terça-feira, 1 de abril de 2008

Medeia - Mitologia grega

Medéia foi uma mulher que por conta de sua cega paixão, cometeu vários crimes.
Jáson era filho de um rei o qual foi deposto por um golpe, pediu a Pélias , seu tio que devolvesse o trono,mas este, querendo livrar-se do sobrinho, enviou-o como chefe de uma expedição, nela Jáson foi ajudado por Médeia que por ele se apaixonou. Ao retornar ao lar, descobriu que seu pai fora assassinado.
Através dos feitiços e magias de Médeia, vingou-se do tio, vindo a ser perseguido por Acasto, filho de Pélias, que assumira o trono.
Médeia e Jáson fogem para Corinto onde Jáson conhece e se apaixona por Creusa, filha de Creon, rei da cidade.
Quando estava prestes a contrair suas núpcias com Creusa ,Jáson abandona Médeia que jura vingança.
Médeia, invoca os deuses ajuda para vingar-se de Jáson.
Cega de paixão, cometeu crimes dentro do próprio lar ,matando seu pai e também seu irmão. Pelo ódio, com a única intenção de atingir Jáson, pediu ajuda à "multidão de sombras", "deuses do mortos", para consumar sua vingança.
Médeia é informada sobre a morte de Creon e sua filha Creusa "reduzidos a cinza".
Não satisfeita,sempre intencionando atingir Jáson,Médeia mata um de seus dois filhos, como tomada por uma estranha loucura que impedia de vê-los como seus.
Ao matar o filho, foge levando consigo a ama, a criança viva e o corpo do que jazia. Jáson procura capturar a autora dos crimes ,sendo avistado por ela,(Médeia) não se dando por realizada , procura ainda humilha-lo . Este, (Jáson) assume os crimes de Médeia na tentativa de salvar a vida de seu outro filho , mas Médeia pretendendo fazê-lo sentir muita dor ,matou a outra criança diante de seus olhos.
O fim se dá quando Médeia sobe em um carro que desceu do céu, puxado por duas serpentes. Ela joga os corpos de seus dois filhos aos pés de Jáson e desaparece além das nuvens.

Nenhum comentário: