quinta-feira, 17 de abril de 2008

Memorias postumas de Bras Cubas

(imagem:recantodalidia)

"Algum tempo hesitei se devia abrir estas memórias pelo princípio ou pelo fim, isto é: se poria em primeiro em primeiro lugar o meu nascimento ou a minha morte.
Suposto o uso vulgar seja começar pelo nascimento, duas considerações me levaram a adotar diferente método: a primeira é que eu não sou propriamente um autor defunto, mas um defunto autor , para quem a campa foi outro berço; a segunda é que o escritor ficaria assim galante e mais novo. Moisés que também contou a sua morte, não a pôs no intróito, mas no cabo: diferença radical entre este livro e o Pentateuco.
Dito isto, expirei às duas horas da tarde de uma sexta-feira do mês de agosto de 1869,na minha bela chácara de Catumbi. Tinha uns 64 anos , rijos e prósperos, era solteiro, possuía cerca de trezentos contos de réis e fui acompanhado ao cemitério por 11 amigos .
Onze amigos! Verdade é que não houve cartas nem anúncios. Acresce que chovia, peneirava uma chuvinha miúda , triste e constante, tão constante e triste que levou um daqueles fiéis da última hora à intercalar esta engenhosa idéia no discursso que preferiu à beira beira da minha cova: - "Vós, que o conhecestes, meus senhores, vós podéis dizer comigo que a natureza parece estar chorando a perda irreparável de um dos mais belos caracteres que tem honrado a humanidade. Este ar sombrio , estas gotas do céu, aquelas nuvens escuras , que cobrem o azul como um crepe funéreo, tudo isso é a dor crua e má que rói a Natureza as mais íntimas entranhas; tudo isso é um sublime louvor ao nosso ilustre finado.
Bom e fiel amigo! Não, não me arrependo das vinte apólices que lhe deixei. E foi assim que cheguei à clausura dos meus dias; foi assim que me encaminhei para o undiscovered counntry de Hamlet, sem as ânsias, nem as dúvidas do moço príncipe, mas pausado e trôpego, como quem se retira tarde do espetáculo. Tarde aborrecido."

autor:

Machado de Assis

(trecho do livro - Memórias póstumas de Brás Cubas)

Nenhum comentário: