terça-feira, 25 de março de 2008

Lingua portuguesa

Séculos antes de Cristo,na região do Lácio,atual território italiano,viviam os latinos, povo simples formado em sua maioria por aglicultores.
Tornaram-se uma das civilizaçãoes mais avançadas que o Mundo já viu: O Império Romano.
A língua falada era o latim , sendo que havia um 'latim' culto,da política e dos textos; e o vulgar... falado pela população,em sua maioria analfabeta.
Foi a segunda variante ( a popular) que ganhou o Velho Mundo, levada por soldados
e comerciantes.
A partir deste 'latim' (o vulgar) surgiram línguas como o espanhol, o francês, e o italiano. O português é a mais recente delas; "a última flor do Lácio" nas
palavras de um grande poeta.
O império Romano, que dominou toda a Europa, chagou ao fim no século V. Nesse período, A Península Ibérica sofreu invasões germânicas e, a partir do século 8,a dos árabes,sendo estes permaneceram lá por cerca de 500 anos.
O reino de Portugual expulsou os árabes definitivamente no século 13. Ali, falava-se o galego português ,já estava inserido na língua algumas palavras das culturas germânicas ( coifa, ganso, rico) e árabe (azeite, alfaiate,,algarismo).
No século 15, A nação portuguesa deu início a era das grandes navegações. No apogeu da história lusitana, palavras portuguesas se espalaharam pelo mundo, e a língua sofreu mais influência dos idiomas das regiões conquistadas.
A língua portuguesa aportou aqui em 1500,(data do descobrimento do Brasil) com a esquadra de Pedro Álvares Cabral, desde então, nunca mais foi a mesma,cada vez ficou mais brasileira.

No século 16 (XVI) o comércio de açucar era um dos mais lucrativos, sendo o Brasil uma colônia portuesa, os portugueses passaram a cultivar cana-de-açucar em nossas terras. Como os índios resistiam a escravização ,os colonizadores trouxeram negros da África.
A grande maioria falavam a línguas bantas.
Nos séculos 17 e 18(XVII e XVIII ) com a descoberta das jazidas de ouro e diamantes,foram trazidos escravos minas-jejes .

Na última leva de escravos africanos,no século 19 (XIX) ,chegaram ao Brasil povos de origem iorubá, também conhecidos como nagôs , para trabalhos domèsticos e urbanos na cidade de Salvador e arredores.



O final da história:

Sons de todos os cantos da África incorporados em nossa língua.
(isto foi muito bom)
Em 1758 o Marquês de Pombal instituíu o português como idioma oficial o proibiu o uso de outras línguas gerais.
As disputas com a Espanha pelo território no sul do Brasil no século 18 (XVIII) também foram importantes para a difusão da língua portuguesa na colônia.
A ameaça espanhola trouxe uma grande leva de colonos lusitanos que se estabeleceram em locais como a Ilha de Santa Catarina, e em Porto Alegre .
(fundada em 1772.)

Nenhum comentário: