sábado, 26 de janeiro de 2008

Hieroglifos

Os hieroglífos chamam atenção pela beleza de seus traços e pela riqueza de detalhes juntamente com os ideogramas chineses, eles atraem o olhar de muita gente que não faz a menor idéia de seu significado,mas que propaga seu uso em objetos de decoração e adornos.

Com sintaxe complexa, os hieroglífos surgiram entre 3500 e 3000 a.C. e eram usados em escrituras oficiais e religiosas.Os hieroglífos tem três tipos de representação. "Eles podiam aparecer como signos fonéticos indicando um, dois, ou três sons equivalentes a consoantes ou semi-consoantes , já que as vogais não eram representadas; como complementos fonéticos da leitura ou ainda como signos puramente ideográficos".
As frases podiam ser escritas em colunas ou linhas e a direção da leitura era indicada pelos signos que representavam os seres animados (insetos e aves por exemplo), que sempre olham para o início da frase.

Em geral, o egiptólogo tem de separar as palavras e frases entre si pela lógica ortográfica e gramatical do período em que o texto se gerou.

Os egípcios procuravam mostrar os signos de maneira estética, em função disso dispunham-nos ás vezes em cima um do outro ou até mesmo superpondo-os".

Um comentário:

Anônimo disse...

Muito Obrigado! Isto vai dar muito jeito num trabalho de História!