: Anne Sullivan.
Sullivan, aceitou o desafio de educa-lá ,durante um mês foi ensinado a menina soletrar palavras com os dedos de uma mão, enquanto tocava um objeto com a outra.
Helle Keller aprendeu e certa tarde, a professora mergulhou a mão da aluna num balde d'agua e soletrou a palavra "água", repetiu várias vezes a operação e o milagre aconteceu: Helen Keller entendeu que "água" era o nome do líquido que sentia pelo tato. Ao final do dia , já havia aprendido mais de 30 palavras.
Em pouco tempo dominou o 'alfabeto Braile', demostrando incrível facilidade em ler e ecrever.
Aos dez anos de idade aprendeu a falar, e propôs-se a realizar uma meta: a de cursar uma Faculdade. Em 1904, formou-se com louvor, sendo a primeira cega e surda a completar um curso universitário.
A partir daí dedicou-se á defesa dos direitos das minorias. Mulheres, pobres e deficientes.

Nasceu, para a eternidade em 1968.

Nenhum comentário: